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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.17.2023.tde-08022024-162027
Documento
Autor
Nome completo
Marina Froner Sisdelli
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2023
Orientador
Banca examinadora
Costa, André Lucirton (Presidente)
Aredes, Emerson Lima
Rachid, Alessandra
Título em português
Análise dos processos de um serviço de transplante de fígado
Palavras-chave em português
Arquitetura de processos
Gestão de processos
Gestão em saúde
Modelagem de processos
Transplante de fígado
Transplante de órgãos
Resumo em português
Introdução - O número de transplantes de fígado que são realizados mundialmente e no Brasil cresce a cada ano, porém ainda não são suficientes para atender à demanda de pacientes que necessitam desse tipo de tratamento. Mesmo para um dos maiores sistema de saúde público do mundo, o SUS, conseguir atender à lista de espera de pacientes que aguardam pelo transplante tem sido um desafio. Objetivo - Este estudo visa identificar os processos envolvidos no serviço de transplante de fígado do HCFMRP-USP e construir a arquitetura e o mapa de processos a fim de viabilizar a gestão de processos e propor melhorias ao serviço ofertado. Métodos - Os dados foram obtidos através de observação direta, análise documental e entrevistas semiestruturadas com os profissionais que atuam no serviço. A arquitetura de processos (AP) foi construída através do software de mapas mentais Xmind. Processos críticos foram identificados e desenhou-se o mapa de processos atuais (AS-IS) de um deles. Resultados - Os resultados obtidos foram as representações gráficas: arquitetura dos processos e o mapa de um processo considerado crítico no serviço de transplante de fígado. Conclusão - Os diagramas construídos podem servir como documentação padrão interna da unidade, auxiliando-os na gestão, no planejamento, na otimização de recursos e visualização de pontos de melhorias. A arquitetura de processos elaborada demonstra os principais processos desenvolvidos pelo setor. O mapeamento de processo considerado crítico demonstrou que este encontra-se bem definido, porém com poucos profissionais atuando nas atividades o que pode impactar negativamente a eficiência do processo. O mapa de processos desenvolvido pode servir de guia inicial para implementação de um sistema de informação que pode trazer otimização na gestão de documentos, das atividades organizacionais, do tempo de execução e melhor controle através de relatório gerenciais.
Título em inglês
Analysis of liver transplantation service processes
Palavras-chave em inglês
Business process management
Business process modelling
Health management
Liver transplantation
Organ transplantation
Process architecture
Resumo em inglês
Introduction: The number of liver transplants performed worldwide and in Brazil grows each year, but still not enough to meet the demand of patients in need of this type of treatment. Even for one of the largest public healthcare systems in the world, SUS, meeting the waiting list for transplant patients has been a challenge. Objective - This study aims to identify the processes involved in the liver transplant service at HCFMRP-USP and construct the process architecture and map to enable process management to propose improvements, efficiency, and quality in the service provided. Methods - Data was obtained through direct observation, document analysis, and semi-structured interviews with professionals working in the service. The process architecture was constructed using the mind mapping software Xmind. Critical processes were identified, and the current process map (AS-IS) of one of them was designed. Results - The obtained results were graphical representations: process architecture and the map of a critical process in the liver transplant service. Conclusion - The constructed diagrams can serve as internal standard documentation for the unit, assisting in management, planning, resource optimization, and identifying areas for improvement. The developed process architecture demonstrates the main processes in the sector. The mapping of the identified critical process showed that it is well-defined but with few professionals involved, which may negatively impact process efficiency. The developed process map can serve as an initial guide for implementing an information system that can optimize document management, organizational activities, execution time, and provide better control through management reports.
 
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Data de Publicação
2024-03-22
 
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