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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.18.2005.tde-13082008-113532
Documento
Autor
Nome completo
Rodrigo Pires Leandro
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2005
Orientador
Banca examinadora
Fabbri, Glauco Tulio Pessa (Presidente)
Parreira, Alexandre Benetti
Viviani, Eliane
Título em português
Estudo laboratorial acerca da possibilidade de aproveitamento da cinza pesada de termelétrica em bases e sub-bases de pavimentos flexíveis
Palavras-chave em português
Cal
Cinza pesada
Pavimento
Resíduo
Resumo em português
A cinza pesada é um sub-produto gerado do processo da queima do carvão mineral pulverizado nas caldeiras das termelétricas para a produção de vapor aquecido que atuará na geração de energia elétrica. Não há um destino adequado para esse tipo de cinza, sendo que o volume gerado diariamente é depositado em bacias de sedimentação, causando, dessa forma, problemas ambientais. Principalmente nos Estados Unidos, muitas pesquisas têm evidenciado o sucesso do emprego deste resíduo na construção de rodovias. Contudo, no Brasil as pesquisas sobre cinza pesada estão mais voltadas para a área de edificações. Deste modo, a proposta da pesquisa foi investigar os efeitos da cinza pesada quando incorporada a solos, através de ensaios laboratoriais, visando o aproveitamento deste resíduo na construção de bases e sub-bases de pavimentos. Também foi avaliado o efeito da adição de cal às misturas solo-cinza. Os ensaios utilizados na etapa experimental foram os de mini-CBR, resistência à compressão simples e resistência à tração por compressão diametral. Complementarmente, realizaram-se ensaios de CBR e de resistência à compressão simples na condição imersa. Os resultados mostraram que as adições de cinza pesada aos solos não melhoram as propriedades mecânicas das misturas compactadas. Entretanto, a adição de 3% de cal às misturas de solo-cinza proporciona a melhora significativa no comportamento mecânico das misturas, oferecendo uma solução para aproveitamento da cinza pesada na construção rodoviária.
Título em inglês
Laboratory study concerning the possible utilization of the bottom ash from thermal power station in the bases and sub-bases of pavements
Palavras-chave em inglês
Bottom ash
Lime
Pavement
Wastes
Resumo em inglês
Bottom ash is a by-product from the burning of mineral coal. It is utilized as fuel in thermal power stations in order to produce electrical energy. The bottom ashes are deposited in the lagoons and are harmful to the environment. In the United States, several researches have indicated successful uses of this waste in the construction of roadways. However, in Brazil the researches have been accomplished to use the bottom ashes in the civil construction. Thus, the purpose of the present research was to investigate the results of the bottom ash additions to soil in order to utilization in bases and sub-bases of pavements. Afterward, the effects of lime additions to soil-bottom ash mixtures were evaluates. The tests employded were mini-CBR, unconfined compressive strength and indirect tensile strength. California bearing ratio and immersion unconfined compressive strength were accomplish such supplementary tests. The results indicated that bottom ash additions to soils does not improve the mechanical properties of the compacted mixtures. However, the addition of the 3% of the lime to soil-bottom ash mixtures provided better mechanical performance, offering a feasible solution for the use of this waste in road construction.
 
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Rodrigo.pdf (1.13 Mbytes)
Data de Publicação
2008-08-21
 
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