• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.17.2020.tde-27052020-082630
Documento
Autor
Nombre completo
Fernanda Assis Moraes
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2019
Director
Tribunal
Leite, João Pereira (Presidente)
Santos, Victor Rodrigues
Umeoka, Eduardo Henrique de Lima
Padovan Neto, Fernando Eduardo
 
Título en portugués
Utilização de glicocorticóides sintéticos para desencadear alterações comportamentais semelhantes a transtorno de estresse pós- traumático em ratos
Palabras clave en portugués
Condicionamento aversivo
Estresse
Glicocorticoides
Medo
Memória
Resumen en portugués
Situações de estresse agudo são comuns no dia a dia e, geralmente, estão associadas a facilitação de processos de consolidação de memória. Porém, dependendo de sua intensidade, podem desencadear quadros neuropatológicos. Nesses casos, ocorre perda da discriminação de pistas que predizem a memória (generalização), além de prejuízo na evocação de memórias contextuais. Tais características são observadas no transtorno do estresse pós-traumático (TEPT), porém os seus mecanismos ainda são pouco compreendidos. O presente trabalho teve como objetivo testar se a injeção sistêmica de glicocorticoides sintéticos em ratos Wistar pode gerar alterações mnemônicas semelhantes ao TEPT. Especificamente, testamos se injeção sistêmica de corticosterona (2,5mg/kg) e dexametasona (2,5mg/kg) após a fase de condicionamento é suficiente para gerar prejuízos de formação de memória contextual e generalização da memória associada ao tom. Ratos Wistar adultos foram divididos em quatro grupos: grupo pareado, onde o choque foi apresentado em congruência com a apresentação do tom, sendo subdivido em grupo controle (salina) e tratado com glicocorticoide sintético (corticosterona ou dexametasona, dependendo do experimento) e grupo não-pareado, onde os estímulos tom e choque foram apresentados em momentos temporalmente distintos, sendo também divididos em controle e tratados. Os testes de retenção da memória foram realizados 24h após o condicionamento e repetidos depois de 7 dias. Nossos achados mostram que (i) o condicionamento aversivo ao tom é prejudicado por ambos tratamentos com corticosterona e dexametasona e (ii) os animais do grupo não-pareado tratados com dexametasona generalizam a resposta aversiva. Esses resultados replicam a característica de generalização da memória que ocorre em pacientes com TEPT e corroboram achados anteriores da literatura demonstrando que glicocorticoides em excesso são prejudiciais aos processos de consolidação da memória. Dessa forma, este trabalho abre novas possibilidades para estudos adicionais envolvendo ratos Wistar que visem a um maior entendimento dos mecanismos responsáveis pela formação de memórias em situações patológicas como o TEPT.
 
Título en inglés
Use of synthetic glucocorticoids to trigger behavioral changes similar to posttraumatic stress disorder in rats
Palabras clave en inglés
Fear
Fear conditioning
Glucocorticoids
Memory
Stress
Resumen en inglés
Acute stress situations occur in everyday life and are often associated with facilitation of memory consolidation. However, neuropathological conditions may be triggered depending on their intensity. In such circumstances, cue discrimination to predict memory and the retrieval of contextual memories are impaired. Such characteristics are observed in posttraumatic stress disorder (PTSD), but their mechanisms are still poorly understood. The present study aimed to test whether systemic injection of synthetic glucocorticoids in Wistar rats can produce PTSD-like memories. Specifically, we tested whether systemic injection of corticosterone (2,5mg/kg) and dexamethasone (2,5mg/kg) after the conditioning phase is sufficient to cause impairment of contextual memory formation and generalization of the toneassociated memory. Adult Wistar rats were divided into four groups: paired group, where shock was presented congruently with tone presentation, subdivided into control group (saline) and treated with synthetic glucocorticoid (corticosterone or dexamethasone, depending on the experiment) and non-paired group where the tone and shock stimuli were presented at different moments, being also subdivided into control and treated. Memory retrieval tests were performed 24h after conditioning and repeated seven days later. Our findings show that (i) cued (tone) fear conditioning is impaired by both corticosterone and dexamethasone treatments and (ii) non-paired animals treated with dexamethasone had a generalization of the aversive response. These results reproduce the characteristic of memory generalization that occurs in PTSD patients and corroborates previous findings in the literature showing that excess of glucocorticoids is detrimental to memory consolidation. Thus, this study opens new avenues for further investigations involving Wistar rats aiming to further the understanding of the mechanisms responsible for the formation of memories in pathological situations such as PTSD.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2020-07-13
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores.
CeTI-SC/STI
© 2001-2024. Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP.