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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.17.2020.tde-25082020-092659
Documento
Autor
Nome completo
Bárbara Ferreira da Silva Souza Monedeiro
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2020
Orientador
Banca examinadora
Ruffino Netto, Antonio (Presidente)
Monroe, Aline Aparecida
Santos, Marcelo Cordeiro dos
Título em português
Assistente virtual mobile para o auxílio no tratamento da tuberculose
Palavras-chave em português
Chatbot
Inteligência artificial
Sistemas de informação em saúde
Tratamento diretamente observado
Tuberculose
Resumo em português
Introdução - A tuberculose (TB) é um grave problema de saúde no Brasil e no mundo, atingindo principalmente países em desenvolvimento. Com o surgimento de novas tecnologias que simulam uma conversação humana, surge a possibilidade de avaliarmos o uso de um agente conversacional aplicados em diversos cenários, este trabalho propôs avaliar a utilização de um agente conversacional durante o tratamento da tuberculose. Objetivo - Desenvolver um agente conversacional para acompanhar o paciente durante o tratamento de tuberculose, visando aumentar o engajamento e o sucesso do paciente no tratamento da doença. Métodos - A etapa de levantamento de requisitos foi realizada através da aplicação de questionários a agentes de saúde que participam da aplicação da estratégia DOTS para o tratamento de tuberculose no município de Ribeirão Preto. Os dados coletados foram organizados em mapas onde pudemos observar as principais características que a aplicação deveria conter, e a matriz dos principais assuntos de interesse dos pacientes em tratamento da tuberculose. Como ferramenta para o desenvolvimento da aplicação foi utilizada o DialogFlow, especializada em criação de agentes conversacionais. Resultados - Foram analisados três principais cenários de implantação para o uso da ferramenta desenvolvida: No tratamento de tuberculose pulmonar, no tratamento de casos de Infecção Latente de Tuberculose e no cenário de educação em saúde. Nestas análises pudemos observar que a tecnologia de agentes conversacionais aplicadas a extensão de cuidados ao paciente, fornecendo acesso a informações em saúde para profissionais de saúde como para toda população, se mostrou bastante promissora. Conclusões - A análise da inserção desta tecnologia apresentou uma diversidade de aplicações diferentes e aponta um ganho significativo no que diz respeito a atenção a população e pacientes em tratamento de tuberculose.
Título em inglês
Mobile virtual assistant to assist in the treatment of tuberculosis
Palavras-chave em inglês
Artificial intelligence
Chatbot
Directly observed treatment
Health information systems
Tuberculosis
Resumo em inglês
Introduction - Tuberculosis (TB) is a serious health problem in Brazil and in the world, affecting mainly developing countries. With the emergence of new technologies that simulate a human conversation, the possibility arises to evaluate the use of a conversational agent applied in different scenarios, this work proposed to evaluate the use of a conversational agent during the treatment of tuberculosis. Objective - To develop a conversational agent to accompany the patient during the treatment of tuberculosis, aiming to increase the patient's engagement and success in the treatment of the disease. Methods - The requirements survey stage was carried out through the application of questionnaires to health agents who participate in the application of the DOTS strategy for the treatment of tuberculosis in the city of Ribeirão Preto. The collected data were organized in maps where we could observe the main characteristics that the application should contain, and the matrix of the main subjects of interest to patients in the treatment of tuberculosis. As a tool for the development of the application, DialogFlow was used, specialized in the creation of conversational agents. Results - Three main implantation scenarios for the use of the developed tool were analyzed: In the treatment of pulmonary tuberculosis, in the treatment of cases of Latent Tuberculosis Infection and in the health education scenario. In these analyzes we could observe that the technology of conversational agents applied to the extension of patient care, providing access to health information for health professionals and for the entire population, has shown itself to be very promising. Conclusions - The analysis of the insertion of this technology presented a diversity of different applications and points out a significant gain about the attention to the population and patients undergoing treatment for tuberculosis.
 
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Data de Publicação
2020-10-21
 
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