• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.18.1984.tde-25102022-125437
Documento
Autor
Nome completo
Antonio Souto Coutinho
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 1984
Orientador
Banca examinadora
Venanzi, Duilio (Presidente)
Chaudhry, Fazal Hussain
Giorgetti, Marcius Fantozzi
Lombardi, Geraldo
Tobinaga, Satoshi
Título em português
Modelismo físico e matemático de poluentes térmicos em cursos de água
Palavras-chave em português
engenharia hidráulica e sanitária
poluição da água
Resumo em português
Neste trabalho, apresenta-se, inicialmente, o resultado de uma pesquisa bibliográfica sobre poluição, numa tentativa de prestar uma contribuição àqueles que se interessam pelo assunto e necessitam dos conhecimentos preliminares. Estudam-se as fontes instantâneas e continuas, começando-se com as pontuais, passando-se às lineares e às planas, através de integrações no tempo ou no espaço. Apresenta-se um breve estudo sobre dispersão longitudinal e fonte volumétrica como consequência desta dispersão. Aborda-se, também, um modelo devido a Paile & Sayre, que e uma forma simplificada da equação da advecção- convenção Analisam-se, ainda,, as fontes refletivas, consequência que são a presença de fronteiras no meio em estudo. A seguir, aplica-se o modelo da fonte planta em meio semi-infinito ao caso especifico de poluição térmica em cursos de água, sob diferentes ângulos de adução. A trabalhosa técnica de determinação do coeficiente de difusão através da medição de concentração de traçadores previamente lançados no curso d'água foi substituída por uma equação utilizada por Fisher para calcular a extensão da região de mistura bidimensional. O modelo de Paile & Sayre foi igualmente testado pela primeira vez em diversos ângulos de adução. Para isto os dois modelos foram inicialmente estudados em laboratório, onde utilizou-se uma canaleta de concreto conduzindo água fria, e um aquecedor elétrico que injetava agua quente no escoamento principal. Nesta etapa determinaram-se, ainda, a temperatura teórica da água na origem do sistema e a posição desta origem, o que tornou mais fácil a aplicação do modelo de Paile & Sayre. Além disso pesquisou-se a possível existência de uma fonte virtual, coincidente ou não com a fonte real de poluente, para os dois modelos. Otimizou-se, ainda, o coeficiente de difusão do modelo da fonte plana e comparou--se o valor Ótimo com o obtido através da equação de Fisher. As mesmas etapas foram realizadas em campo, utilizando um trecho reto do Ribeirão do Lobo, em cuja margem direita se estacionou um veiculo no qual foi instalada uma caldeira que ser viu como fonte de poluição térmica. Os dois modelos foram comparados por meio dos respectivos desvios entre os valores teóricos e medidos. Os resultados desta comparação permitiram, enfim, concluir que tanto para laboratório quanto para campo o modelo da fonte plana é mais aconselhável que o de Paile & Sayre.
Título em inglês
Physical and mathematical modeling of thermal pollutants in watercourses
Palavras-chave em inglês
hydraulic engineering and sanitation
pollution
Resumo em inglês
This work presents initially the results yielded by a bibliographycal research on pollution. The author hopes it will be usefull to researchers who are starting a work on the subj ect. The work deals with instantaneous and continuous sources such as point sources, line sources and plane sources,using time or space integration processes. The models have also been applied to boundaries acting as reflective sources. Subsequently the plane source model in a semi-infinite medium is applied to the special case of thermal pollution in water flow at different entry angles. The tedious techniques of tracers was changed by a Fisher equation's. The laboratory experiments wered performed on a concrete chanel flowing cold water to wich heated water was added. At stage the position and the initial temperature of the origin of the systern is theoretically determined. The diffusion coeficient and the distance of the virtual source has been optimized. The Paile & Sayre model was also tested at first time under identical conditions to obtain optimisation of the distance of the virtual source. Finally the two models have been compared by respective desviations between theoretical and measured values. The same stages were carried out in the field, on a straight part of the Ribeirão do Lobo. A boiler on a truck on the right shore was used as a thermal pollution source. The Laboratory and field results shows that the plane source model is better then Paile & Sayre model.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2022-10-25
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.