• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.17.2023.tde-05062023-113851
Document
Auteur
Nom complet
Tatiana Lemos de Almeida Mestriner
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Ribeirão Preto, 2022
Directeur
Jury
Forster, Aldaísa Cassanho (Président)
Batista, Sylvia Helena Souza da Silva
Ribeiro, Luciana Cisoto
Silva, Jaqueline Alcântara Marcelino da
Titre en portugais
A educação interprofissional na formação em saúde no contexto da atenção primária
Mots-clés en portugais
Atenção primária à saúde
Educação em saúde
Educação interprofissional
Estratégia de saúde da família
Resumé en portugais
A educação Interprofissional em Saúde (EIP) vem ganhando grande visibilidade e valorização ao redor do mundo por estar orientada por marcos teórico-conceituais e metodológicos coerentes com o desafio de formar profissionais de saúde mais aptos à colaboração e ao efetivo trabalho em equipe. O esgotamento da perspectiva da uniprofissionalidade se tornou mais evidente, no caso do Brasil, com os debates sobre a integralidade em saúde, associadas à reforma assistencial e ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde, que mobilizou fortemente a formação e o trabalho na saúde. O objetivo geral deste trabalho foi analisar a Educação Interprofissional inserida nas atividades realizadas por alunos de graduação em saúde dentro da Atenção Primária à Saúde (APS). Os objetivos específicos foram verificar a percepção dos estudantes sobre a Educação Interprofissional em Saúde na sua formação e a relação desta temática com as ferramentas da APS e atividades realizadas em campo, bem como identificar a partir da ótica dos membros da equipe de saúde, a concepção e a importância da Educação Interprofissional em Saúde na formação dos estudantes dos cursos de saúde. Trata-se de um estudo descritivo de caráter quantitativo e qualitativo. Percurso Metodológico: Trata-se de um estudo transversal, observacional, descritivo de caráter quantitativo realizado com estudantes dos cursos de graduação em saúde ligados a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP) e com profissionais de saúde dos serviços da Estratégia da Saúde da Família ligado à FMRP-USP, junto à rede de saúde local do SUS. A coleta de dados foi realizada através de um questionário eletrônico e a pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa e pelas instâncias de coordenação e Gestão da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto. Resultados: A população do estudo foi composta por 46 estudantes e 30 profissionais de saúde. Os resultados da pesquisa identificaram e qualificaram a percepção dos trabalhadores de saúde e estudantes sobre a EIP. Os estudantes apresentaram disponibilidade para a EIP, porém as atividades que envolvem as práticas dentro da Saúde da Família como reunião com a equipe de saúde, projeto terapêutico singular e visitas domiciliares ainda são realizadas, em sua maioria, com profissionais e estudantes da mesma área profissional, sem participação compartilhada e interação. Assim consideramos que as habilidades de trabalho em equipe são competências que ainda precisam ser consolidadas nos currículos. Com os profissionais os resultados demonstram que a percepção sobre a temática ainda precisa promover mudanças nos modelos das práticas. O cenário da Atenção Primária potencializa a experiência de educação interprofissional; entretanto, é preciso reforçar o entendimento de que compartilhar espaços de ensino não garante o aprendizado interprofissional. Este estudo, sem esgotar a temática, contribuiu para a reflexão crítica acerca da importância da formação dos profissionais de saúde comprometidos com a integralidade, atores ativos no processo de melhoria da resolutividade do sistema de saúde, com foco no usuário e nas suas necessidades de saúde.
Titre en anglais
The interprofessional health education in health training in the context of primary care
Mots-clés en anglais
Family health strategy
Health education
Interprofessional education
Primary health care
Resumé en anglais
Interprofessional Health Education (IHE) has been gaining greater visibility and appreciation worldwide, as it is guided by theoretical-conceptual and methodological frameworks that are consistent with the challenge of training health professionals more capable of collaboration and effective teamwork. The exhaustion of the uniprofessional perspective became more evident, in the case of Brazil, with the debates on integrality in health, associated with the care reform and strengthening of the Unified Health System, which strongly mobilized training and work in health. The main purpose of this study was to assess the IHE inserted in the activities carried out by undergraduate health students within Primary Health Care (PHC). The specific purposes were to verify the students' perception regarding the IHE in their training and the relationship of this theme with the PHC tools and activities carried out in the field, as well as to identify, from the perspective of the members of the health team, the conception and the importance of IHE in the training of students in health courses. This is a descriptive study of quantitative and qualitative nature. Methodology: This is a crosssectional, observational, descriptive study of quantitative nature, carried out with undergraduate students of health courses of the Ribeirão Preto School of Medicine (FMRPUSP), and with health professionals from the services of the Family Health Strategy associated with the FMRP-USP and the SUS local health network. Data collection was performed using an electronic questionnaire. The research was approved by the Research Ethics Committee and by the coordination and management boards of the Ribeirão Preto School of Medicine and the Ribeirão Preto Municipal Health Department. Results: The study population consisted of 46 students and 30 health professionals. The survey results identified and qualified the perception of health professionals and students regarding the IHE. The students were available for the IHE, however, the activities involving practices within the Family Health, such as meetings with the health team, a singular therapeutic project, and home visits are still carried out, mostly, with professionals and students from the same professional area, with no interaction. Therefore, we consider that teamwork skills are competencies that still need to be consolidated in curricula. With the professionals, the results showed that the perception about and the theme still needs to promote changes in the practices models. The PHC scenario enhances the experience of interprofessional education, however, it is necessary to reinforce the understanding that sharing teaching spaces does not guarantee interprofessional learning. This study, without exhausting the theme, contributed to the critical reflection on the importance of training health professionals committed to integrality, and active actors in the process of improving the resolution of the health system, focusing on the user and their health needs.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2023-06-12
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.