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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2018.tde-09042018-105628
Documento
Autor
Nome completo
Eloy Ferraz Machado Neto
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 1995
Orientador
Banca examinadora
Setti, José Reynaldo Anselmo (Presidente)
Suzuki, Carlos Yukio
Widmer, João Alexandre
Título em português
Influência dos veículos pesados na capacidade de rodovias de pista simples
Palavras-chave em português
Fatores de equivalência
Rodovias
Veículos pesados
Resumo em português
O objetivo deste trabalho é analisar a influência dos veículos pesados na capacidade de rodovias de pista simples e mão dupla de direção através da determinação de fatores de equivalência veicular para diversos comprimentos e magnitudes de aclives. A presença de veículos de grande porte em rodovias de pista simples contribui para a redução dos níveis de serviço devido ao seu tamanho e desempenho. Um caminhão ocupa mais espaço na via que um automóvel, em função de seu maior comprimento, reduzindo a capacidade da via. Numa rodovia de pista simples, os automóveis devem ultrapassar os veículos pesado; caso a ultrapassagem não seja possível, ocorre a formação de pelotões, que ocasionam uma degradação no nível de serviço. O método proposto determina os fatores de equivalência a partir das velocidades médias dos veículos ao longo dos aclives e das oportunidades de ultrapassagem. Para o cálculo dos headways na corrente oposta necessários para uma ultrapassagem, este trabalho propõe um novo modelo cinemático de ultrapassagem. Os fatores de equivalência são calculados para diversas categorias veiculares; um conjunto de tabelas determinadas a partir da composição de tráfego observada é também apresentado. O efeito da sobrecarga na capacidade é estudado para a categoria de caminhões mais comum, os caminhões semi-pesados.
Título em inglês
Impact of heavy vehicles on the capacity of two-lane highways
Palavras-chave em inglês
Equivalency factors
Heavy vehicles
Highways
Resumo em inglês
This study assesses the impacts of heavy vehicles on the capacity of two-lane highways through equivalency factors determined for various grade lengths and magnitudes. Heavy vehicles impact negatively the capacity of two-lane highways due to their size and performance. As a truck is longer than a car, it reduces the capacity of the road due to its length. Given that trucks have poorer performances than cars, in a two-lane road, cars generally pass trucks, and platoons are formed when passing opportunities are scarce. The formation of platoons cause a noticeable reduction on the level of service. The proposed method calculates equivalency factors from the averaqe speeds on grades and from the passing opportunities. A new cinematic model for the passing maneuver that is able to determine the required headways in the opposite flow for a safe passing maneuver is proposed. The equivalency factors are determined for a set of pre-defined vehicular classes; a set of truck equivalents is also calculated for the observed traffic mix. The effect of overloading on capacity is analized for the most common truck type.
 
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Data de Publicação
2018-04-09
 
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