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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.17.2022.tde-10042023-090747
Documento
Autor
Nome completo
Karine Angelica Cintra
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2022
Orientador
Banca examinadora
Bollela, Valdes Roberto (Presidente)
Cyrino, Eliana Goldfarb
Júnior, Jorge Elias
Rodrigues, Maria de Lourdes Veronese
Título em português
Avaliação do "módulo básico" de um programa de desenvolvimento docente na área de educação para as profissões de saúde
Palavras-chave em português
Capacitação docente
Desenvolvimento docente
Ensino-aprendizagem
Resumo em português
Os programas de desenvolvimento docente nas áreas da saúde envolvem um conjunto de atividades promovidas pelas instituições de ensino superior visando ao aprimoramento de sua equipe em diversos campos de atuação. Seguindo as recomendações das Diretrizes Curriculares Nacionais de 2014, em 2016, a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto criou sua primeira unidade de educação profissional em saúde, denominada Centro de Desenvolvimento Docente para o Ensino (CDDE) e em 2017, implantou o "Módulo Básico" (MB) do programa, dirigido aos seus profissionais educadores nas áreas da saúde, com amplo apoio institucional. De janeiro de 2017 a dezembro de 2019 foram realizadas cinco edições. O objetivo desse estudo foi a avaliação dessas primeiras edições do MB, investigando sua influência nas práticas cotidianas dos docentes participantes após dois anos da participação e a visão dos professores organizadores/facilitadores e diretores da faculdade através de metodologia mista (quanti-qualitativa). O CDDE e o Módulo Básico foram descritos desde o seu planejamento e os dados demográficos e perfil profissional dos participantes foram compilados em gráficos e tabelas. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os professores participantes, facilitadores e diretores, sendo gravadas após consentimento, transcritas e arquivadas no software NVIVO®. A análise temática foi realizada a partir da codificação dos dados das entrevistas e as ferramentas do software NVIVO® foram utilizadas para a sistematização da análise, considerando o referencial teórico socioconstrutivista. O total de participantes foi de 146 profissionais (59% de docentes da FMRP, 33% com outros vínculos no complexo FMRP e 8% externos ao serviço). A maioria (66%) foi do sexo feminino. Analisando o tempo de atividade na docência, 33% tinham entre 5 e 10 anos, 29,12% entre 11 e 20 anos; 23% menos de 5 anos e 14,5% mais de 20 anos. Foram realizadas 52 entrevistas com os profissionais participantes que preencheram os critérios de inclusão. Na análise temática foram identificados cinco temas emergentes: "Mudanças nas atividades docentes" (98%), "Fragilidade na Formação Pedagógica" (92,3%), "Comprometimento e entusiasmo com a docência" (46,15%), "Sobreposição de funções na instituição" (34,6%) e "Dificuldades com a avaliação de estudantes" (23%). Na análise temática das 12 entrevistas realizadas com os professores facilitadores, repetiram-se os temas: "Comprometimento e entusiasmo com a docência" (100%), "Fragilidade na Formação Pedagógica" (83%) e "Sobreposição de funções institucionais" (75%) e emergiram os temas "Percepção do apoio institucional" (83%), "Percepção do cumprimento de objetivos propostos" (83%) e "Integração entre a esquipe" (75%). Os temas sobre a "Fragilidade na Formação Pedagógica" e "Sobreposição de funções institucionais" também emergiram nas entrevistas dos diretores da faculdade. Outros temas observados foram: "A importância da capacitação docente", "Dificuldades na gestão" e "Reconhecimento do CDDE dentro da instituição". Apesar da mudança de comportamento docente sofrer influência de diversos fatores ao longo de suas vidas profissionais, diante das categorias temáticas levantadas, pode-se inferir que a estruturação do CDDE e o modelo de capacitação docente praticado influenciou mudanças de percepção e atuação dos docentes da instituição. O "Módulo Básico" contou com a participação de profissionais de diferentes departamentos da instituição, com tempos de experiência docente diversos, que participaram ativamente das atividades propostas, desenvolvendo novos projetos pedagógicos em seus cenários de prática, utilizando metodologias ativas de ensino. Destaca-se que o amplo apoio institucional, a experiência e comprometimento dos professores organizadores e facilitadores do CDDE e o formato pedagógico do curso estimularam mudanças nas atividades profissionais e contribuiu para o início de uma comunidade de prática nas áreas das profissões de saúde da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.
Título em inglês
Evaluation of the "basic module" of a teacher development program in the health education professions area
Palavras-chave em inglês
Faculty development
Teaching training
Teaching-learning
Resumo em inglês
Faculty development programs in the health professions education (HPE) involve a set of activities promoted by higher education institutions aimed at improving their team in various fields of activity. Following the recommendations of the Brazilian National Curriculum Guidelines 2014, Ribeirão Preto School of medicine, University of São Paulo (FMRP-USP) created its first Center for Faculty Development Unit (CFD) in 2017. An essential skills module (ESMo) on HPE with broad institutional support. From January 2017 to 2019, five editions of ESMo were held. This study aims to evaluate the perception of participants and the results and changes they made in their teaching practice two years later. Facilitators in charge of the workshops, the Dean and vice-Dean was interviewed. The CFC and the ESMo have been described since their planning and the demographic data and professional profile of the participants were compiled into graphs and tables. Semi-structured interviews were conducted with the participating teachers, facilitators and directors, being recorded after consent, transcribed and archived in the NVIVO® software. Thematic analysis was performed based on data codification from the interviews. The tools of the NVIVO® software were used for the systematization of the analysis, considering the socio-constructivist theoretical framework. A total of 146 participants (59% teachers, 33% preceptors and 8% external invited faculty members). Sixty six percent were female and the teaching time among them were: <5yrs for 23%, 5-10yrs for 33%, 11-20yrs for 29,2%; >20yrs for 14,5%. Fifty-two interviews were conducted with Faculty members. In the thematic analysis, five emerging themes were identified: "changes in teaching activities" (98%), "fragility in pedagogical training" (92.3%), "commitment and enthusiasm with teaching" (46.15%), "overlap of functions in the institution" (34.6%) and "difficulties with student evaluation" (23%). In the thematic analysis of the 12 interviews conducted with the facilitators and high administration the themes were again: "commitment and enthusiasm with teaching" (100%), "fragility in pedagogical training" (83%) and "overlap of institutional functions" (75%). Other emerging themes were: "perception of institutional support" (83%), "perception of the fulfillment of proposed objectives" (83%) and "integration between the team" (75%) and "the importance of faculty development" and "recognition of the CFD within the institution". Although the change in teacher behavior is influenced by several factors throughout their professional lives, given the thematic categories raised, it can be inferred that CFD and the ESMo influenced their perception and supported changes in the institution. The "ESMo" had the participation of professionals from different departments of the institution, with different teaching experience times, who actively participated in the proposed activities, developing new pedagogical projects in their practice scenarios, using active teaching methodologies. It is noteworthy that the broad institutional support, the experience and commitment of the organizing professors and facilitators of the CDDE and the pedagogical format of the course encouraged changes in professional activities and contributed to the beginning of a community of practice in the areas of the health professions of the Ribeirão Preto School of Medicine.
 
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Data de Publicação
2023-04-12
 
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