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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.17.2021.tde-07022022-175943
Document
Auteur
Nom complet
Thamires Máximo Neves Felice
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Ribeirão Preto, 2021
Directeur
Jury
Pfeifer, Luzia Iara (Président)
Sant'anna, Maria Madalena Moraes
Hamad, Ana Paula Andrade
Santos, Jair Licio Ferreira
Titre en portugais
Associação dos fatores de risco para paralisia cerebral com os aspectos clínicos e funcionais
Mots-clés en portugais
Desenvolvimento infantil
Epidemiologia
Fatores de risco
Paralisia cerebral
Resumé en portugais
Introdução: A paralisia cerebral (PC) descreve um grupo de desordens permanentes relacionadas ao desenvolvimento do movimento e da postura, que causa limitações funcionais atribuídas a distúrbios não-progressivos no cérebro fetal ou infantil em desenvolvimento. Devido à escassez de pesquisa tanto em âmbito nacional quanto no município de Ribeirão Preto - SP, à falta de consistência nos dados encontrados na literatura e a dificuldade encontrada no estudo de mestrado em verificar o desfecho do acompanhamento e diagnóstico dos bebês de risco no município, esta pesquisa se fez necessária para se conhecer mais profundamente a relação entre as ocorrências pré e peri natais, o diagnóstico, o início da intervenção e aspectos clínicos e funcionais da criança com PC. Desta forma, espera-se auxiliar na criação de estratégias mais planejadas para as políticas de saúde que tornem o cuidado com o bebê de risco e com as crianças com PC mais rápido e eficaz. Objetivos: Identificar os fatores de risco para paralisia cerebral nas crianças e adolescentes com PC que estão em reabilitação na rede pública no município de Ribeirão Preto - SP e verificar se há associação entre estes fatores de risco e as características clínicas e funcionais das crianças e adolescentes. Método: Trata-se de um estudo observacional retrospectivo. Os critérios de inclusão do estudo foram as crianças e adolescentes com PC que frequentavam os serviços de reabilitação da rede pública no município de Ribeirão Preto - SP, no período de agosto de 2019 a março de 2020. Por meio de entrevista, os responsáveis relataram os dados sobre a saúde materna, o período gestacional e perinatal, aspectos clínicos e funcionais das crianças e adolescentes da amostra. Os aspectos clínicos e funcionais também foram verificados com os profissionais. Após análise descritiva de todas as variáveis, foram realizados testes de associação entre os fatores de risco, informações sobre diagnóstico e intervenção, as classificações funcionais (função motora grossa e habilidade manual) e locomoção, bem como com as características atuais da saúde e desenvolvimento da criança. Resultados: Os serviços informaram acompanhar 146 crianças e adolescentes no período de coleta e, após o contato e entrevistas, 61 participaram deste estudo. A escolaridade materna teve associação com a habilidade manual e a locomoção da criança e, o fato de a gravidez ter sido desejada teve associação com a função motora e a locomoção em casa. A idade da criança quando teve a suspeita do atraso do desenvolvimento teve associação com a deficiência cognitiva e epilepsia e, a topografia teve associação com a idade da notícia (diagnóstico). Conclusão: Na amostra, o fato de as crianças terem mães mais jovens e com maior grau de instrução favoreceu sua função manual, função motora e locomoção. Foi verificado que quanto maior o comprometimento motor e a presença de déficits associados mais cedo a criança foi diagnosticada, provavelmente por apresentarem mais sinais clínicos alterados. Por fim, alertamos sobre a necessidade de um adequado acompanhamento do desenvolvimento infantil com triagem e uso de instrumentos validados e recomendados, bem como a realização do diagnóstico e intervenção multiprofissional precoce e oportuna. A família deve ser informada da condição da criança e atuar em conjunto com os profissionais para que o tratamento seja focado no contexto da família e a criança tenha uma participação ativa, tanto na escola como na comunidade.
Titre en anglais
Association of risk factors for cerebral palsy with clinical and functional aspects
Mots-clés en anglais
Cerebral palsy
Child development
Epidemiology
Risk factors
Resumé en anglais
Introduction: Cerebral palsy (CP) describes a group of permanent disorders related to the development of movement and posture, which cause functional limitations attributed to non-progressive disorders in the developing fetal or infant brain. Due to the lack of research both nationally and in the city of Ribeirão Preto - SP, the lack of consistency in the data found in the literature and the difficulty found in the master's study in verifying the outcome of monitoring and diagnosis of babies at risk in the city, this research was necessary to gain a deeper understanding of the relationship between pre and perinatal events, the diagnosis, the beginning of the intervention and clinical and functional aspects of the child with CP. In this way, it is expected to help in the creation of more planned strategies for health policies that make the care of babies at risk and children with CP faster and more effective. Objectives: To identify the risk factors for cerebral palsy in children and adolescents with CP who are undergoing rehabilitation in the public network in the city of Ribeirão Preto - SP and to verify if there is an association between these risk factors and the clinical and functional characteristics of children and adolescents. Method: This is a retrospective observational study. The study inclusion criteria were children and adolescents with CP who attended public rehabilitation services in the city of Ribeirão Preto - SP, from August 2019 to March 2020. Through an interview, those responsible reported the data on maternal health, the gestational and perinatal period, clinical and functional aspects of the children and adolescents in the sample. Clinical and functional aspects were also checked with professionals. After descriptive analysis of all variables, association tests were performed between risk factors, information on diagnosis and intervention, functional classifications (gross motor function and manual skill) and locomotion, as well as with the current characteristics of health and development of the kid. Results: The services reported monitoring 146 children and adolescents during the collection period and, after contact and interviews, 61 participated in this study. Maternal education was associated with the child's manual skills and locomotion, and the fact that the pregnancy was desired was associated with motor function and locomotion at home. The child's age when the developmental delay was suspected was associated with cognitive impairment and epilepsy, and the topography was associated with the age of the news (diagnosis). Conclusion: In the sample, the fact that the children had younger mothers with a higher level of education favored their manual function, motor function and locomotion. It was found that the greater the motor impairment and the presence of associated deficits, the earlier the child was diagnosed, probably because they had more altered clinical signs. Finally, we warn about the need for adequate monitoring of child development with screening and use of validated and recommended instruments, as well as early and timely diagnosis and multiprofessional intervention. The family must be informed of the child's condition and act together with professionals so that the treatment is focused on the family context and the child has an active participation, both in school and in the community.
 
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Date de Publication
2022-02-15
 
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