• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.17.2017.tde-29032017-163117
Documento
Autor
Nombre completo
Gabriel Elias do Nascimento
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2016
Director
Tribunal
Dallora, Maria Eulália Lessa do Valle (Presidente)
Gomes, Erasmo Jose
Silva, Silvio Rocha Corrêa da
Título en portugués
Avaliação da qualidade dos serviços odontológicos prestados em unidades de saúde da família
Palabras clave en portugués
Atenção Primária
Gestão em Saúde
Odontologia
Saúde Bucal
Saúde da Família
Resumen en portugués
A Atenção Primária à Saúde exige uma intervenção ampla em diversos aspectos para que se possa ter efeito positivo sobre a qualidade de vida da população, necessitando de um conjunto de competências para ser eficiente. A Atenção Primária é a principal porta de entrada do cidadão no sistema de saúde e por isso, o primeiro contato do paciente caracteriza-se pela atenção centrada na família, na orientação e na participação comunitária, além da competência dos profissionais. Objetivo: avaliar a qualidade dos serviços de saúde bucal prestados nas Unidades de Saúde da Família no Distrito de Saúde Oeste do Município de Ribeirão Preto, área de abrangência da FMRP - USP. Metodologia: mediante observação exploratória e entrevistas semiestruturadas com os profissionais que atuam nas USF e seus pacientes, foi realizada uma foi avaliação sob os aspectos referentes a cobertura, estrutura, processos e aos resultados das atividades. Ao final deste projeto foram identificados os serviços odontológicos prestados nas USF estudadas e avaliados de acordo com a percepção dos próprios cirurgiões-dentistas e dos usuários do sistema de saúde das localidades em questão. Obteve-se como parte dos resultados que, em relação à cobertura, as USF tem capacidade para absorver um maior número de pacientes. Sobre a estrutura, pode-se dizer que todas carecem de uma readequação física e também de reparos em equipamentos. Em relação aos processos, todas as USF estão de acordo com o preconizado nas normas vigentes e todas praticam o modelo de promoção e prevenção à saúde. E, por fim, também como parte dos resultados, o índice de satisfação de cada Unidade deu-se da seguinte forma: MC 79,68% e 87,29%; JE 81,25% e 91,66%; e VA 93,75% 95,41%, para ESB e usuários, respectivamente. Assim, pode-se dizer que há qualidade nos serviços de saúde bucal prestados nestas USF mediante os índices de satisfação aferidos.
Título en inglés
Evaluation of quality of dental services provided in family health units
Palabras clave en inglés
Dentistry
Family Health
Health Management
Oral Health
Primary Health Care
Resumen en inglés
The Primary Health Care requires extensive intervention in several aspects so that there must be a positive effect on people's quality of life, requiring a set of skills to be effective. The Primary Care is the first contact of the patient with the network care within the health system, and it is characterized by the attention focused on the family, orientation and community participation, beyond the competence of professionals. Objective: evaluate the quality of oral health services in the Family Health Centers in the West Health District of Ribeirão Preto, coverage area of FMRP - USP. Methods: through an exploratory observation and semi-structured interviews with professionals working in the Family Health Centers and their patients, it was performed an evaluation with regard to coverage, structure, processes and the results of the activities. At the end of the study there were identified the dental services at the Family Health Centers studied and they were evaluated according to the perception of their own dentists and users of the health system of the localities in question. It was obtained as part of the results with respect to the cover, the USF is able to absorb a larger number of patients. On the structure, it can be said that all of them require physical readjustment and equipment repairs. For processes, all USF are in accordance with the recommendations in the current rules and practice the model of promotion and prevention to health. Finally as part of the results, the satisfaction rate of each unit was given as follows: MC 79.68% and 87.29%; JE 81.25% and 91.66%; VA 93.75% and 95.41%, for ESB and users, respectively. Thus, it can be said that there is quality in oral health services provided by the USF these measured satisfaction ratings.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2017-04-24
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.