• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.17.2020.tde-20052020-093505
Documento
Autor
Nome completo
Maria Claudia Rodrigues
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2019
Orientador
Banca examinadora
Furtado, Erikson Felipe (Presidente)
Andrade, Arthur Guerra de
Ben, Cristina Marta Del
Vargas, Divane de
Título em português
Avaliação da eficácia de um protocolo de intervenção breve para a redução do uso de álcool em universitários
Palavras-chave em português
Álcool
Binge drinking
Intervenção breve
Universitários
Resumo em português
INTRODUÇÃO: É crescente o número de pesquisas que apontam para o uso excessivo de álcool no meio universitário. Muitos estudos relatam que intervenções breves são necessárias para auxiliar os jovens a reduzirem o consumo de álcool e seus comportamentos de risco. OBJETIVO: Avaliar um novo protocolo de intervenção breve para redução do consumo de álcool em estudantes universitários, e a redução dos problemas associados a esse consumo, buscando verificar o padrão de consumo de álcool em grupos de universitários, antes e após serem submetidos a uma de duas diferentes modalidades de intervenção breve: IB BASICS e IB Grupo, avaliando a efetividade e viabilidade dos protocolos, de maneira independente e comparativa. MÉTODO: Tratase de um estudo de intervenção do tipo ensaio clínico, comparativo e prospectivo em quatro momentos de coleta de dados: Rastreamento, Fase 1 (pré-intervenção), e Fases 2 e 3 (6 meses, e 10 à 12 meses pós-intervenção, respectivamente). No rastreamento, tivemos uma amostra de 146 participantes (53 homens e 93 mulheres) ingressantes de uma faculdade pública do interior de São Paulo, de diferentes cursos da área de saúde, onde 116 desses alunos foram alocados de maneira aleatória em um dos dois grupos de intervenção. Na Fase 1, 31 alunos participaram do IB BASICS, em duas sessões individuais, e 34 do IB Grupo, em sessão única grupal. Sendo acompanhados na Fase 2 e 3 por 28 participantes do IB BASICS e 32 participantes do IB Grupo. RESULTADOS: Foi possível verificar que houve uma redução no padrão de consumo de álcool nas duas modalidades de intervenção, de maneira acentuada e progressiva, através das três fases da pesquisa. Não houve diferenças significativas na efetividade entre as modalidades de intervenção avaliadas, demonstrando que a intervenção breve, multifatorial, em modelo grupal, se mostrou tão efetiva quanto o modelo IB BASICS. Além disso, foi possível avaliar uma diminuição na ocorrência de problemas e consequências de risco decorrentes do uso de álcool para os dois grupos de intervenção. CONCLUSÃO: Essas evidências, possibilitam a indicação da viabilidade desse novo protocolo de intervenção breve, IB Grupo, para o contexto universitário.
Título em inglês
Evaluation of the effectiveness of a brief intervention protocol to reduce alcohol use among college students
Palavras-chave em inglês
Alcohol
Binge drinking
Brief intervention
College students
Resumo em inglês
INTRODUCTION: There is a growing number of studies that point to the excessive use of alcohol in the university environment. Many studies report that brief interventions are needed to help reduce their alcohol consumption and their risky behaviors. OBJECTIVE: To evaluate a new brief intervention protocol to reduce alcohol consumption in college students, and to reduce the problems associated with alcohol consumption, seeking to verify the pattern of alcohol consumption in college groups, before and after undergoing one of two different types of brief intervention: IB BASICS and IB Group, evaluating the effectiveness and viability of the protocols, independently and comparatively. METHOD: This is a prospective, comparative, and clinical trial intervention study at four data collection times: Baseline, Phase 1 (pre-intervention), and Phases 2 and 3 (6 months, and 10-12 months). post-intervention, respectively). In the screening, we had a sample of 146 participants (53 men and 93 women) entering a public college in the interior of São Paulo, from different health courses, where 116 of these students were randomly allocated to one of two groups. intervention. In Phase 1, 31 students participated in IB BASICS, in two individual sessions, and 34 students in IB Group, in a single group session. Being accompanied in Phase 2 and 3 by 28 IB BASICS participants and 32 IB Group participants. RESULTS: It was possible to verify that there was a reduction in the pattern of alcohol consumption in both intervention modalities, in a marked and progressive way, through the three research phases. There were no significant differences in effectiveness between the evaluated intervention modalities, demonstrating that the brief, multifactorial intervention in a group model was as effective as the IB BASICS model. In addition, it was possible to evaluate a decrease in the occurrence of problems and risk consequences resulting from alcohol use for both intervention groups. CONCLUSION: These evidences allow the indication of the viability of this new brief intervention protocol, IB Group, for the university context.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2020-07-13
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.