Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.18.2018.tde-09032018-170151
Documento
Autor
Nome completo
Carlos Alexandre Braz de Carvalho
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 1997
Orientador
Banca examinadora
Sória, Manoel Henrique Alba (Presidente)
Bernucci, Liedi Légi Bariani
D'Avila, Alfredo Luis Mendes
Fabbri, Glauco Tulio Pessa
Parreira, Alexandre Benetti
Título em português
Estudo da contribuição das deformações permanentes das camadas de solo na formação das trilhas-de-roda num pavimento flexível
Palavras-chave em português
Deformação permanente
Pavimento flexível
Trilha-de-roda
Resumo em português
Neste trabalho apresenta-se um estudo para a estimativa das deformações permanentes nas camadas de solo em pavimentos flexíveis de baixo custo do Estado de São Paulo. O comportamento dos solos do ponto de vista tensão-deformação foi investigado através do ensaio triaxial com pressão confinante constante e com tensão desvio axial cíclica, para diferentes condições de umidade e densidade desses materiais, submetidos a carregamentos repetidos. As tensões aplicadas nos corpos-de-prova, em laboratório, para estudo de suas deformações foram obtidas através da utilização de dois programas de computador, quais sejam: ELSYM5 e ILLI-PAVE. Através dos resultados dos ensaios de laboratório, foram investigados dois modelos matemáticos para a estimativa das deformações permanentes dos solos em estudo. Um deles relacionando a deformação permanente com o número de aplicação das tensões; o outro, relacionando a deformação permanente com o número e amplitude das tensões aplicadas e, ainda, com a resistência mecânica de cada um deles. Finalmente, através da utilização desses modelos matemáticos, foi estudada a contribuição das deformações permanentes das camadas de solo na formação das trilhas-de-roda, para diferentes níveis de carregamento, em dois segmentos de uma rodovia, cuja estrutura é constituída pelos solos em estudo.
Título em inglês
not available
Palavras-chave em inglês
Flexible pavement
Permanent strain
Whell's path
Resumo em inglês
This work shows a study to estimate the permanent deformations of soil layers in low cost flexible pavements of São Paulo State. Under the point of view of stress-strain the soils behaviour was investigated through triaxial test with constant confinant pressure and cyclic axial deviator stress, for different conditions of moisture and density of materiais, undergo repeated loading.The stresses aplied in especimens, in laboratory, to study their deformations, were obtained by utilization of two computer programs: ELSYM5 e ILLI-PAVE. Through results of laboratory tests, two mathematical models were investigated for estimate the permanent deforrnations of soils in study. One of them relating the permanent deformation with the number of stress aplications; the other one, relating the permanent deformation with the number and magnitude of stresses aplied and, also, with the mechanic resistance of each soil. Finally, by using that mathematic models, the contribution of the permanent deformations of soil layers in formation of whell's path, for different loading leveis, was obtained for two segments of highway, which structure is compounded by the soils in study.
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Data de Publicação
2018-03-09