Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2020.tde-28042021-165915
Documento
Autor
Nome completo
Maria Beatriz Saraiva Dinelli
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Nascimento, LuÃs Cláudio Portugal do (Presidente)
Farias, Marcelo Jose Oliveira de
Stephan, Auresnede Pires
Título em português
Ensino técnico de design gráfico na cidade de São Paulo
Palavras-chave em português
Ensino de design gráfico
Ensino técnico de design
Ensino técnico em São Paulo
Pedagogia de design para jovens
Resumo em português
Este estudo de reconhecimento se propôs a registrar o panorama do ensino de design gráfico (ou comunicação visual) no âmbito de escolas técnicas em atividade na cidade de São Paulo, em 2018 e 2019. Entre os aspectos observados, incluÃram-se o universo de seus alunos, o perfil de professores, estruturas materiais e fÃsicas disponÃveis, conteúdos e processos pedagógicos, elementos de metodologia de projeto de design exercitados com os alunos, linguagens visuais presentes em resultados de trabalhos de alunos, além de questões ainda mais gerais intrÃnsecas à própria natureza do ensino técnico de design na realidade profissional e acadêmica brasileira. Os trabalhos de campo foram baseados, sobretudo, em duas das dez escolas técnicas de design gráfico em funcionamento na cidade de São Paulo (em uma escola da rede estadual de Escolas Técnicas de São Paulo, as Etecs, e em um curso do Senac-SP). Eles se desenvolveram por meio de entrevistas semiestruturadas com alunos, professores e coordenadores de cursos técnicos de design gráficos, bem como com ex-alunos. Valeram-se, também, de observações diretas de aulas e análises gráficas e semióticas da linguagem visual de pranchas de trabalhos executados por alunos, por ocasião da pesquisa. Alguns resultados sugerem, entre outros achados percebidos como relevantes, ocorrência de proximidade conceitual, metodológica e estética que teria sido identificada entre, de um lado, temáticas, orientações e propostas pedagógicas trabalhadas com os alunos e, de outro, o universo das artes plásticas e o da propaganda, nem sempre revelando, portanto, correspondência com o universo mais especÃfico do design. Outro aspecto especialmente notável que emergiu na pesquisa teria sido o empenho pessoal de expressiva parcela do corpo docente atuante no ensino técnico de design gráfico, no sentido de buscar, com perceptÃvel sinceridade, idealismo e comprometimento, propiciar a seus alunos formação técnica transformadora que lhes possa abrir horizontes, como forma de ampliar suas possibilidades de realização vocacional e pessoal.
Título em inglês
Graphic design technical education in São Paulo
Palavras-chave em inglês
Design pedagogy for young adults
Design technical education
Graphic design pedagogy
Technical education in São Paulo
Resumo em inglês
This recognition study aimed to register a panorama of teaching graphic design (or visual communication) within the scope of technical schools in the city of São Paulo in 2018 and 2019. Among the aspects observed, the students' universe, instructors' profiles, available material and physical structures, content and pedagogical processes, elements of design project methodology used with students, and visual languages present in student work were included, in addition to even more general issues intrinsic to the very nature of technical design education in the Brazilian professional and academic reality. The fieldwork was based mainly on two of the ten technical schools of graphic design in the city of São Paulo (in a school in the state network of Technical Schools in São Paulo, the Etecs, and in a course at Senac-SP). It was carried out through semi-structured interviews with students, instructors and coordinators of technical courses in graphic design, as well as with alumni. It also used direct observations of classes and graphic and semiotic analyses of the visual language of worksheets done by students during the research. Some results suggest, among other findings perceived as relevant, the occurrence of conceptual, methodological and aesthetic proximity identified among, on the one hand, themes, orientations and pedagogical proposals done with students and, on the other, the universe of fine arts and advertising, therefore not always showing correspondence with the more specific universe of design. Another particularly noteworthy aspect that emerged in the research was the personal commitment of a significant portion of the teaching staff working in the technical teaching of graphic design, in order to seek, with perceptible sincerity, idealism and commitment, to provide their students with transformative technical training that can open horizons, as a way to expand their possibilities of vocational and personal fulfillment.
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2021-05-05