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Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.17.2022.tde-03012023-124310
Documento
Autor
Nombre completo
Samára dos Santos Sampaio
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2022
Director
Tribunal
Forster, Aldaísa Cassanho (Presidente)
Bôas, Lúcia Pintor Santiso Villas
Perdoná, Gleici da Silva Castro
Troncon, Luiz Ernesto de Almeida
Título en portugués
eLearning no campo da saúde pública: um estudo Q
Palabras clave en portugués
Educação nas profissões da saúde
Educação superior
Método Q
Saúde pública
Resumen en portugués
Antes da sindemia da síndrome respiratória aguda grave 2 (Sars-CoV-2), a educação superior na área da saúde já demandava dos docentes inovações nas estratégias de ensino, como o emprego de metodologias ativas, sobretudo, quando integradas às tecnologias digitais. Apesar da premência do ensino on-line, docentes do campo da saúde de universidades públicas têm manifestado resistência ao relatar falta de tempo, falta de capacitação e falta de infraestrutura. Diante desse contexto, a presente pesquisa realizada como tese de doutorado e vinculada ao Programa de Pós-graduação em Saúde Pública da FMRP-USP, teve como objetivo compreender a percepção dos docentes do campo da Saúde Pública, acerca da adoção do eLearning, na prática pedagógica. O percurso metodológico foi constituído por revisão sistemática da literatura sobre o Método Q devido ao uso deste método misto de pesquisa, de caráter exploratório, para o delineamento da tese. Os referenciais teóricos de Venkatesh et al. (2003); Silva, Almeida e Gatti (2016) foram utilizados para embasar o estudo. O método Q é formado por cinco fases, i. a definição do concourse, ii. o desenvolvimento da amostra Q, iii. a seleção do P-set, iv. a construção e análise do Q-sort, v. a interpretação dos dados. O cenário de estudo é composto por cinco Unidades de Ensino Superior do campus de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, e todos os docentes (N=63) do campo da Saúde Pública, lotados nas referidas Unidades, foram convidados a participar, dos quais 35 aceitaram. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa CEP/CSE-FMRP-USP e pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CAAE: 18578819.3.0000.5414). O programa Qmethod Software foi utilizado para a coleta e processamento dos dados. Aos participantes do estudo foi enviado, via e-mail, um link para que pudessem alimentar o programa com suas respostas. Os dados foram coletados no período de 22 de junho a 11 de setembro de 2021. Dos 35 docentes, 21 são do sexo feminino e 14 do sexo masculino. Quanto à identificação raça/cor, 33 respondentes se identificaram como brancos e dois como pardos. Em relação à formação no Ensino Superior, 12 profissões foram citadas, entre elas, 34,29% Enfermagem (12 docentes), 17,14% Medicina (seis docentes) e 11,43% Odontologia (quatro docentes). Após a correlação de Spearman e o carregamento de 30 Q-sorts, a análise fatorial Q permitiu a identificação de quatro fatores com base nos arranjos de respostas. Cada fator foi ilustrado pelo programa em um arranjo prototípico, o que permitiu a interpretação a partir de categorias de sentido. Foi possível depreender das análises dos fatores que a percepção de docentes da saúde pública sobre o eLearning oscila entre a resistência e a aceitação. No contexto sindêmico, o ensino remoto aproximou os docentes das tecnologias da informação e ampliou seus olhares acerca do eLearning, compreendido como possibilidade para as práticas pedagógicas em saúde no período de distanciamento social. Desta forma, contribuiu para a constituição de percepções mais complexas sobre a formação docente para o emprego das metodologias que o eLearning requer.
Título en inglés
eLearning in the field of public health: a Q study
Palabras clave en inglés
eLearning
Health professions education
Higher education
Public health
Q method
Resumen en inglés
Before the severe acute respiratory syndrome 2 (Sars-CoV-2) syndemic, the health area in higher education already demanded innovations in teaching strategies, such as the use of active methodologies, especially when integrated with digital technologies. Despite the urgency of online teaching, professors from public universities in this area have shown resistance, reporting lack of time, training and infrastructure as causes. In this context, the present research carried out as a doctoral thesis and linked to the Postgraduate Program in Public Health at FMRP-USP, aimed to understand the perception of professors from the field of Public Health on the adoption of eLearning in their pedagogical practice. The methodological course consisted of a systematic review of literature on the Q-Method due to the use of its mixed research method, of exploratory nature, for the design of the thesis. The theoretical frameworks by Venkatesh et al. (2003); Silva, Almeida and Gatti (2016) were used to support the study. The Q-method consists of five phases, i. definition of the concourse, ii. development of a sample Q, iii. selection of the P-set, iv. construction and analysis of the Q-sort, v. data interpretation. The study scenario consists of five faculties, in the field of public health at the University of São Paulo's Ribeirão Preto campus, from which all professors (N=63) were invited to participate, being that 35 agreed. The study was approved by the Research Ethics Committee CEP/CSE-FMRP-USP and by the National Research Ethics Committee (CAAE: 18578819.3.0000.5414). The Qmethod Software program was used for data collection and processing. Study participants were sent a link via e-mail so that they could insert their responses in the program. Data were collected from June 22 to September 11, 2021. Of the 35 professors, 21 are female and 14 are male. As for race/color identification, 33 identified themselves as white and 2 as brown. Regarding education, 12 professions were mentioned, among them, 34.29% Nursing (12 professors), 17.14% Medicine (6 professors) and 11.43% Dentistry (4 professors). Thirty Q-sorts, the Q factor analysis made possible the identification of four factors based on the response arrays. Each factor was illustrated by the program in a prototypical arrangement, which allowed the interpretation of the following. It was possible to infer from the analysis of the factors that the perception of public health professors on eLearning oscillates between resistance and acceptance. In the syndemic context, remote teaching brought teachers closer to information technologies and broadened their views on eLearning. Remote teaching, understood as a possibility for pedagogical practices in the health area, in the period of social distancing, contributed to the establishment of more complex perceptions about teacher training for the use of the methodologies that eLearning requires.
 
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Fecha de Publicación
2023-01-12
 
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