• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2018.tde-01022018-121213
Documento
Autor
Nombre completo
Sergio Ricardo Chiste Santos
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 1998
Director
Tribunal
Widmer, João Alexandre (Presidente)
Porto, Arthur José Vieira
Setti, José Reynaldo Anselmo
Título en portugués
Análise das incertezas dos processos de chegadas na operação de um terminal intermodal
Palabras clave en portugués
Pesquisa operacional
Simulação
Teoria das filas
Terminal intermodal
Resumen en portugués
Os terminais intermodais operam com modos de transporte com diferentes capacidades, e podem constituir pontos de gargalo no sistema de transporte. O objetivo deste trabalho é avaliar a influência que as incertezas nos processos de chegadas causam no desempenho e no dimensionamento do terminal. Na investigação de hipótese adotou-se o método de simular as condições operacionais de um terminal onde existem dados da operação atual. Para isto, coletaram-se dados referentes aos processos de chegadas de barcaças e vagões a um terminal intermodal fluvial localizado na hidrovia Tietê-Paraná. A operação do terminal foi simulada utilizando o software ARENA, representando o período de 150 dias, correspondente a safra de soja. Concluiu-se que a variação estocástica nos processos de chegadas de barcaças e vagões possuem forte influência no desempenho do terminal, e que uma melhoria na gerência operacional desses processos pode representar ganhos consideráveis para os agentes envolvidos.
Título en inglés
not available
Palabras clave en inglés
not available
Resumen en inglés
The difference in the arrival flow of cargo carried in vehicles of different loading capacities usually transform intermodal terminals into bottlenecks of the transportation system. The aim of this study is to evaluate the influence of the uncertainties in the sizing of an intermodal terminal. Data obtained from the observation of arrival process of barges and trains to a grain intermodal terminal located at Tietê-Paraná inland waterway is used in a case study. The operation of the terminal during the 150-day harvest period of oy beans is simulated using the ARENA software. It is concluded that the stochastic variation in the arrival process of bargers and trains have strong influence on the terminal performance, and that better management of these processes would provide considerable gains to all operation in the partners.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2018-02-05
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.