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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.17.2023.tde-05012024-171857
Document
Auteur
Nom complet
Renato Carlos Machado
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Ribeirão Preto, 2023
Directeur
Jury
Forster, Aldaísa Cassanho (Président)
Soárez, Patrícia Coelho de
Bava, Maria do Carmo Gullaci Guimarães Caccia
Chaves, Lucieli Dias Pedreschi
Titre en portugais
Avaliação por método misto da qualidade da assistência e gestão em hospital público estadual de ensino do estado de São Paulo
Mots-clés en portugais
Acesso aos serviços de saúde
Efetividade
Eficiência organizacional
Gestão em saúde
Indicadores de qualidade em assistência à saúde
Resumé en portugais
Introdução: A assistência e gestão hospitalar no SUS são grandes desafios para os gestores em saúde. O contrato de gestão, modalidade para contratualização de serviços em saúde, é baseado no planejamento, alocação de recursos, avaliação, controle e incentivos que condicionam os recursos recebidos ao alcance de metas. No âmbito do SUS, esta modalidade iniciou em 2004, com o Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino. Foram adotados sistemas mistos de orçamento global, condicionando o pagamento de procedimentos de média complexidade da tabela do SUS ao desempenho de metas quantitativas e qualitativas, definidas em contrato de gestão. Objetivos: avaliar a qualidade da assistência e da gestão de um hospital de ensino do interior do estado de São Paulo, que aderiu à modalidade do convênio de gestão, com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Método: estudo de caso, tipo analítico, abordagem por método misto de pesquisa com modelo de projeto convergente. Na abordagem quantitativa foram utilizados indicadores da qualidade da assistência e da gestão hospitalar; na abordagem qualitativa realizaram-se entrevistas semiestruturadas com os integrantes das comissões de avaliação do contrato de gestão. Ambos os dados foram analisados na perspectiva da qualidade, segundo as subdimensões do acesso, da efetividade e da eficiência. Os dados quantitativos foram analisados por estatística descritiva e inferencial utilizando a técnica de Interrupted Time Series (ITS) e taxas, comparando a evolução dosindicadores antes e depois da implantação do novo modelo de gestão. A análise dos dados qualitativos foi feita utilizando os fundamentos da Análise de Conteúdo; na sequência foi feita análise de dados quantitativos e qualitativos fundidos pela comparação. Resultados: os dados quantitativos mostraram que dos nove indicadores utilizados, sete apresentaram tendência de melhora, mas apenas dois em nível de significância; dois mostraram tendência de piora, sendo um ao nível de significância. Os dados qualitativos mostraram limitação do acesso a internação hospitalar e ineficiência na contrarreferência hospitalar; melhora na efetividade da gestão com oferta de serviços constantes, importância da utilização das metas e indicadores como instrumento de gestão, reuniões de avaliação do convênio como espaço de discussão, transparência, organização, abertura para reivindicações, melhorias para a gestão com regulamentação e pactuação; na eficiência foi observado subfinanciamento da tabela SUS e dificuldade da gestão financeira. Na fusão dos dados observou-se concordância para a maioria dos dados analisados. Os dados qualitativos corroboraram a maioria dos dados quantitativos: para a maioria dos indicadores não houve mudança significativa na comparação antes e depois da mudança de modelo. Conclusão: A avaliação dos dados indica não ter havido mudanças significativas, tanto para a qualidade da assistência em saúde quanto à qualidade da gestão e assistência hospitalar.
Titre en anglais
Mixed method evaluation of the quality of care and management in a public teaching hospital in the state of São Paulo
Mots-clés en anglais
Effectiveness
Efficiency
Health care
Health management
Health services accessibility
Organizational
Quality indicators
Resumé en anglais
Introduction: Hospital care and management in the SUS are major challenges for health managers. The management contract, a modality for contracting health services, is based on planning, resource allocation, evaluation, control and incentives that condition the resources received to achieving goals. Within the scope of the SUS, this modality began in 2004, with the Teaching Hospitals Restructuring Program. Mixed global budget systems were adopted, conditioning the payment of medium complexity procedures in the SUS table to the performance of quantitative and qualitative targets, defined in the management contract. Objectives: to evaluate the quality of care and management of a teaching hospital in the interior of the state of São Paulo, which adhered to the management agreement modality, with the State Department of Health of São Paulo. Method: case study, analytical type, mixed method research approach with a convergent design model. In the quantitative approach, indicators of the quality of care and hospital management were used; In the qualitative approach, semi-structured interviews were carried out with members of the management contract evaluation committees. Both data were analyzed from a quality perspective, according to the subdimensions of access, effectiveness and efficiency. Quantitative data were analyzed using descriptive and inferential statistics using the Interrupted Time Series (ITS) technique and rates, comparing the evolution of indicators before and after the implementation of the new management model. The analysis of qualitative data was carried out using the fundamentals of Content Analysis; Next, an analysis of quantitative and qualitative data merged by comparison was carried out. Results: quantitative data showed that of the nine indicators used, seven showed an improvement trend, but only two at a significance level; two showed a worsening trend, one at a significance level. Qualitative data showed limited access to hospital admission and inefficiency in hospital counter-referral; improvement in management effectiveness with constant service offering, importance of using goals and indicators as a management tool, agreement evaluation meetings as a space for discussion, transparency, organization, openness to claims, improvements to management with regulation and agreement; in efficiency, underfunding of the SUS table and difficulty in financial management were observed. When merging the data, agreement was observed for most of the data analyzed. The qualitative data corroborated most of the quantitative data: for most indicators there was no significant change in the comparison before and after the model change. Conclusion: Data evaluation indicates that there have been no significant changes, both in the quality of health care and in the quality of hospital management and care.
 
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Date de Publication
2024-03-19
 
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