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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.17.2023.tde-15022024-154835
Documento
Autor
Nombre completo
Rafael Renê Daróz
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2023
Director
Tribunal
Garcia, Luis Vicente (Presidente)
Abrão, João
Lopes, Bruno Carvalho Portes
Título en portugués
Mapeamento da dor pós-operatória no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto
Palabras clave en portugués
Dor pós-operatória
Escala analógica visual
Escala verbal
Resumen en portugués
A dor é descrita como uma experiência sensitiva e emocional que abrange aspectos físicos, psíquicos, afetivos, socioculturais e autonômicos. A dor, quando não amenizada, provoca inúmeras complicações respiratórias, cardíacas e autonômicas. Com o intuito de se fazer um mapeamento da dor pós-operatória no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (HCRP), medir a intensidade da dor e investigar o grau de satisfação dos pacientes, este estudo incluiu 600 pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos. A avaliação da dor foi realizada nas primeiras duas horas após a chegada do paciente à sala de recuperação pós-anestésica (primeira avaliação) e 24 horas após o término do procedimento (segunda avaliação) por meio de três escalas: a analógica visual, a numérica e a verbal. O grau de satisfação foi aferido por uma escala verbal e por uma nota que o paciente atribuiu ao tratamento recebido. Houve coerência entre as respostas emanadas nas três escalas e houve coerência entre a escala verbal e a nota atribuída ao tratamento. Na primeira avaliação, a média global pela escala analógica visual foi de 1,9, 1,67 na escala numérica e nenhum paciente apresentou dor forte ou insuportável. Na segunda avaliação, a média global pela escala analógica visual foi de 2,41, 1,88 e só 3,3% dos pacientes apresentaram dor forte ou insuportável. Com relação à qualidade do tratamento, a nota atribuída foi de 8,94 e 95,8% dos pacientes atribuíram ótimo ou bom para a qualidade do tratamento. Só 4,1% dos pacientes atribuíram o conceito regular ou ruim. Concluiu-se que os pacientes apresentam baixos escores de dor nas primeiras 24 horas e estão satisfeitos com os tratamentos realizados para controle ou abolição da dor na instituição.
Título en inglés
Mapping of postoperative pain at Hospital das Clínicas in Ribeirão Preto
Palabras clave en inglés
Postoperative pain
Verbal scale
Visual analogue scale
Resumen en inglés
Pain is described as a sensitive and emotional experience that encompasses physical, psychic, affective, sociocultural and autonomic aspects. Pain, when not alleviated, causes numerous respiratory, cardiac and autonomic complications. With the aim of mapping postoperative pain at Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (HCRP), measuring pain intensity and investigating the degree of patient satisfaction, this study included 600 patients undergoing surgical procedures. Pain assessment was performed in the first two hours after the patient's arrival at the post-anesthesia care unit (first assessment) and 24 hours after the end of the procedure (second assessment) using three scales: visual analogue, numeric and the verbal. The degree of satisfaction was measured using a verbal scale and a score that the patient attributed to the treatment received. There was coherence between the responses emanating from the three scales and there was coherence between the verbal scale and the score assigned to the treatment. In the first assessment, the global mean on the visual analogue scale was 1.9, 1.67 on the numerical scale, and no patient had severe or unbearable pain. In the second evaluation, the global mean by the visual analogue scale was 2.41, 1.88 and only 3.3% of the patients had severe or unbearable pain. With regard to the quality of treatment, the score assigned was 8.94 and 95.8% of patients attributed excellent or good to the quality of treatment. Only 4.1% of the patients attributed the concept fair or bad. It was concluded that patients have low pain scores in the first 24 hours and are satisfied with the treatments performed to control or eliminate pain at the institution.
 
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RAFAELRENEDAROZ.pdf (2.17 Mbytes)
Fecha de Publicación
2024-03-14
 
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