• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.17.2022.tde-06052022-150455
Document
Auteur
Nom complet
Bruna Rodrigues Prior
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Ribeirão Preto, 2021
Directeur
Jury
Ricz, Lilian Neto Aguiar (Président)
Farah, Heliana
Constantini, Ana Carolina
Titre en portugais
Efetividade de um programa de canto para mulheres idosas
Mots-clés en portugais
Canto
Envelhecimento vocal
Idosas
Voz
Resumé en portugais
A presente pesquisa teve como propósito caracterizar e comparar os parâmetros vocais antes e após a aplicação de um programa de canto online. Para isso foi realizado um estudo com 12 mulheres maiores de 60 anos de idade. O estudo consistiu em 10 semanas de intervenção, onde a primeira e a última semana foram realizadas de forma presencial destinadas à avaliação acústica (Frequência Fundamental, Jitter, Shimmer e Proporção Harmônico Ruído), avaliação dos parâmetros aerodinâmicos fonatórios (Tempo Máximo de Fonação, Nível de Pressão Sonora, Pico de Pressão Aérea e Volume Expiratório), avaliação de voz cantada (Extensão e Tessitura vocais) e avaliação do impacto na qualidade de vida, e as outras oito semanas à aplicação do programa de canto online. As aulas do programa de canto foram realizadas individualmente de forma remota por vídeo chamada, com exercícios elaborados pela pesquisadora com base na literatura. As aulas de canto consistiram em 60 minutos de duração, compiladas em treinamento respiratório, vocal, musical e tarefas extras a serem realizadas individualmente em casa pela participante, que foram monitoradas através de um diário vocal. Os procedimentos foram submetidos a análises dos parâmetros perceptivo-auditivos, aerodinâmicos fonatórios, acústicos, extensão vocal, tessitura vocal e impacto vocal na qualidade de vida. Uma abordagem estatística bayesiana foi utilizada para fornecer as afirmações probabilísticas. Aplicou-se um teste de Wilcoxon para avaliar a diferença entre os momentos pré e pós das variáveis analisadas. Os resultados indicaram diferenças após as oito semanas de intervenção para os parâmetros de loudness, Tempo Máximo de Fonação (BF-10 = 1,21), Pico de Pressão Aérea (BF-10 = 2,53), os quais tiveram um aumento após o programa e também para o score total do questionário de qualidade de vida (BF-10 = 12,3), que apresentou uma diminuição, evidenciando uma melhor percepção da qualidade vocal pelas participantes. Os outros parâmetros apresentaram similaridades. Portanto, o programa de canto online se mostrou efetivo para a melhora dos aspectos perceptivo auditivos de loudness, aerodinâmico fonatórios de Tempo Máximo de Fonação, Pico de Pressão Aérea e de qualidade de vida.
Titre en anglais
Effectiveness of a singing program for elderly women
Mots-clés en anglais
Elderly women
Singing
Vocal aging
Voice
Resumé en anglais
The present research aimed to characterize and compare the vocal parameters before and after the application of an online singing program. For this, a study was carried out with 12 women over 60 years old. The study consisted of 10 weeks of intervention. The first and last week were carried out presencialy for the acoustic evaluation (Fundamental Frequency, Jitter, Shimmer and Harmonic Noise Ratio), evaluation of phonatory aerodynamic parameters (Maximum Phonation Time, Sound Pressure Level, Peak Air Pressure and Expiratory Volume), singing voice assessment (Vocal Extension and Tessitura) and assessment of the impact on quality of life. The other eight weeks were devoted to the application of the online singing program. The singing program classes were held individually remotely by video call, with exercises prepared by the researcher and based on literature. The singing lessons consisted of 60 minutes in duration, compiled in respiratory, vocal, musical training and extra tasks to be performed individually at home by the participant. The procedures were submitted to analysis of auditory-perceptual, phonatory aerodynamic, acoustic, vocal range, vocal tessitura and vocal impact on quality of life. A Bayesian statistical approach was used to provide the probabilistic statements. A Wilcoxon test was used to assess the difference between the pre and post moments of the analyzed variables. The results indicated differences after the eight weeks of intervention for the parameters loudness, Maximum Phonation Time (BF-10 = 1.21) and Peak Air Pressure (BF-10 = 2.53), which had an increase after the program. Also, the total score of the quality of life questionnaire (BF-10 = 12.3), depicted a decrease, showing a better perception of the vocal quality by the participants. The other parameters showed similarities. Therefore, the online singing program proved to be effective in improving vocal intensity, phonatory aerodynamic aspects, Maximum Phonation Time, Peak Air Pressure and quality of life.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2022-05-10
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.