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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2016.tde-14042016-144045
Documento
Autor
Nome completo
Rômulo Saraiva Xerez
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2002
Orientador
Banca examinadora
Widmer, João Alexandre (Presidente)
Lima Neto, Oswaldo Cavalcanti da Costa
Setti, José Reynaldo Anselmo
Título em português
Método comparativo de desempenho para interseções em nível de rodovias de pista simples
Palavras-chave em português
Atraso
Capacidade
Conflitos
Custo
Interseções
Resumo em português
Esta pesquisa propõe um método que compara o desempenho de interseções através de quatro medidas: número de conflitos de tráfego, capacidade integral de processamento, atraso e espera média e custo de construção. O método foi aplicado a um grupo de seis interseções, três configurações alternativas e três variações do conceito trevo vazado, conceito básico adotado na grande maioria das interseções em nível de rodovias rurais brasileiras. Em paralelo, desenvolveu-se um método de conflitos baseado no conceito de conflito equivalente. O programa INTEGRATION foi utilizado no cálculo da capacidade integral de processamento e atraso e espera média. É apresentada uma planilha simplificada de custo de construção para obtenção dos orçamentos das interseções. Uma comparação de desempenhos é realizada para uma condição particular de capacidade de tráfego. Como o método permite a parametrização, ele pode também ser utilizado para avaliar outras condições operacionais. Conclui-se que, para as condições operacionais avaliadas, as configurações do tipo trevo vazado tem desempenho inferior a duas alternativas investigadas na pesquisa, a rotatória e a rotatória alongada com entrelaçamento.
Título em inglês
Comparative method of road intersection performance
Palavras-chave em inglês
Capacity
Cost
Delay
Intersection
Traffic conflict
Resumo em inglês
This research proposes a method to compare road intersection performances through four measures: number of traffic conflicts, processing integral capacity, average delay and waiting time and construction cost. The method was applied to a group of six intersections, three alternative configurations of intersections and three variations of the "trevo vazado" concept, which is usual basic concept for projects of Brazilian road intersection. At the same time, a traffic conflict method, based on equivalent conflict concept, was developed. The INTEGRATION software was used to calculate the processing integral capacity and the average delays and waiting times. A simple construction cost table for estimating the construction cost of the intersections is presented. A performance comparison of the various intersection configurations is also presented for a particular level of processing capacity. As the method permits parametrization, it can be used to evaluate other operational conditions. It is concluded that, for the evaluated operational conditions, the configurations of the "trevo vazado" have an inferior performance than the roundabout and the along roundabout.
 
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Data de Publicação
2016-04-14
 
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