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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.17.2020.tde-05102020-131059
Document
Auteur
Nom complet
Rogério Cortecioni Lance
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Ribeirão Preto, 2020
Directeur
Jury
Neves, Fábio Fernandes (Président)
Ferreira, Rodrigo Alves
Schmidt, Andre
Titre en portugais
Comparação entre a utilização de mensagem curta de texto e ligação telefônica na redução do absenteísmo ambulatorial em Unidade Básica de Saúde de Ribeirão Preto
Mots-clés en portugais
Absenteísmo
Assistência ambulatorial
Atenção primária à saúde
Envio de mensagem de texto
Telefone celular
Resumé en portugais
Introdução: O absenteísmo ambulatorial é um grave problema que os sistemas de saúde precisam enfrentar. São vários fatores que levam o paciente a não comparecer, o que acaba por trazer prejuízos financeiros a governos, instituições públicas e privadas. O uso de tecnologias de comunicação vem sendo utilizado como instrumento promissor na busca pela redução destes índices que chegam a ultrapassar 20%. Metodologia: Este estudo realizou a comparação entre ligação telefônica e envio de SMS, diante de um grupo controle, para verificar a efetividade destas duas tecnologias na redução do absenteísmo ambulatorial. E como objeto de estudo, foram pacientes agendados para consulta na especialidade clínica médica, em uma UBS na cidade de Ribeirão Preto. Participaram do estudo 306 pacientes. Resultado: O absenteísmo no Grupo A (ligação telefônica) foi 9,5%, enquanto no grupo B (SMS) e no grupo controle foram, respectivamente, 21,0% e 22,8%. As variáveis tempo de espera para o atendimento, gênero do paciente e agendamento com o profissional de referência da unidade básica de saúde apresentaram correlação negativa com o risco de absenteísmo. Conclusão: A estratégia de lembrete utilizando ligação telefônica (A) reduziu em 59% o número de faltas e o que utilizou SMS (B) apenas 8%, sendo assim a melhor alternativa.
Titre en anglais
Comparison between the use of short text messages and phone calls to reduce outpatient absenteeism at the Ribeirão Preto basic health unit
Mots-clés en anglais
Absenteeism
Cell phone
Primary health care
Text messaging
Resumé en anglais
Introduction: Outpatient absenteeism is a serious problem that health systems need to address. There are several factors that lead the patient not to attend, which ends up bringing financial losses to governments, public and private institutions. The use of communication technologies has been used as a promising tool in the search for reduction of these rates that reach more than 20%. Methodology: This study carried out a comparison between telephone calls and SMS sent, in relation to a control group, to verify the effectiveness of these two technologies in reducing outpatient absenteeism. And as an object of study, they were patients scheduled for consultation in medical clinic, in a UBS in the city of Ribeirão Preto. 306 patients participated in the study. Result: Absenteeism in Group A (telephone call) was 9.5%, while in Group B (SMS) and in the control group, it was 21.0% and 22.8%, respectively. The variables of waiting time for care, patient gender and scheduling with the reference professional of the basic health unit showed a negative correlation with the risk of absenteeism. Conclusion: The reminder strategy using telephone calls (A) reduced the number of absences by 59% and that using SMS (B) only 8%, thus being the best alternative.
 
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Date de Publication
2020-10-20
 
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