Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.17.2004.tde-06092006-101300
Document
Auteur
Nom complet
Mariana de Senzi Zancul
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Ribeirão Preto, 2004
Directeur
Jury
Fabbro, Amaury Lelis Dal (Président)
Bettiol, Heloisa
Ribeiro, Rosane Pilot Pessa
Titre en portugais
Consumo alimentar de alunos nas escolas de ensino fundamental em Ribeirão Preto (SP)
Mots-clés en portugais
adolescência
Consumo alimentar
nutrição
saúde na comunidade
Resumé en portugais
A questão nutricional ocupa hoje um lugar de destaque no contexto mundial. Deficiências
alimentares trazem muitos prejuízos provocando desequilíbrios nutricionais. Os
adolescentes são considerados um grupo exposto ao risco nutricional, devido aos seus
hábitos alimentares. Estudos apontam que atividades envolvendo alimentação dentro das
escolas são muito importantes, pois podem possibilitar aos adolescentes o desenvolvimento
de uma relação mais responsável com a própria saúde. Este trabalho tem como objetivos
identificar e analisar comparativamente o consumo alimentar de alunos de 5a à 8a séries nas
escolas de ensino fundamental das redes municipal, estadual e particular no município de
Ribeirão Preto (SP), verificando o que é oferecido como opções pela merenda e pela cantina
escolar e discutindo o espaço da escola como alternativa para a educação alimentar de
estudantes. Os estudantes responderam a um questionário sobre seu consumo alimentar na
escola, foram pesados e medidos. O programa de software Epi Info 2002 foi usado para a
organização dos dados. Os questionários foram respondidos por 401 alunos, de 5a à 8a
séries, de ambos os sexos. Alunos de diferentes escolas apresentaram um padrão de
consumo alimentar muito semelhante. De maneira geral, os estudantes não trazem lanche
de casa para a escola. Nas escolas municipais e estaduais a maior parte dos alunos come a
merenda oferecida pela escola apenas ocasionalmente. Em média, 70% dos respondentes
freqüentam as cantinas pelo menos uma vez por semana, e os alimentos mais consumidos
nas cantinas das escolas municipais, estaduais e particulares são balas, refrigerantes,
salgados e sucos. A disciplina Ciências foi a mais apontada pelos alunos como aquela na
qual os conteúdos sobre alimentação são trabalhados. A classificação do estado nutricional
dos estudantes, feita pelos percentis de acordo com o IMC para idade e sexo permitiu
verificar que 12,6% dos escolares apresentam sobrepeso e 8,5% apresentam obesidade.
Diante do que foi observado no estudo, considera-se que, dentro do contexto de vida dos
adolescentes, no qual estão presentes diferentes variáveis como sedentarismo, grande
apelo ao consumo, forte influência da mídia, a escola pode exercer um papel fundamental
na promoção da educação nutricional, que deve ser abordada pelas diferentes disciplinas e
trabalhada em atividades diversificadas, com objetivo de desenvolver atitudes e hábitos
saudáveis. A cantina escolar pode constituir-se, também, num espaço de educação nutricional,
possibilitando associar teoria e prática.
Titre en anglais
Alimentary consumption of students in the schools of basic education in Ribeirão Preto (SP)
Mots-clés en anglais
adolescence
Alimentary consumption
health in community
nutrition
Resumé en anglais
Currently, questions about nutrition have a prominent place in the worldwide context.
Nutritional deficiencies are in the origin of many damages that provoke imbalances.
Adolescents are a group exposed to nutritional risks due to their alimentary habits. Studies
have pointed out that the activities involving alimentation at the schools, are very important
because they can make possible for teenagers the development of a more responsible
relation with their own health. The aim of this work is to identify and to analyze comparatively
the alimentary consumption of students from 5th to 8th grades of municipal, state, and private
fundamental schools in Ribeirão Preto city, São Paulo. Besides, the study has the purpose of
verifying what kind of foods is offered as options by the school meals and the school canteen
and discussing the school space as an alternative for the student alimentary education. 401
students, male and female, from 5th to 8th grades, answered questions concerning to their
alimentary consumption and were evaluated according to their weigh and their height. For
the data organization it was used the Epi Info 2002 software program. Students from different
schools showed a very similar pattern of alimentary consumption. In general, the students
dont bring their school lunch from home to school. In the municipal and state schools the
students eat school meals only occasionally. On the average, 70% of the students go the
school canteen at least once a week and the more consumed foods are candies, juices,
sugary sodas and salt snacks. Science was the discipline more pointed by the students as
the one in which the contents about alimentation are more worked. The classification of the
student nutritional state, done by the percentiles according to IMC for age and sex, allowed
to verify that 12.6% of the students showed overheight and 8.5% showed obesity. According
to what has been observed in the studies, we consider that, in the context of adolescents life,
in which different variables are present, like sedentariness, the great influence of the media,
the great appeal of consumes, the school can play a basic role in promoting nutritional
education. This subject must be approached by the diverse disciplines and worked through
diversified activities in order to develop healthy habits and attitudes. The school canteen may also constitute itself a space for nutritional education, making possible to put theory and
practice together.
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2006-09-14
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées
cliquant ici.