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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.17.2019.tde-29092022-093101
Documento
Autor
Nome completo
Ana Paula Casagrande Silva Rodrigues
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2019
Orientador
Banca examinadora
Loureiro, Sonia Regina (Presidente)
Rodrigues, Olga Maria Piazentin Rolim
Linhares, Maria Beatriz Martins
Marturano, Edna Maria
Título em português
Estressores cumulativos e recursos de parentalidade: preditores do comportamento de escolares que convivem com a depressão materna
Palavras-chave em português
Comportamento
Criança
Depressão
Estressores
Mães
Parentalidade
Resumo em português
A depressão materna é reconhecida como uma adversidade ao desenvolvimento infantil, sendo lacuna da literatura estudos que abordem a parentalidade e variáveis contextuais associadas a tal condição. Objetivou-se identificar as associações entre depressão materna, estressores cumulativos e recursos de parentalidade, e verificar o efeito preditivo de tais variáveis para os problemas comportamentais de crianças em idade escolar. Propôs-se um delineamento transversal, correlacional preditivo. A amostra, de conveniência, abarcou 100 díades mãe-criança, distribuídas em dois grupos: Grupo Depressão - 50 díades mãe-criança, cujas mães apresentaram diagnóstico de depressão recorrente; e Grupo Comparação - 50 díades, com mães sem história de transtornos psiquiátricos. Incluiu-se crianças de ambos os sexos, com idade entre sete e 12 anos, com nível intelectual maior ou igual ao médio inferior. A identificação das mães foi realizada junto a serviços de saúde, e as crianças foram identificadas por meio de suas mães. Procedeu-se à coleta de dados em situação individual, face a face. As mães responderam aos seguintes instrumentos: Entrevista Clínica Estruturada para o DSM-IV; Questionário Geral; Questionário de Capacidades e Dificuldades; Escala de Eventos Adversos; Escala de Adversidade Crônica, Inventário de Recursos do Ambiente Familiar; e Entrevista com Roteiro Semiestruturado para avaliação dos estressores cumulativos e dos recursos de parentalidade. As crianças responderam ao teste das Matrizes Progressivas Coloridas de Raven e ao Teste do Desempenho Escolar. Os instrumentos foram codificados conforme as normas técnicas e as entrevistas codificadas foram submetidas à concordância entre avaliadores. Verificou-se a normalidade das distribuições das variáveis, sendo utilizados: Teste do Qui-Quadrado ou Teste Exato de Fisher, Teste t de Student, Correlação de Pearson, Regressão Linear, Regressão Logística Bivariada e Multinomial, e curva ROC, com p ≤ 0,05. Nas comparações, detectou-se com significância estatística, que no Grupo Depressão: as crianças apresentaram mais dificuldades comportamentais quanto ao total, Sintomas Emocionais e Problemas de Relacionamento com Colegas; identificou-se mais eventos adversos, mais adversidades crônicas, mais estressores cumulativos; e menos recursos do ambiente familiar e de parentalidade. Foram identificadas correlações significativas, na maioria moderadas, entre as variáveis depressão materna, problemas comportamentais, estressores cumulativos e recursos de parentalidade. Com base na regressão linear simples, constatou-se que a gravidade da depressão materna, os estressores cumulativos e os recursos de parentalidade foram preditores de todos os problemas comportamentais, exceto a depressão materna para Hiperatividade. As análises de regressão linear múltipla revelaram como preditores: a depressão materna e os estressores cumulativos para Sintomas Emocionais e Problemas de Relacionamento com Colegas; os estressores cumulativos para Total de Dificuldades e Problemas de Conduta; e os recursos de parentalidade para Hiperatividade. Na regressão logística multinomial, somente a depressão materna afetou significativamente a probabilidade das crianças apresentarem problemas Internalizantes. Verificou-se pelas análises de mediação que os recursos de parentalidade mediaram a associação entre depressão materna e Total de Dificuldades. Esses dados evidenciaram que os problemas de comportamento são multideterminados, tendo as variáveis estudadas peso distinto. Tais achados têm implicações para o desenvolvimento de estratégias de prevenção e intervenção em saúde mental materna e infantil, com destaque para os programas de orientação de pais.
Título em inglês
Cumulative stressors and parenting resources: predictors of behavior among school-aged children living with maternal depression
Palavras-chave em inglês
Behavior
Child
Depression
Mothers
Parenting
Stressors
Resumo em inglês
Maternal depression is considered an adversity that affects child development, but there is a lack of studies addressing parenting and contextual variables associated with it. The objective was to identify potential associations between maternal depression, cumulative stressors and parenting resources, and verify the predictive effect of these variables on school-aged children. A cross-sectional, predictive correlational design was used. The convenience sample was composed of 100 mother-child pairs assigned to two groups: Depression Group - 50 mother-child pairs, whose mothers presented a diagnosis of recurrent depression and Comparison Group - 50 mother-child pairs with no history of psychiatric disorders. Children aged between seven and 12 years, both sexes, with an intellectual level equal to or greater than the lower average, were included. The mothers were identified in health services and the children were identified through their mothers. Data were individually collected in face-to-face meetings. The mothers completed the following instruments: Structural Clinical Interview for DSM-IV; General Questionnaire; Strengths and Difficulties Questionnaire; Adverse Events Scale; Chronic Adversity Scale; Family Environment Resource Inventory; and a semi-structured script to assess cumulative stressors and parenting resources. The children completed the Raven's Progressive Matrices and the School Performance Test. The instruments were coded in accordance with technical standards and the coded interviews were submitted to the agreement of judges. The Chi-square test or Fisher's Exact test, Student's t test, Pearson's Correlation, Linear Regression, Bivariate and Multinomial Logistic Regression, and ROC were used. The normal distribution of variables was verified with p ≤ 0.05. Comparison between the groups revealed statistically significant differences among the children in the Depression Group, as they more frequently presented total behavioral difficulties, Emotional Problems, and Relationship Problems with Peers. They also experienced more adverse events, more chronic adversities, more cumulative stressors, and possessed fewer family environment and parenting resources. Significant correlations, moderate in most cases, were found between maternal depression variables and behavioral problems, cumulative stressors, and parenting resources. Simple linear regression showed that the severity of maternal depression, cumulative stressors and parenting resources predicted all behavioral problems, except Hyperactivity. Multiple linear regression revealed the following predictors: maternal depression and cumulative stressors predicted Emotional Symptoms and Relationship Problems with Peers; cumulative stressors predicted Total Difficulties and Conduct Disorders; parenting resources predicted Hyperactivity. Multinomial logistic regression showed that only maternal depression significantly affected the likelihood of children presenting internalizing problems. Analyses of mediation revealed that parenting resources mediated association between maternal depression and Total Difficulties. Results show that behavioral problems are multi-determined and the variables addressed here present different weights. These findings have implications for the development of preventive strategies and interventions focused on maternal and child mental health, especially programs intended to provide guidance to parents.
 
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TESE.pdf (3.03 Mbytes)
Data de Publicação
2022-10-31
 
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