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Master's Dissertation
DOI
10.11606/D.18.2017.tde-03032017-150103
Document
Author
Full name
André Luís Francioso Ferreira
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Carlos, 2002
Supervisor
Committee
Canale, Antonio Carlos (President)
Belo, Eduardo Morgado
Campos, José Augusto Pagan
Title in Portuguese
Estudo da estabilidade direcional de um veículo comercial de 2 eixos em situação de regime permanente
Keywords in Portuguese
Comportamento direcional
Dinâmica lateral
Estabilidade
Suspensão
Abstract in Portuguese
O trabalho apresentado nesta dissertação consiste do estudo do comportamento direcional de um veículo comercial de 2 eixos, classificando-o quanto a sua estabilidade (Oversteer, Understeer ou Neutral Steer) e predizendo em que condições sua instabilidade torna-se crítica. para esta finalidade, o veículo foi modelado desenvolvendo uma trajetória curvilínea de raio constante em situação de regime permanente e uma rotina de cálculos representa sua dinâmica lateral. O recurso computacional utilizado (software Excel) foi propositadamente escolhido tendo como premissa ser o mais simples possível, para que os custos e tempo envolvidos fossem mínimos. Foram realizadas algumas medições com o veículo em questão e, levando-se em conta todas as simplificações implementadas, os resultados práticos e teóricos demonstraram correlação satisfatória. Desta maneira, então, pode-se dizer que o instrumento desenvolvido neste trabalho pode ser aplicado como um recurso valioso durante a fase inicial de conceituação da suspensão de um veículo de 2 eixos, principalmente tratando-se de uma avaliação comparativa com veículos semelhantes já testados.
Title in English
not available
Keywords in English
Directional behavior
Stability
Steady state cornering
Suspension
Abstract in English
The work presented consists of a 2 axles light truck directional behavior evaluation, where computational resources applied are very simple and easy hand (software excel). Steady state cornering concept was used to get its stability classification (Oversteer, Understeer or Neutral Steer) and show in which moment its behavior become unstable. Experimental measurements took place and the practical (measured) and theoretical (came from the developed model) results showed theirselves satisfactory, considering all the simplifications. Thus, this procedure might be useful during a two axle light truck suspension development, ultimately if is adopted to compare with another one already known. Costs and time are saved in this way.
 
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Publishing Date
2017-03-03
 
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