• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.17.2022.tde-08112022-175329
Documento
Autor
Nome completo
Beatriz Silva Santoro
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2022
Orientador
Banca examinadora
Pinto, Maria Paula Panuncio (Presidente)
Silva, Carla Regina
Fiorati, Regina Celia
Título em português
Adolescentes em situação de vulnerabilidade social: explorando suas perspectivas de futuro e projeto de vida
Palavras-chave em português
Adolescência
Injustiça ocupacional
Projeto de vida
Vulnerabilidade social
Resumo em português
A adolescência é uma fase do desenvolvimento humano que expõe a pessoa a transformações físicas, emocionais, sociais e nos papeis desempenhados no cotidiano. Com o avanço da adolescência espera-se do adolescente que ele comece a expressar suas perspectivas de futuro e seus planos para a vida adulta - projeto de vida. Os projetos de vida e perspectivas de futuro dos adolescentes sofrem grande influência do contexto social, da família, relações construídas e dos modelos aos quais os adolescentes estão expostos. O adolescente que vive em condições de vulnerabilidade social encontra barreiras que podem ser determinantes na formação de projetos de vida. Nessa perspectiva, é importante compreender os planos de futuro do adolescente e a partir disso elaborar estratégias significativas que possam contribuir para o desenvolvimento do seu projeto de vida. Esse trabalho teve como objetivos explorar os projetos de vida e perspectivas de futuro de adolescentes, atendidos no contexto da proteção social básica e que vivenciam a vulnerabilidade social; explorar a influência de aspectos relacionados à educação, família, redes de suporte, amigos e comunidade na construção de projetos de vida e planos para o futuro; explorar possíveis relações entre a condição de vulnerabilidade social e as perspectivas de futuro dos adolescentes. Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo-exploratório, com abordagem predominantemente qualitativa. Adolescentes com idade entre 12 e 14 anos que frequentam Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - Proteção Social Básica, foram abordados através de grupos focais e mapas corporais, cujas sessões foram gravadas e transcritas na integra, analisadas em seu conteúdo. Além disso, seus responsáveis participaram respondendo à um questionário sociodemográfico semiestruturado que permitiu, através de abordagem quantitativa, a identificação da vulnerabilidade social em seus diferentes aspectos. Participaram do estudo 17 adolescentes, de três SCFV de Ribeirão Preto. Foram realizadas três sessões de grupos focais e quatro mapas corporais. A partir da análise dos dados, identificou-se um grande tema central: Pobreza - Classe Social - Injustiça Ocupacional, em torno deste grande tema foram identificadas três categorias temáticas: (1) Facilitadores para pensar projeto de vida/perspectiva de futuro (Fatores protetivos), (2) Barreiras para pensar projeto de vida/perspectiva de futuro e (3) Romper o ciclo de vulnerabilidade social: sobre o futuro, sua compreensão e seus determinantes. Compreende-se que o projeto de vida central dos participantes é a ruptura das condições de vulnerabilidade social. Os adolescentes estabelecem planos e metas que direcionam suas ações para realizar seus projetos de vida, no entanto, existem limitações impostas pelo contexto de exclusão social que impossibilita seu envolvimento em ocupações, caracterizando processos de injustiça ocupacional. Se faz necessário investir em políticas públicas que possibilitem fortalecer redes pessoais e sociais e desenvolver estratégias para diminuir as injustiças impostas pelo contexto.
Título em inglês
Adolescents living in social vulnerability: exploring their perspectives for the future and life project
Palavras-chave em inglês
Adolescence
Life project
Occupational injustice
Social vulnerability
Resumo em inglês
Adolescence is a phase of human development that exposes the person to physical, emotional, social changes as well to in roles played in everyday life. As adolescence progresses, adolescents are expected to express their perspectives for the future and their plans for adult life - a life project. The life projects and future perspectives of adolescents are greatly influenced by the social context, the family, built relationships and the models to which adolescents are exposed. Adolescents who live in conditions of social vulnerability encounter barriers that can be decisive in the formation of life projects. From this perspective, it is important to understand adolescent's future plans and, based on that, to develop strategies that can contribute to their life project. This work aimed to explore the life projects and future perspectives of adolescents, assisted in the context of basic social protection and who experience social vulnerability; explore the influence of aspects related to education, family, support networks, friends and community in the construction of life projects and plans for the future; explore possible relationships between the condition of social vulnerability and the adolescents' future perspectives. This is descriptive-exploratory research, with a predominantly qualitative approach. Adolescents aged between 12 and 14 years old who attend Services for Coexistence and Strengthening of Bonds - Basic Social Protection, were approached through focus groups and body mapping, whose sessions were recorded and transcribed in full, analyzed in their content. In addition, adolescents' parents or guardians answered semi-structured sociodemographic questionnaire that allowed the identification of social vulnerability in its different aspects. Participated in the study 17 adolescents aged between 12 and 14 years, from three SCFV in Ribeirão Preto. Three focus group and four body maps sessions were carried out. From the data analysis, a major central theme was identified: Poverty - Social Class - Occupational Injustice. Around this major theme, three thematic categories were identified: (1) Facilitators to think about life project/future perspective (Protective factors), (2) Barriers to thinking about a life project/future perspective and (3) Breaking the cycle of social vulnerability: about the future, its understanding and its determinants. It is understood that the central life project of the participants is the rupture of the conditions of social vulnerability. Adolescents establish plans and goals that direct their actions to carry out their life projects, however, there are limitations imposed by the context of social exclusion that makes it impossible for them to get involved in occupations, characterizing processes of occupational injustice. It is necessary to invest in public policies that make it possible to strengthen personal and social networks and develop strategies to reduce the injustices imposed by the context.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2022-11-24
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.