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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.17.2015.tde-08032024-095028
Documento
Autor
Nome completo
Mario Sergio Adolfi Junior
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2015
Orientador
Banca examinadora
Pazin Filho, Antonio (Presidente)
Carvalho Filho, Marco Antonio de
Damasceno, Maria Cecilia de Toledo
Sá, Marcos Felipe Silva de
Scarpelini, Sandro
Título em português
Análise dos fatores associados ao processo de regulação médica de urgências e emergências através de um sistema informatizado
Palavras-chave em português
Administração em saúde
Desenvolvimento de sistemas
Gerenciamento de fluxo
Resumo em português
Objetivos: PRIMÁRIOS: 1. Analisar os fatores associados a resolutividade e ao tempo de espera no processo de Regulação Médica de Urgências e Emergências. SECUNDÁRIOS: 1. Caracterizar o perfil dos pacientes não regulados e os principais motivos para essas ocorrências. 2. Avaliar o processo de regulação médica, identificando as modificações de prioridade e a utilização de mecanismos de gestão 3. Avaliar o desfecho do processo de regulação quanto à admissão e características dos pacientes no ambiente hospitalar 4. Avaliar as solicitações de regulação repetidas para um mesmo paciente e a ocorrência do fenômeno de "Porta-Giratória" 5. Avaliar a importância e o potencial de um sistema informatizado baseado na rede mundial de computadores no processo de regulação médica. Metodologia: Trata-se de uma coorte na qual se utilizou um programa de gerenciamento de dados, o Sistema de Regulação de Urgências e Emergências (SRUE), especialmente desenvolvido para documentar o processo de regulação médica de urgência e emergência (RMUE) da Divisão Regional de Saúde XIII do estado de São Paulo (DRS-XIII). Foram analisados os dados coletados por meio do SRUE no período de 01 de Setembro a 20 de Novembro de 2009 e base de dados complementar originária da UE-HCFMRP-USP. As informações foram condensadas em variáveis representativas e analisadas em diferentes estratégias visando a identificação de fatores associados ao processo de RMUE. Resultados: Foram realizadas 3.115 solicitações ao sistema no período de coleta do estudo, atendendo 2.683 pacientes, sendo que 191 (7,1%) apresentaram mais de uma solicitação de RMUE no período do estudo. Do total das solicitações submetidas ao sistema 2.310 (73,2%) foram completadas sendo 126 (5,4%) solicitações encaminhadas como Vaga-Zero, porém somente 23 (0,9%) sendo priorizada como Vaga-Zero desde o início da solicitação. Com o uso da regressão logística binária para o desfecho do paciente, foi possível observar que o número de tentativas [2,53(2,28;2,82)], total de intercorrências submetidas [0,87(0,84;0,91)], a evolução da gravidade do caso [2,24 (1,64;3,05)] e a prioridade inicial [1,53(1,35;1,73)] estão associadas ao desfecho. Quando analisados os fatores associados ao paciente receber Alta ou ser Internado após encaminhamento para UE-HCFMRP-USP (Alta = 0; Internação = 1), as variáveis número de tentativas de encaminhamento [1,4 77(1,222; 1,784)], a prioridade inicial [2, 725(2, 158;3,44)] e evolução da gravidade do caso [2,284(1,528;3,416)] são as que apresentam maiores influencias no modelo. Quando observamos o motivo do cancelamento das solicitações, é possível observar que em 43,8% dos casos a solicitação é cancelada após a resolução em nível local, em 21,7% dos casos os pacientes buscaram uma forma externa de assistência, 10% das solicitações foram canceladas por não se tratarem de urgências ou emergências, 3,8% foram devido ao paciente ir a óbito durante o processo regulatório e 20,7% foram cancelados por outros motivos. Conclusões: PRIMÁRIOS: 1. Esse trabalho demonstrou que variáveis como o tempo de espera para localização de uma vaga, prioridade inicial e evolução do caso, número de contatos realizados e intercorrências documentadas pelos participes do processo de regulação são variáveis que contribuem independentemente para a efetivação de uma transferência e para o tempo até que essa transferência seja executada a partir da solicitação. SECUNDÁRIOS: 1. Cerca de um quarto dos pacientes para os quais é feita uma solicitação tem seu processo de regulação cancelados, o que pode ser atribuído às dificuldades estruturais da rede, distância do prestador terciário e organização do processo de regulação médica. 2. O processo de regulação médica tem mecanismos gerenciais previstos que ainda carecem de melhor caracterização, sendo o exemplo mais premente o recurso da vaga-zero, que pode estar deixando de ser utilizado em alguns casos e utilizado de modo excessivo em outros. Isso só poderá ser resolvido com maior transparência do processo e unificação do processo pré-hospitalar ao processo intra-hospitalar de regulação conforme as exigências legais. 3. Ainda há diferenças de acesso aos prestadores o que pode ocasionar viés de encaminhamento, reforçando a necessidade do processo de regulação intra-hospitalar. Também é importante ressaltar que uma porcentagem não desprezível de pacientes não necessitou internação e não foi possível avaliar se os que foram internados necessitariam de recursos terciários, ressaltando a necessidade de auditoria contínua desses casos. 4. Esse estudo comprovou a existência de múltiplas solicitações para um mesmo paciente que indica que o fenômeno de "Porta-Giratória" descrito para doenças crônicas pode estar ocorrendo também em nível de sistema regulador. 5. A informatização do processo regulador se mostrou segura e eficaz e possibilitou uma base de dados para estudo de futuras alterações que garantam a equidade e transparência do uso dos recursos públicos de modo mais eficiente.
