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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.1995.tde-14012005-161818
Documento
Autor
Nombre completo
Sandra Oda
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 1995
Director
Tribunal
Soria, Manoel Henrique Alba (Presidente)
Fernandes Junior, Jose Leomar
Vilar, Orencio Monje
Título en portugués
Caracterização de uma rede municipal de estradas não-pavimentadas
Palabras clave en portugués
defeitos
estradas não-pavimentadas
manutenção e reabilitação
sistema de gerência de vias
Resumen en portugués
Este trabalho trata de um método para caracterização de estradas não-pavimentadas com vistas à implantação de um sistema de gerência. O trabalho foi desenvolvido com base em informações fornecidas pelo Departamento de Obras e Viação (DOV), pela Divisão de Estradas Municipais (DEM) e pela Assessoria de Planejamento (ASPLA) da Prefeitura Municipal de São Carlos (PMSC). Procurou-se caracterizar as estradas não-pavimentadas com auxílio de mapas geológicos, topográficos e pedológicos e através de um levantamento de campo, onde foi utilizado um método de avaliação das condições da superfície de rolamento. A partir do levantamento de campo foram identificados os tipos de defeitos mais freqüentes em função de características como o solo, o relevo, o clima, o tráfego e a influência da manutenção. Foi avaliado o desempenho do método e pode-se verificar que o método necessita de adaptações para poder ser aplicado com mais eficiência.
Título en inglés
Characterization of unpaved roads in São Carlos-SP
Palabras clave en inglés
distresses
maintenance
management
unpaved road
Resumen en inglés
This work deals with a method for characterization of unpaved roads aiming the implementation of a management system. It was developed based on information obtained from the Department of Works and Transportation, from the Department of Municipal Roads and from the Planning Committee of the City of São Carlos, SP. The characterization of unpaved roads was based on geological, topographic and soil maps and also on condition surveys. From the condition surveys it was possible to identify the more frequent distresses and to relate them to road characteristics like soil, topography, climate, traffic and maintenance and rehabilitation practices. The method for condition survey was evaluated and it was possible to conclude that the method needs some improvements.
 
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Fecha de Publicación
2005-04-27
 
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