• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.17.1982.tde-13092023-094409
Documento
Autor
Nombre completo
Severino Marcio Pereira Meirelles
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 1982
Director
Tribunal
Nogueira, Jarbas Leite (Presidente)
Amann, Safira Bezerra
Barbosa, Frederico Adolfo Simoes
Rocha, Juan Stuardo Yazlle
Ruffino Netto, Antonio
Título en portugués
A formação dos agentes extensionistas em um programa de ações básicas de saúde
Palabras clave en portugués
Agentes extensionistas
Educação
Extensão universitária
Formação
Serviço de saúde
Resumen en portugués
Devido a grande disseminação de Programas de Extensão de Serviço de Saúde utilizando agentes extensionistas, como se pode observar por artigos de publicações da Organização Mundial de Saúde, e de várias outras, sobre Saúde Pública, decidiu-se desenvolver uma investigação sobre os programas de treinamento, com base em um programa desenvolvido em Cuiabá, Mato Grosso, Brasil. Primeiramente foi delineado um referencial teórico onde são situados os Programas de Extensão de Serviços que usam pessoal auxiliar no interior das Políticas Sociais e dos Programas de Extensão de Serviços em geral. No Referencial Teórico foi situado ainda o trabalho dos agentes extensionistas e de sua relação com os processos educacionais. Foram definidos, no Referencial, três indicadores teóricos para análise dos Programas de formação; Educação Popular, Utilização de Tecnologia Popular em Saúde: e Participação Social; Foi apresentada uma breve revisão de cada indicador e definidas perspectivas diversas que podem ser assumidas na prática, como síntese de um processo de formação, que expressa a postura político-ideológica do programa de formação dos agentes. Em seguida foi feita a caracterização crítica do Programa de Atenção Primária à saúde, no interior do qual foi estudado o processo de formação de agentes extensionistas. O Programa de Atenção Primária partiu de um tipo de Política Social que isola os problemas e as "populações-alvo" para atendê-las. Esse programa pode ser descrito como sendo essencialmente técnico, tanto em seu projeto como no modo de formulação. Ele foi caracterizado como um programa de extensão de atenção à saúde onde o pessoal auxiliar, atuando como agente-extensionista, foi usado para executar a atenção à saúde. Em terceiro lugar, a formação dos agentes é descrita, analisada e interpretada de acordo com o Referencial Teórico. Três estudos foram realizados sobre a formação dos agentes extensionistas: o primeiro foi sobre as condições antecedentes ao processo de ensino, o segundo foi uma avaliação do processo de ensino e o terceiro um estudo sobre produtos do processo de ensino. Foi utilizada uma metodologia específica para cada estudo. O primeiro estudo foi feito através de informações levantadas em documentos de programa, com os superiores e dos professores. O segundo estudo foi feito através de informações levantadas com os professores. O terceiro estudo foi feito através de informações levantadas em amostras de usuários. Com a investigação concluiu-se que: (1) O programa educacional utilizou tecnologia educacional por objetivos para apresentar, em módulos de ensino, um conhecimento técnico sobre saúde, sem levar em consideração as condições sócio-econômicas no conteúdo do ensino; (2) Como programa educacional pode ser caracterizado como programa de educação não-formal; (3) A utilização da educação não-formal não garantiu que o processo de ensino privilegiasse os "valores populares", no campo de conhecimentos abordados; (4) Como programa de Educação Popular pode ser classificada dentre aqueles que reatualizam "valores de sistema" em um dado contexto de relações sociais; (5) Como programa de Educação Popular difundiu "valores de sistema", usando estratégias para não colidir com os "valores populares", tais como: aceitou a "Medicina Tradicional", aceitou a "organização popular", usou a participação popular para conseguir local temporário para o trabalho de programa; (6) A percepção da população sobre a prática dos agentes em relação à "Medicina Tradicional" e "Organização Popular" demonstrou que os agentes não as valorizam em sua ação; (7) A prática dos agentes foi uma prática técnica compatível com o Programa de Ensino; (8) A participação do pessoal auxiliar na extensão dos serviços formais de atenção à saúde foi restrita a seu trabalho, porque a articulação com outros níveis de atenção à saúde não foi boa; (9) A determinação institucional sobre o trabalho do agente confirmou e manteve o tipo de preparação recebido no processo de formação; (10) O processo de formação dos agentes extensionistas pode ser interpretado como autoritário, na sua prática educacional e sanitária e manipulados na sua prática social.
Título en inglés
Training extension agents in a basic health action program
Palabras clave en inglés
Education
Extension agents
Health service
Training
Resumen en inglés
Due the increasing utilization of auxiliary personnel in the Health Services Programs as community extend agents it was decided to develop an investigation about their training program based on an extended health care program developed in Cuiabá, Mato Grosso, Brasil. At first, a theoretical frame of reference was characterized where these extended health care programs are identified, inside the Social Policies and the Extend Services Programs in general and also is identified the extend agent work in its relations with the educational process. It was defined in this frame of reference three theoretical indicators for the analysis of the agent training program: Popular Education, Utilization of Popular Health Technology and Social Participation. It is presented a brief revision of each one and defined some positions that can be assumed on practice, as a synthesis of a training process that express the policy and ideology of the extended agent training program. On second, the Primary Health Care Program, inside wich the extend agent training process was studied, is characterized an criticized. It was originated from a social policy that set apart the problems and the target population in order to attend them. This program can be described as an essentially technic program in its project as well in its method of formulation. It was characterized as an extend program where the auxiliary personnel, as an extend agent, was used to execute the health care. On third, the training program is described, analyzed and interpreted in agreement to the theoretical frame of reference. Three studies were developed about the training program; the first about the antecedent conditions, the second an evaluation study and the third one a product study of the education process. A specific methodology was used for each study. The first one was done through a survey collecting information on records of the program, with supervisors of actions and about the teachers. The second was done through a survey with the teachers and the third study through a survey with samples of consumers. It was concluded that: (1) The education program utilized educational technology by objectives to introduce, on "teaching module" a technician knowledge about health, without considering the social-economic conditions in the teaching contents; (2) As an education program it can be characterized as a non-formal education program; (3) The utilization of the non-formal education did not assure that the education process favored the "popular values", in the field of transmitted knowledge; (4) As Education program can be classified among those that "modernize" the "values of the system" in the context of social relations; (5) As Popular Education Program it diffused "values of system", using strategies that did not collide with the "popular values" using as: it accepted the "Traditional Medicine", it accepted Popular Association, it used Popular Participation to choose the auxiliary personnel and it used the popular participation to get temporary place to operate the program; (6) The perception of the population about the practice of agent on relation to the "Traditional Medicine" and "Popular Association" demonstrated that the agents did not appraise them in their action; (7) The agent practice was a technician practice compatible to the Education Program; (8) The participation of the auxiliary personnel to the extend of the formal health service was restricted to their own work, because the articulation with other health care level was not good enough; (9) The institutional determination about the agent work corroborated and maintained the kind of training received on training process; (10) The training process of the extend agent can be interpreted as authoritarian in its educational and sanitary practice, and that manipulated the population on its social practice.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
000712357.pdf (18.08 Mbytes)
Fecha de Publicación
2023-09-14
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.