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Tesis Doctoral
DOI
10.11606/T.18.2018.tde-14112018-112515
Documento
Autor
Nombre completo
Samuel Washington Celere
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 1981
Director
Título en portugués
Desempenho de motor de ignição por centelha com álcool etílico pré-evaporado
Palabras clave en portugués
Motor (desempenho)
Motor à combustão interna
Resumen en portugués
Determinação do desempenho de um motor à combustão interna com ignição por centelha, sem modificação em sua taxa de compressão volumétrica, usando álcool etílico vaporizado como combustível. Para facilidade de obtenção de dados usou-se um sistema de aquecimento elétrico para a geração do vapor do álcool etílico. Mediu-se as descargas de ar e combustível, a potência no eixo e a temperatura dos gases de escape para vários ângulos de avanço de centelha e rotações do eixo do motor. Os resultados obtidos foram comparados com o desempenho do mesmo motor funcionando com gasolina e álcool, pelo sistema de mistura usando carburador. O processo de vaporização pode ser aplicado a motores do tipo ciclo Otto , que poderão funcionar com álcool etílico ou gasolina, com poucas alterações em seu desempenho.
Título en inglés
Performance determination of a spark-ignition combustion-engine, fueled with etanol vapours
Palabras clave en inglés
Motor (performance)
Spark-ignition combustion-engine
Resumen en inglés
Performance determination of a spark-ignition combustion-engine, without modification in compression ratio, fueled with etanol vapours. The data acquisition was simplified by the use of an electric heater to generate the etanol vapours. The data acquired are flow of air and fuel, net power and escape gases temperature to various spark advance angles and engine speed. The performance was compared with those obtained with the carburator system motor, gasoline and etanol as fuel. The vaporization process will be applied in Otto cycle engines that may work with etanol or gasoline as fuels, with few performance alterations.
 
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Fecha de Publicación
2018-11-20
 
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