• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.17.2023.tde-15022024-155924
Documento
Autor
Nombre completo
Bianca Eliza Hoekstra
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2023
Director
Tribunal
Bollela, Valdes Roberto (Presidente)
Ferreira, Paulo Roberto Abrão
Vilar, Fernando Crivelenti
Título en portugués
Criação de um banco de itens e teste de progresso para avaliação cognitiva de residentes de infectologia do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto
Palabras clave en portugués
Avaliação cognitiva de residentes
Formação de residentes
Teste de progresso
Resumen en portugués
A residência médica em Infectologia é essencial para se adquirir conhecimentos técnicos e aprofundados acerca da especialidade médica. Contudo, não há método padronizado de avaliação cognitiva dos residentes. Neste sentido, o presente trabalho busca contribuir para a implantação de um Teste de Progresso (TP) como instrumento de avaliação periódica a residentes de Infectologia do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (HCRP). Métodos de avaliação formativa, como o TP, podem ser usados como estratégia pedagógica, fornecendo feedback aos residentes e ao Programas de Residência Médica (PRM) no qual ele está inserido, permitindo identificar áreas em que precisam de mais apoio, supervisão ou treinamento adicional e que proporcionem a todos os residentes a oportunidade para receber o suporte necessário para desenvolverem habilidades e conhecimentos para exercer a especialidade. Desenvolvemos, ao longo do projeto, um banco de questões de múltipla escolha e única alternativa correta, com cerca de 300 questões e aplicamos quatro provas semestrais aos residentes de Infectologia do HCRP através da plataforma Moodle. A experiência foi avaliada pelos residentes participantes como positiva, a aplicação de provas online se mostrou uma ferramenta útil e prática.
Título en inglés
Creation of an item bank and progress test for the cognitive assessment of infectious diseases residents at the Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto
Palabras clave en inglés
Cognitive assessment of residents
Progress test
Resident training
Resumen en inglés
The medical residency in Infectious Diseases is essential to acquire technical and in-depth knowledge about the medical specialty. However, there is no standardized method of cognitive assessment of residents. In this sense, the present work seeks to contribute to the implementation of a Progress Test (PT) as a periodic evaluation instrument for residents of Infectious Diseases at Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (HCRP). Formative assessment methods, such as PT, can be used as a pedagogical strategy, providing feedback to residents and the Medical Residency Programs (MRP) in which they are inserted, allowing to identify areas in which they need more support, supervision or additional training and that provide all residents with the opportunity to receive the necessary support to develop skills and knowledge to practice the specialty. Throughout the project, we developed a bank of multiple-choice and single correct questions, with about 300 questions, and applied four semester tests to HCRP Infectious Diseases residents through the Moodle platform. The experience was evaluated by the participating residents as positive, the application of online tests proved to be a useful and practical tool.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2024-03-18
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.