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Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.1997.tde-24102022-163507
Document
Author
Full name
Williams Gonzales Mamani
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Carlos, 1997
Supervisor
Committee
Jabardo, Jose Maria Saiz (President)
Santos, Antonio Moreira dos
Silvares, Otavio de Mattos
Title in Portuguese
Simulação de sistemas frigoríficos automotivos
Keywords in Portuguese
ar condicionado
automóveis
Simulação
sistemas frigoríficos
Abstract in Portuguese
Na atualidade, o estudo do desempenho térmico de um sistema frigorífico automotivo representa uma ferramenta importante para satisfazer necessidades de conforto térmico, cada vez mais, exigidos no mercado de automóveis. Um modelo de simulação em regime permanente foi elaborado para avaliar o desempenho e o comportamento térmico do sistema frigorífico e de seus componentes. O sistema estudado inclui um equipamento de ar condicionado Seat Ibiza, que compreende a nova tecnologia de condensadores de fluxo paralelo com microcanais (da ordem de 1 mm de diâmetro), um compressor alternativo de deslocamento variável, um evaporador compacto de tubos e aletas de alumínio e uma válvula de expansão termostática. O modelo do condensador considera as três regiões que caracterizam o escoamento do fluido refrigerante ao passar pelo trocador de calor: a região de resfriamento, de condensação e de sub-resfriamento. No evaporador foram consideradas as regiões de evaporação e de superaquecimento. No desenvolvimento do modelo foram utilizadas correlações adequadas para o tipo de trocador e para cada uma das regiões características, tanto para o coeficiente de transferência de calor quanto para a queda da pressão no lado do fluido refrigerante e no lado do ar. Também, foram consideradas a transferência de calor e a queda da pressão nas linhas de conexão entre componentes. A solução do sistema de equações transcendente, resultante da modelagem do sistema foi obtida, utilizando métodos de solução simultânea e de iteração funcional. O modelo admite uma carga de refrigerante alternativo Rl34a, recentemente introduzido no mercado automotivo por sua composição não prejudicial à camada de ozônio.
Title in English
Simulação de sistemas frigoríficos automotivos
Keywords in English
air conditioning
automotive
refrigeration systems
Simulation
Abstract in English
The studies o f thermal performance for the automotive re:frigeration systems represents an important tool to satis:fy the confort necessities around the automotive market. A steady state simulation model was done to calculate the thermal performance of the automotive frigorific system and its components. The system studied was on Seat Ibiza ar conditioning equipment, which includes the new technology of microchannels condensers, an altemative compressor with variavel displacement, a compact tube and fin evaporator and a thermostatic expantion valve. The condenser model considers the three regions that characterize the re:frigerant fluid flowing across the tubes: cooling, condensing and sub-cooling region. The evaporator model considers the evaporating and superheated regions. The model uses the apropiate coeficients of heat transfer and presure drop equations depending on the regions, furthermore, the heat transfer and presure drop in lines beetwen the componentes was also considered. The solution of nonlinear equation system was obtained working with the simultaneous solution method and the functional iterative method. The model uses the altemative refrigerant Rl34a, since, it doesn't damage the ozone layer, and, it is in current use in the automotive market.
 
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Publishing Date
2022-10-24
 
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