• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Doctoral Thesis
DOI
10.11606/T.18.2006.tde-10022009-124605
Document
Author
Full name
Artur Pantoja Marques
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Carlos, 2006
Supervisor
Committee
Silva, Irineu da (President)
Lopes, Segundo Carlos
Manzoli Junior, Wilson
Monico, João Francisco Galera
Toledo, José Carlos de
Title in Portuguese
Proposta de um programa de gestão de qualidade para uma empresa genérica de posicionamentos com GPS
Keywords in Portuguese
Empresa de posicionamento com GPS
Modelo de gestão da qualidade
Serviços com GPS
Abstract in Portuguese
Este trabalho trata da proposta de um Sistema de Gestão da Qualidade para uma empresa genérica prestadora de serviços de posicionamento com o GPS, como alternativa para melhorar a gestão da organização e garantir a qualidade de seus serviços e produtos. O aumento da demanda por esse tipo de serviço estimulou o aparecimento de novas empresas específicas em GPS e adaptação de antigas para atender um mercado crescente e cada vez mais exigente. Por se tratar de um processo novo, sua implantação requer mudanças significativas tanto de ordem técnica (intimamente ligadas ao conhecimento específico do sistema e suas capacidades) como administrativa (meios e políticas que possam garantir uma gestão efetiva de todos os processos envolvidos no posicionamento com o GPS dentro da empresa). A modernização imposta ao setor de topografia e geodésia em seu cenário produtivo e econômico, com o aparecimento de novas técnicas produtivas e ferramentas gerenciais, não pode mais ser protelada. Isso impõe às organizações uma necessidade emergencial de mudança e grandes desafios, entre eles o de sua própria sobrevivência. A execução de um serviço de posicionamento com o sistema GPS consiste em uma seqüência de procedimentos práticos que, se forem bem executados, proporcionarão maior probabilidade de êxito ao resultado final. Os procedimentos dependem muito de cada caso, e normalmente são definidos por indicações dos fabricantes dos instrumentos, normas e especificações oficiais e, na grande maioria das vezes, pela própria experiência prática do responsável. Como parte desse trabalho foi desenvolvida uma pesquisa social para identificar como são e como agem as empresas que prestam serviços de posicionamento com o sistema GPS no Brasil. Com base nos resultados dessa pesquisa, elaborou-se uma empresa genérica de posicionamento com GPS, com características similares à maioria, e que serviu como referência na concepção dos padrões para os processos básicos da empresa. O modelo de gestão da qualidade proposto teve como guia o Sistema da Qualidade preconizado pela ISO série 9000. Consideraram-se também as ferramentas de gestão e controle da qualidade comumente aplicados na indústria de manufatura e adaptados aos serviços de um posicionamento com GPS. O resultado apresenta uma seqüência de implantação do modelo com as devidas recomendações e viabilidades. Para ilustrar, são apresentados os resultados benéficos obtidos com a aplicação direta dos padrões técnicos da empresa genérica, em um posicionamento real para pontos estáticos, em que se considerou apenas a parte produtiva. O resultado mostrou-se bastante convincente.
Title in English
Suggestion of a program the quality management for a generic company of GPS surveying
Keywords in English
Model of quality management
Positioning company with GPS
Services with GPS
Abstract in English
This thesis deals with a proposal for quality management for a generic GPS surveying company as an alternative to management and service quality improvement. As a result of the GPS measurement demand increasing, an important number of new companies and/or renovated ones have been established in order to operate in that market. But considering that it is a new process some changes must be performed in order to accommodate the old surveying techniques and the old fashioned management to the new reality. This implies in a new management organization which must be based on a well described procedure sequence aiming a final quality control success. As an important part of that research a social research has been applied to several Brazilian GPS service provider companies with the purpose of knowing the status of the sector related to the quality management. Based on that research a hypothetical company was considered in order to give subsides to the elaboration of a standardized company. The proposed quality management model was based on the ISO 9000 Quality System adopting management tools and quality control operators applied in the general industry adapted to the GPS surveying companies. This thesis shows the results of that research presenting an implementation model for quality management considering a real surveying GPS work based on the new GPS measurement techniques.
 
WARNING - Viewing this document is conditioned on your acceptance of the following terms of use:
This document is only for private use for research and teaching activities. Reproduction for commercial use is forbidden. This rights cover the whole data about this document as well as its contents. Any uses or copies of this document in whole or in part must include the author's name.
Artur_Tese.pdf (5.05 Mbytes)
Publishing Date
2009-02-16
 
WARNING: Learn what derived works are clicking here.
All rights of the thesis/dissertation are from the authors
Centro de Informática de São Carlos
Digital Library of Theses and Dissertations of USP. Copyright © 2001-2021. All rights reserved.