Título em inglês
Analyzing the factors associated with the process of medical regulation of surgeries and emergencies using the computerized system
Palavras-chave em inglês
Flow management
Health administration
Software development
Resumo em inglês
Objectives: PRIMARY: 1. Analyzing the factors associated with resoluteness and the waiting time at the process of emergency medical coordination. SECONDARIES: 1. Characterize the profile of the non-transferred patients, from those who underwent the medical regulatory process. 2. Analyze and identify the changes in priority and the use of management mechanisms 3. Evaluate the outcome of the medical coordination process regarding the admission and characteristics of the patients in the hospital 4. Analyze the patients with multiple requests and the occurrence of the phenomenon known as "Revolving Door" 5. Evaluate the importance and the potential of a webbased emergency medical coordination's software. Methods: This is a cohort study in which the data from the web-based emergency medical coordination's software (SRUE), specially developed to document the process of emergency medical coordination of the Thirteenth Regional Healthcare Division of the State of São Paulo (Southeastern Brazil). Patients who used the emergency medical coordination in the period from September 1st to November 20th, 2009 were analyzed, as well as a complementary database from UE-HCFMRP-USP. Data were condensed into representative variables and analyzed through different strategies to identify factors associated with the emergency medical coordination process. Results: PRIMARY: 1. Using a binary, multivariable logistic regression model to analyze the outcome of the solicitations in the emergency medical coordination process, it was observed that the variables that have influenced in the effectiveness of the outcome were the number of attempts to reter the patient [2.53 (2.28, 2.82)], the total of complications submitted [0.87 (0.84, 0.91)], the evolution of the severity of the case [2.24 (1, 64; 3.05)] and the initial priority [1.53 (1.35, 1.73)]. SECONDARIES: 1. About a quarter of patients for whom a request is made has its solicitation canceled, which can be attributed to structural problems of the network, distance from the tertiary provider and organization of the medical coordination process. 2. The medical coordination process has provided mechanisms that still require further characterization, the most compelling example of the "Vaga-Zero" feature, which can be ceasing to be used in some cases and used in an excessive way in others. This can only be solved with greater transparency of the process and unification of prehospital and the intra-hospital's coordination process in accordance with legal requirements. 3. There are still differences in access to providers which can lead to referral bias, reinforcing the need for in-hospital coordination process. lt is also important to note that a non-negligible percentage of patients did not require hospitalization and it was not possible to assess whether those who were admitted would require tertiary resources, emphasizing the need for continuous auditing of these cases. 4. This study confirmed the existence of multiple requests for the same patient indicating that the phenomenon of "Revolving Door " described for chronic diseases may also be occurring in the medical coordenation level. 5. A web-based medical coordination process proved to be safe and effective and enabled a database to study future changes to ensure faimess and transparency in the use of public resources more efficiently. Conclusions: This study showed that variables such as time waiting for a patient referral, the initial severity of the case, the number of attempts to refer the patient and the total of complications submitted are variables that independently contribute to the outcome of the solicitation and the time until the transfer is performed. lt was observed that the Vaga-Zero mechanism may be underused in some cases and excessively used in other cases. This can only be solved with greater transparency of all the process involved in the emergency medical coordination. There are still differences in access to providers that may cause referral bias, reinforcing the need for in-hospital setting process. lt is also important to note that a non-negligible percentage of patients did not require hospitalization and it was not possible to assess whether those who were admitted would require tertiary resources, emphasizing the need for continuous auditing of these cases. This study confirmed the existence of multiple requests for the same patient indicating that the phenomenon known as "Porta-Giratória" described for chronic diseases may also be occurring in emergency medical coordination level. The computerization of the regulatory process proved to be safe and effective and enabled a database to study future changes to ensure faimess and transparency in the use of public resources more efficiently. The web-based emergency medical coordination software proved to be safe and effective and enabled a database to study future changes to ensure faimess and transparency in the use of public resources more efficiently.
 
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002748551.pdf (13.71 Mbytes)
Data de Publicação
2024-03-08
 
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