Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2018.tde-01032018-082803
Documento
Autor
Nome completo
Ronaldo Marinho dos Santos
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 1997
Orientador
Banca examinadora
Aguiar, Edson Martins de (Presidente)
Fernandes Junior, José Leomar
Schalch, Valdir
Título em português
Localização de centrais de resíduos sólidos para consórcios intermunicipais através da utilização de ferramentas logísticas e restrições de fatores ambientais
Palavras-chave em português
Algoritmos matemáticos
Centrais de resíduos sólidos
Consórcio intermunicipal
Multicritério
Transporte de resíduos
Resumo em português
Este trabalho tem como objetivo definir uma metodologia para escolha de locais visando, para um grupo de cidades, a instalação de centrais de tratamento, triagem e destinação final de resíduos sólidos urbanos, utilizadas através de consórcio intermunicipal, diminuindo custos e minimizando o impacto ambiental. Cidades (com suas taxas diárias de geração de resíduos sóIidos) posicionadas dentro de uma região com malha rodoviária definida, podem, através do uso de algoritmos matemáticos e abordagem multicriterial, ser divididas em grupos que otimizam o número de instalações, cada grupo tendo um ponto para destinação final de resíduos sólidos urbanos mantido através ele um consórcio intermunicipal. Estes pontos são definidos em locais que respeitam as restrições do ponto de vista ambiental (abordagem multicriterial), otimizando os custos de transporte do ponto de vista logístico (algoritmos matemáticos).
Título em inglês
Localization of trash factories for groups of cities through the utilization of logistic implements, considering the ambiental factors
Palavras-chave em inglês
Intermunicipals partnerships
Mathematics algorithms
Multiple criteria analysis
Solid waste
Transportation
Resumo em inglês
The work has been developed as objective or supplying for a group of cities, the best number of installations for the final destination of the urban-solid residues avaiable through the intermunicipals partnerships, decreasing rates and minimizing the environmental impact. Cities with daily rates of generation of residues posicionated within a region with a defined network, can be divided in clusters through the mathematics algorithms and multiple criteria analysis which optimize the number of installations, each group will have a point of final destination of urban-solid residues kept through an intermunicipal partnership. These points will be localized in locals which will respect the restraints of the ambiental point of view optimizing the rates of the transportation from the logistic point of view.
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2018-03-01