• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.17.2023.tde-26022024-092709
Document
Auteur
Nom complet
Esaú Nicodemos da Cruz Santana
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Ribeirão Preto, 2023
Directeur
Jury
Santos, Marcel Koenigkam (Président)
Wada, Danilo Tadao
Júnior, Jorge Elias
Paula, Wagner Diniz de
Titre en portugais
Aplicação de plataforma educacional baseada em ambiente PACS/RIS simulado para ensino da radiografia de tórax na graduação em medicina
Mots-clés en portugais
Aplicações da informática médica
Ensino médico
Radiologia
Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens (PACS)
Resumé en portugais
O objetivo deste trabalho foi aplicar e avaliar o uso de uma nova plataforma educacional online baseada em ambiente simulado de PACS/RIS ("Picture Archiving and Communication System" e "Radiology Information System"), que permite o gerenciamento e visualização de imagens médicas, assim como o acesso rápido e facilitado às informações clínicas dos pacientes relacionadas ao exame em análise, desta maneira caracterizando um ambiente novo de ensino de radiologia para a graduação, simulando uma situação clínica da vida real. A radiografia simples (RX) de tórax representa um dos exames de imagem mais utilizado na rotina clínica diária, o que justifica sua utilização como referência para ensino de radiologia aos alunos de graduação em medicina. Além disso, com o avanço nos últimos anos dos equipamentos e programas utilizados em radiologia, é importante que todo médico se familiarize com as ferramentas relacionadas às imagens médicas digitais e aos dados dos prontuários eletrônicos dos pacientes. A plataforma foi aplicada aos alunos do quarto ano do curso de graduação em medicina da FMRP, durante uma das disciplinas de radiologia que acontece no primeiro semestre do ano letivo. Em geral, as turmas são compostas por aproximadamente 100 alunos, divididos em subgrupos menores de 20-25 alunos. A plataforma é composta de 8 cadastros de casos que contêm a imagem em DICOM e informações clínicas pertinentes, além de perguntas sobre o caso em particular, somente após a resposta de todas as perguntas é liberado o próximo caso. Foram elaboradas 8 questões por via do Google Formulários e enviado aos alunos que se cadastraram no estudo via e-mail institucional da USP, buscando avaliar variação no grau de confiança (variância das respostas "Certamente sim" ou das respostas corretas no caso de questões diretas) dos alunos em relação ao uso da plataforma, no valor da ferramenta em relação à experiência no aprendizado do RX de tórax. O questionário foi aplicado antes a após o uso da plataforma, e a análise foi feita baseada em uma escala de Likert de cinco pontos para as respostas e em perguntas diretivas. Após a análise estatística de variância. Os resultados demonstraram que a percepção do conhecimento inicial acerca de conceitos relacionados às imagens médicas, PACS e RIS pelos alunos se mostrou baixa. Em um dos experimentos, com amostra com 21 participantes, foram aplicados métodos estatísticos descritivos e inferenciais. As variáveis qualitativas foram apresentadas por distribuição de frequências absolutas e relativas. Na parte inferencial foi aplicado o seguinte método: Para comparar a distribuição proporcional das respostas foi aplicado o Teste G Aderência. Houve uma importante melhora na percepção de conhecimento e no grau de confiança sobre os conceitos discutidos, demonstrando o potencial da plataforma para ser utilizada como ferramenta de ensino de radiologia e medicina, em sintonia com os avanços tecnológicos relacionados ao uso de imagens médicas e dados eletrônicos dos pacientes.
Titre en anglais
Application of an educational platform based on simulated PACS/RIS environment for teaching chest X-ray in medical graduation
Mots-clés en anglais
Applications of medical informatics
Image Archiving and Communication System (PACS)
Medical education
Radiology
Resumé en anglais
The objective of this work was to apply and evaluate the use of a new online educational platform based on a simulated environment of PACS/RIS ("Picture Archiving and Communication System" and "Radiology Information System"), which allows the management and visualization of medical images, as well as quick and easy access to the patients' clinical information related to the exam under analysis, thus characterizing a new environment for teaching radiology for undergraduates, simulating a real-life clinical situation. Simple chest radiography (X-ray) is one of the most used imaging tests in daily clinical routine, which justifies its use as a reference for teaching radiology to undergraduate medical students. In addition, with the advancement in recent years of equipment and programs used in radiology, it is important that every physician becomes familiar with the tools related to digital medical images and data from electronic patient records. The platform was applied to students of the fourth year of the FMRP undergraduate medical course, during one of the radiology disciplines, which takes place in the first semester of the school year. In general, classes are made up of approximately 100 students, divided into smaller subgroups of 20-25 students. The plataform is composed of 8 case registers that contain the DICOM image and relevant clinical information, in addition to questions about the particular case. Only after answering all the questions is the next case released.10 questions were prepared via Google Forms and sent to students who signed up for the study via USP's institutional email, seeking to assess variation in the students' degree of confidence (variance on "Certainly yes" answers or correct answers in the case of direct questions) in relation to the use of the platform, in the value of the tool in relation to the experience in learning chest X-ray. The questionnaire was applied before and after using the platform, and the analysis was based on a five-point Likert scale for responses and guiding questions. After statistical analysis of variance. The results showed that the students' perception of initial knowledge about concepts related to medical imaging, PACS and RIS was low. In a sample of 21 participants, descriptive and inferential statistical methods were applied. Qualitative variables were presented by distribution of absolute and relative frequencies. In the inferential part, the following method was applied: To compare the proportional distribution of responses, the G Adherence Test was applied. There was an important improvement in the perception of knowledge and in the degree of confidence in the concepts discussed, demonstrating the potential of the platform to be used as a tool for teaching radiology and medicine, in line with technological advances related to the use of medical images and electronic data of patients.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2024-03-22
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.