• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
10.11606/D.17.2018.tde-28052018-172302
Documento
Autor
Nombre completo
Paulo Tadeu de Campos Prado
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2005
Director
Tribunal
Santos, Antonio Carlos dos (Presidente)
Carneiro, Antonio Adilton Oliveira
Funayama, Carolina Araujo Rodrigues
Título en portugués
Estudo por imagens da encefalopatia pelo HIV: uma abordagem multimodal utilizando técnicas quantitativas por ressonância magnética
Palabras clave en portugués
Não informado
Resumen en portugués
Introdução: A avaliação multimodal da encefalopatia causada pelo HIV utilizando técnicas quantitativas por RM pode fornecer informações não detectáveis à RM convencional. Objetivos: O objetivo deste estudo foi comparar os achados de imagem convencional e de técnicas quantitativas, como espectroscopia, MT e relaxometria e determinar se as técnicas quantitativas por RM são mais sensíveis que a RM convencional para alterações encefálicas causadas pelo HIV. Materiais e Métodos: Foram estudadas prospectivamente 9 crianças HIV positivas (idade média de 6 anos, variando de 5 a 8 anos de idade) e 9 controles (idade média de 7,3 anos, variando de 3 a 10 anos de idade), utilizando-se a MRS, Relaxometria e MT. Os exames foram realizados em um equipamento de 1,5 T. Resultados: Pacientes HIV positivos apresentaram somente achados pouco significantes e todos os controles tinham exames de RM convencional normais. Os achados da MRS demonstraram aumento na razão CHO/CRE bilateralmente, tanto na substância branca como na cinzenta frontal, na substância branca parietal esquerda e na razão total de CHO/CRE. Por outro lado, não foi observada qualquer diferença significativa na razão NAA/CRE entre os dois grupos. A relaxometria demonstrou anormalidades bilateralmente em diversas regiões. Devido a dificuldades técnicas, não foi possível obter resultados com a MT. Conclusão: A RM convencional não é sensível para as alterações encefálicas precoces causadas pela infecção pelo HIV. Técnicas quantitativas, como a Espectroscopia e a Relaxometria por RM se apresentam neste contexto como ferramentas importantes no diagnóstico destas alterações iniciais. Assim, estudos quantitativos podem ser úteis na demonstração e compreensão da fisiopatologia da doença.
Título en inglés
Não informado
Palabras clave en inglés
Não informado
Resumen en inglés
Não informado
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
A.pdf (3.51 Mbytes)
Fecha de Publicación
2018-07-23
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2021. Todos los derechos reservados.