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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.17.2022.tde-06052022-154313
Documento
Autor
Nome completo
Caroline Favaretto Martins de Morais
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2021
Orientador
Banca examinadora
Reis, Ana Cláudia Mirândola Barbosa (Presidente)
Cardoso, Ana Claudia Vieira
Isaac, Myriam de Lima
Mandra, Patricia Pupin
Título em português
Habilidades auditivas e desempenho em tarefas de processamento fonológico de crianças com deficiência auditiva
Palavras-chave em português
Audição
Criança
Deficiência auditiva
Linguagem infantil
Prótese auditiva
Resumo em português
Introdução: Crianças com deficiência auditiva são privadas à exposição da linguagem oral apropriada, situação que causa sequelas ao sistema auditivo central mesmo considerando a plasticidade neuronal nos primeiros anos de vida. A consciência fonológica é uma habilidade desenvolvida desde a primeira infância e fundamental na alfabetização, leitura, escrita e necessita do input auditivo para sua evolução. Objetivo: Verificar o domínio das habilidades auditivas com o desempenho nos testes de consciência fonológica. Material e métodos: Foram investigadas 10 crianças com média de idade de 11,2 anos, idade auditiva de 10,8 anos e a média de escolaridade de 4,8 anos. Apresentaram média do tempo de privação auditiva de 30,8 meses sendo o mínimo de 3 e o máximo de 62 meses, todas faziam uso regular e frequente de dispositivos eletrônicos auxiliares à audição e em terapia fonoaudiológica pela abordagem aurioral. Foram aplicados os protocolos IT-MAIS, MUSS e PEACH e realizada a categorização do nível de Linguagem e Audição pela avaliação comportamental. Realizou-se o registro do potencial de longa latência P1 e MMN, com estímulo de fala /ba/ frequente e /da/ raro, a 80 dBNPS, em campo livre. A consciência fonológica foi avaliada, incluindo provas de consciência silábica e fonêmica, por meio da Prova de Consciência Fonológica por escolha de Figuras. Resultados: Todos os voluntários alcançaram pontuação máxima na pontuação de Categorias de Audição (Categoria 6) e atingiram média de 4,6 em Categorias de Linguagem (máxima = 5). Não houve correlação do nível de escolaridade dos pais com as variáveis estudadas. Todas as crianças estavam alfabetizadas no momento da coleta. Apesar dos resultados da classificação geral do PCFF, quatro crianças tiveram classificação "Muito baixo", duas crianças "Baixo" e quatro "Médio", nenhuma delas atingiu os níveis "Alto" ou "Muito Alto". Observou-se correlação forte positiva entre as medidas de latência de P1 e os resultados do questionário MUSS e as subcategorias de CF subtração silábica e adição fonêmica. Correlação forte negativa da amplitude do P1 e resultados das Categorias de Linguagem. Para as medidas do MMN, houve correlação forte negativa com a medida de latência do teste e o questionário IT MAIS e observou-se uma tendência de correlação com as subcategorias da PCFF (subtração silábica e adição silábica). Em relação à amplitude do MMN, observou-se correlação forte positiva com os resultados das Categorias de Linguagem. Considerações finais: Houve correlação entre as medidas de latência do P1 com os resultados do questionário MUSS, do MMN com o IT MAIS e das medidas de amplitudes do P1 e do MMN com os resultados de Categorias de Linguagem. As habilidades de consciência fonológica analisadas estão abaixo do esperado em relação à idade auditiva dos participantes. Há correlação entre P1 e Adição Fonêmica e Subtração Silábica.
Título em inglês
Auditory skills and performance in phonological processing tasks of children with hearing loss
Palavras-chave em inglês
Child
Child language
Cochlear implants
Hearing
Hearing loss
Resumo em inglês
Introduction: Children with hearing impairment are deprived of exposure to appropriate oral language, situation that causes sequelae to the central auditory system, even considering neuronal plasticity in the first years of life. Phonological awareness (PA) is a skill developed from early childhood and is essential in literacy, reading, writing and requires auditory input for its evolution. Objective: To verify the mastery of auditory skills with performance in PA tests. Material and methods: 10 children with a mean age of 11.2 years, hearing age of 10.8 years and mean schooling of 4.8 years were investigated. They had a mean time of hearing deprivation of 30.8 months, with a minimum of 3 and a maximum of 62 months, all of them regularly and frequently using electronic hearing aids and in speech therapy through the aurioral approach. The IT-MAIS, MUSS and PEACH protocols were applied, and the Language and Hearing level was categorized by behavioral assessment. P1 and MMN long latency potential was recorded, with speech stimulus /ba/ frequent and /da/ rare, 80 dBNPS, in silent free field. Phonological awareness was assessed, including syllabic and phonemic awareness tests, through the Prova de Consciência Fonológica por Escolha de Figuras (PCFF). Results: All volunteers ranked a maximum score in the Hearing Categories (Category 6) and reached an average of 4.6 in Language Categories (maximum = 5). There was no correlation between parents education level and the variables studied. All children were literate at the time of collection. Despite the results of the general classification of the PCFF, four children were rated "Very Low", two children "Low" and four "Medium". None of them reached the "High" or "Very High" levels. There was a strong positive correlation between the P1 latency measures and the results of the MUSS questionnaire and the subcategories of PA syllabic subtraction and phonemic addition. Strong negative correlation of P1 amplitude and Language Categories results. For MMN measurements, there was a strong negative correlation with the latency measurement of the test and the IT-MAIS questionnaire, and correlation with the PCFF subcategories (syllabic subtraction and syllabic addition) was observed. Regarding the amplitude of the MMN, a strong positive correlation was observed with the results of the Language Categories. Final considerations: There was a correlation between the P1 latency measures with the MUSS questionnaire results, the MMN with the IT-MAIS and the P1 and MMN amplitude measures with the Language Categories results. The PA skills analyzed are below expectations in relation to the hearing age of the participants. There is a correlation between P1 and phonemic addition and syllabic subtraction.
 
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Data de Publicação
2022-05-10
 
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