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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.17.2023.tde-05062023-110515
Documento
Autor
Nome completo
Jefferson Vilela da Silva Lima
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2022
Orientador
Banca examinadora
Reis, Ana Cláudia Mirândola Barbosa (Presidente)
Santos, Maria Francisca Colella dos
Schochat, Eliane
Título em português
Relação do domínio das habilidades auditivas com o desempenho em tarefas envolvendo as funções neuropsicológicas em crianças com deficiência auditiva
Palavras-chave em português
Auxiliares de audição
Cognição
Implantes cocleares
Percepção de fala
Perda auditiva
Resumo em português
Introdução: Tem se proposto que um período de privação auditiva tem efeitos secundários para além do sistema auditivo, afetando o desenvolvimento de processos cognitivos de alto nível. Estudos têm demonstrado que crianças com deficiência auditiva usuárias de dispositivos eletrônicos auxiliares à audição apresentam déficits em várias funções cognitivas. Desta forma, compreender a relação entre as habilidades auditivas e neurocognitivas se faz necessário, uma vez que estas funções subsidiam o processamento da informação. Objetivo: Verificar a correlação entre as habilidades auditivas e de linguagem com o desempenho nas tarefas do teste de avaliação neuropsicológicas. Material e métodos: Submetido e aprovado pelo CEP (22611119.6.0000.5440). Estudo analítico, observacional, transversal. A casuística formada por 24 sujeitos usuários de dispositivo eletrônico (AASI e/ou IC) com perda sensorioneural pré-lingual e em abordagem terapêutica aurioral com média de idade cronológica de 12.69 anos (±2.07) e média de idade auditiva de 9.51 anos (±2.33). Foram realizadas avaliação do desempenho auditivo por meio de testes comportamentais (limiar auditivo tonal e testes de fala - GASP e TPFF) e teste objetivo (PEALL - P1 e MMN), aplicação de questionários parentais para avaliar o desenvolvimento da auditivo e comunicação oral (IT-MAIS, MUSS, PEACH) e avaliação das funções neuropsicológicas por meio do Instrumento de Avaliação Breve Infantil. Os sujeitos também foram classificados conforme suas habilidades auditiva e de linguagem. Resultados: Maior parte dos sujeitos foram classificados na categoria máxima de audição e de linguagem, e apresentaram melhores desempenho na avaliação das funções neurocognitivas, entretanto, os escores foram representativos de déficit. De forma geral, o desempenho em cinco das oito funções neuropsicológicas avaliadas foi sugestivo de déficit, com melhores desempenhos para tarefas de input visual. A compreensão auditiva correlacionou-se positivamente com funções de orientação, memória semântica, linguagem. Não foram observadas diferenças entre as derivações na avaliação eletrofisiológica. A latência do componente P1 apresentou correlação com o teste de percepção de fala. As medidas de latência do P1 apresentaram correlação negativa com as funções neuropsicológicas de orientação, atenção auditiva, percepção, memória de trabalho, memória de longo prazo, e linguagem, enquanto as medidas de amplitude apresentaram correlação positiva com as funções de orientação, atenção, memória de curto e longo prazo, linguagem e função executiva. Já para o MMN observamos relação inversa, sendo positiva correlação entre a latência e a memória, e negativa entre a amplitude e a linguagem. Conclusão: Apesar de o domínio das habilidades auditivas e de linguagem permitirem melhores desempenhos nas tarefas neuropsicológicas, a performance geral sugere déficits em diversas funções neurocognitivas.
Título em inglês
Relationship of auditory skill mastery to performance on tasks involving neuropsychological functions in hearing-impaired children
Palavras-chave em inglês
Cochlear implants
Cognition
Hearing aids
Hearing loss
Speech perception
Resumo em inglês
Introduction: It has been proposed that a period of auditory deprivation has secondary effects beyond the auditory system affecting the development of high-level cognitive processes. Some studies have shown that hearing impaired children using hearing aids and/or cochlear implants tend to experience deficit in various cognitive functions. Therefore, it is necessary to understand the relationship between auditory and neurocognitive abilities, since these functions support information processing Objective: Verify the correlation between auditory and language skills and performance on neuropsychological assessment test tasks. Materials and Methods: Ethics approval for this study was approved by the Human Research Ethics Committee at the HCFMRP-USP (22611119.6.0000.5440). Analytical, observational, cross-sectional study. The sample consist of 24 hearing aids and/or cochlear implants users, with sensorineural hearing loss, attending to rehabilitation in aurioral approach, with mean chronological age of 12.69 (±2.07) years and with mean hearing age of 9.51 (±2.33) years. Data collection involved assessment of auditory performance through behavioral measures (hearing threshold and speech perception tests - GASP and TPFF) and objective measures (LLAEP - P1 and MMN), application of parental questionnaires to assess the child's auditory development and oral communication (IT-MAIS, MUSS, PEACH), and assessment of neuropsychological functions through Child Brief Neuropsychological Assessment Battery (NEUPSILIN-Inf). Results: The majority of subjects were classified in the highest category of hearing and language, and presented better performance in the assessment of neurocognitive functions, although the results were representative of deficit. Overall, performance on five of the eight neuropsychological functions assessed were suggestive of deficit, with better performances on visual tasks. Auditory comprehension correlated positively with orientation, semantic memory, and language functions. No differences were observed between CzA1 and CzA2 in the electrophysiological evaluation. P1 latency showed correlation with the speech perception test. P1 latency measurements correlated negatively with the neuropsychological functions of orientation, auditory attention, perception, working memory, long-term memory, and language, whereas amplitude measurements correlated positively with the functions of orientation, attention, short-term and long-term memory, language, and executive function. For MMN we observed an inverse relationship, with a positive correlation between latency and memory and a negative one between amplitude and language. Conclusion: Despite the fact that mastery of auditory and language skills allows better performance in neuropsychological tasks, overall performance suggests impairment in several neurocognitive functions.
 
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Data de Publicação
2023-06-12
 
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