• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.18.2017.tde-26052017-111122
Documento
Autor
Nome completo
Fernando Idalirio de Lima Leite
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2003
Orientador
Banca examinadora
Cliquet Junior, Alberto (Presidente)
Basso, Heitor Cury
Belangero, William Dias
Título em português
Desenvolvimento de uma muleta instrumentalizada para fins de acompanhamento clínico
Palavras-chave em português
Análise
Eletrônica
Engenharia de reabilitação
Marcha
Muleta
Resumo em português
A partir da necessidade de medir a força aplicada em uma muleta ou bengala quando o paciente está caminhando, o que seria extremamente complexo com uma balança comum, desenvolveu-se meios utilizando sensores e circuitos eletrônicos que possibilitem tal aquisição do valor da força aplicada. O sensor utilizado foi acoplado na própria haste da muleta. O circuito eletrônico constituiu-se das seguintes etapas: a de amplificação, a de conversão analógica-digital e a de um microcontrolador para gerenciar todo o processo. Para que os dados referentes à carga descarregada na muleta fossem tratados de uma maneira que o pesquisador ou o clínico tivessem facilidade de compreensão e análise, um software foi desenvolvido. Este permite a construção de gráficos e análises estatísticas. Foram desenvolvidos ainda, configurações que permitissem sincronismo com outros equipamentos de análise de forças de marcha. O trabalho conta também com exemplos práticos de aquisições com pacientes que possuem alguma debilidade motora, demonstrando a utilidade da muleta instrumentalizada no apoio ao clínico ou em pesquisas na área de engenharia de reabilitação.
Título em inglês
Development of an electronic crutch to medical assistance
Palavras-chave em inglês
Analysis
Crutch
Electronics
Gait
Rehabilitation engineering
Resumo em inglês
Because of the necessity of measuring the forces in a cane or crutch while the patient walking, an extremely complex task, a system has been developed to measure these forces, using sensors and electronic circuits. The sensors have been applied directly to the shaft of the metal crutch. The electronic circuit has the following stages: amplification, analog to digital conversion and the microcontroler to manage the whole process. A software has been developed to analyze the data and to be user friendly. The software allows the construction of graphics and the statistical analysis. This project has also shown practical examples with patients that have some gait pathologies, showing the usefulness of the instrumented crutch in supporting the physician, or in the rehabilitation engineering research.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2017-05-26
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2022. Todos os direitos reservados.