Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2018.tde-09042018-101429
Documento
Autor
Nome completo
Sergio Henrique Demarchi
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 1995
Orientador
Banca examinadora
Setti, José Reynaldo Anselmo (Presidente)
Strambi, Orlando
Widmer, João Alexandre
Título em português
Influência dos veículos pesados na capacidade de interseções rodoviárias
Palavras-chave em português
Caminhões
Capacidade
Fator de equivalência
Interseções
Resumo em português
Este trabalho avalia a influência de veículos de grande porte na capacidade de interseções rodoviárias em nível não semaforizadas, verificando as variações no comportamento de caminhões e ônibus durante manobras de cruzamento, em função de seu comprimento e de sua relação potência/peso. Foram realizadas análises das distribuições dos tempos de cruzamento e da aceitação de "gaps" por diferentes tipos de veículos, sendo utilizados modelos Logit para representar o comportamento desses veículos nos cruzamentos. Estes modelos serviram como base na elaboração de um simulador, para determinar a capacidade potencial das interseções e para calcular os fatores de conversão de veículos de grande porte em veículos de passageiro.
Título em inglês
Influence of heavy vehicles on the capacity of rural intersections
Palavras-chave em inglês
Capacity
Equivalent factor
Intersections
Trucks
Resumo em inglês
This study assesses the influence of heavy vehicles on the capacity of unsignalized rural intersections. This is done through the study of vehicle behavior during crossing maneuvers that can be attributed to length and power-to-weight ratio. Crossing time distributions and gap acceptance of diferent types of vehicles were analysed, and Logit models were used to represent their behavior. These models and a simulation model were used to determine the potencial capacity of intersections and to calculate factors to convert heavy vehicles into passenger vehicles.
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Data de Publicação
2018-04-09