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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.1994.tde-27112023-155604
Documento
Autor
Nome completo
Dirceu Lavoisier Graci Fernandes
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 1994
Orientador
Banca examinadora
Canale, Antonio Carlos (Presidente)
Panik, Ferdinand Herbert
Ruffino, Rosalvo Tiago
Título em português
Estudo da freagem de autoveículos rodoviários articulados pesados
Palavras-chave em português
Engenharia mecânica
Freagem
Mecânica automobilística
Resumo em português
Auto veículos rodoviários articulados pesados durante o processo de freagem incluindo uma abordagem dos sistemas de freios utilizados nestes e em auto veículos em geral, uma descrição da obtenção do centro de gravidade do cavalo-semi-reboque usado como veículo exemplo, a obtenção do desempenho e da estabilidade em trecho retilíneo e curvilíneo e a obtenção da máxima inclinação do aclive e do declive quando estacionado. Durante a freagem em trecho retilíneo são obtidos com a aplicação da técnica do "passeio do centro de gravidade", obedecendo as restrições geométricas do cavalo-semi-reboque e as restrições impostas pela legislação vigente e pelos seus fabricantes. Fala do modelo matemático adotado e o sistema computacional desenvolvidos. Os resultados teórico-experimentais que validaram o modelo matemático adotado são também mostrados aqui. Finalmente, propostas de trabalhos futuros estão contidas de forma a ampliar os esforços da empresa e da universidade em prol da segurança veicular e do desenvolvimento tecnológico do Brasil.
Título em inglês
Estudo da freagem de autoveiculos rodoviários articulados pesados
Palavras-chave em inglês
Engenharia mecânica
Freagem
Mecânica automobilística
Resumo em inglês
This work describes a study of the braking process of articulated heavy vehicles including the consideration o f the brake systems used these vehicles and on vehicles : in general, a description of the obtention of the vehicle performance and stability in a straight line and in a curved path and the obtention of the maximum possible ground slope used by the vehicle when parked. The vehicle performance and stability duriing the braking process in a straight line path is obtained with the application of the " centre of gravity range" technique, obeying the geometrical restrictions of the tractor-semi-trailer and the legal and maker''s restrictions. The mathematical model adopted and the computer program developed for these studies are descripted in this work. The theoretical-experimental results that validated the mathematical model adopted are also shown in this work. This work was developed with the support of Mercedes Benz of Brazil, result:ing in a Company and University integration that brought an effective contribution for the more efficient, rational and safe use of tractor-semi-trailer. Finally, future proposition of work is included in this dissertation, with the intention of enlarging the Company and University efforts to the benefit of vehicle safety and technological development in Brazil.
 
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Data de Publicação
2023-11-27
 
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