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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.17.2020.tde-07092020-094538
Documento
Autor
Nome completo
Leandro Ultramari
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2020
Orientador
Banca examinadora
Nadai, Tales Rubens de (Presidente)
Benzoni, Paulo Eduardo
Sá, Marcos Felipe Silva de
Título em português
Avaliação da estratégia de gestão de pessoas frente à caracterização dos pedidos de reclamação trabalhista de uma organização social
Palavras-chave em português
Administração
Gestão de pessoas
Reclamações trabalhistas
Relações de emprego
Resumo em português
Introdução: o número de ajuizamento de ações trabalhistas no Brasil sobe a cada ano. O fenômeno impacta diretamente na eficiência organizacional e, os processos da Gestão de Pessoas (GP) têm se mostrado uma opção de intervenção neste contexto. Objetivo: identificar quais processos da GP tem maior relevância nas reclamações trabalhistas. Método: estudo exploratório e retrospectivo, a partir de uma amostra de todas as reclamações trabalhistas ajuizadas contra uma Organização Social da área da saúde de 08/2010 até 12/2018, caracterizadas e posteriormente analisadas de forma quantitativa e qualitativa. Resultados: foi constatado que o número de reclamações trabalhistas aumentou com o passar dos anos, com redução no ano de 2018, após a aprovação da Reforma Trabalhista pela Lei nº 13.467 e que os processos da GP que apresentaram maior relevância nas ações foram: recompensar (47%) e manter (37%) pessoas. Conclusões: a legislação trabalhista intervém diretamente nas relações de trabalho de maneira arbitrária e impositiva, ocasionando a defesa de causas muitas vezes já ultrapassadas pela realidade atual da sociedade e das organizações. Isso pode explicar o volume de pedidos ligados aos processos de recompensar e manter da GP. O estudo também reconheceu a possível diminuição no ajuizamento de ações em razão da reforma trabalhista e a influência do agrupamento dos pedidos em ações advindas de um mesmo escritório na amostra analisada.
Título em inglês
Evaluation of the people management strategy in view of the characterization of requests for labor recovery from a social organization
Palavras-chave em inglês
Administration
Employee grievances
Employment relations
People management
Resumo em inglês
Introduction: the number of employee grievances in Brazil increases every year. This phenomenon has a direct impact on organizational efficiency and the processes of People Management (PM) have direct access to act in that context. Objective: identify what PM processes have greater relevance in employee grievances. Method: an exploratory and retrospective study, with a sample of all labor claims against a social organization from 08/2010 to 12/2018, characterized and later analyzed quantitatively and qualitatively. Results: it was observed that the number of labor claims increased with the passage of the years, with reduction in the year 2018 after the approval of labor reform and the processes of PM that present greater relevance in the organization are: reward (47%) and retain (37%) people. Conclusions: labor legislation intervenes directly in labor relations in an arbitrary and enforceable way, leading to the defense of causes that are often outdated by the current reality of our society and organizations. Which influences in the volume of orders linked to PM reward and retain processes. The study also recognized the possible decrease in employee grievances due to labor reform and the influence of a group of requests in employee grievances that came from a same office in the analyzed sample.
 
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LEANDROULTRAMARI.pdf (1.53 Mbytes)
Data de Publicação
2020-10-26
 
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