• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2020.tde-28042021-165915
Documento
Autor
Nombre completo
Maria Beatriz Saraiva Dinelli
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2020
Director
Tribunal
Nascimento, Luís Cláudio Portugal do (Presidente)
Farias, Marcelo Jose Oliveira de
Stephan, Auresnede Pires
Título en portugués
Ensino técnico de design gráfico na cidade de São Paulo
Palabras clave en portugués
Ensino de design gráfico
Ensino técnico de design
Ensino técnico em São Paulo
Pedagogia de design para jovens
Resumen en portugués
Este estudo de reconhecimento se propôs a registrar o panorama do ensino de design gráfico (ou comunicação visual) no âmbito de escolas técnicas em atividade na cidade de São Paulo, em 2018 e 2019. Entre os aspectos observados, incluíram-se o universo de seus alunos, o perfil de professores, estruturas materiais e físicas disponíveis, conteúdos e processos pedagógicos, elementos de metodologia de projeto de design exercitados com os alunos, linguagens visuais presentes em resultados de trabalhos de alunos, além de questões ainda mais gerais intrínsecas à própria natureza do ensino técnico de design na realidade profissional e acadêmica brasileira. Os trabalhos de campo foram baseados, sobretudo, em duas das dez escolas técnicas de design gráfico em funcionamento na cidade de São Paulo (em uma escola da rede estadual de Escolas Técnicas de São Paulo, as Etecs, e em um curso do Senac-SP). Eles se desenvolveram por meio de entrevistas semiestruturadas com alunos, professores e coordenadores de cursos técnicos de design gráficos, bem como com ex-alunos. Valeram-se, também, de observações diretas de aulas e análises gráficas e semióticas da linguagem visual de pranchas de trabalhos executados por alunos, por ocasião da pesquisa. Alguns resultados sugerem, entre outros achados percebidos como relevantes, ocorrência de proximidade conceitual, metodológica e estética que teria sido identificada entre, de um lado, temáticas, orientações e propostas pedagógicas trabalhadas com os alunos e, de outro, o universo das artes plásticas e o da propaganda, nem sempre revelando, portanto, correspondência com o universo mais específico do design. Outro aspecto especialmente notável que emergiu na pesquisa teria sido o empenho pessoal de expressiva parcela do corpo docente atuante no ensino técnico de design gráfico, no sentido de buscar, com perceptível sinceridade, idealismo e comprometimento, propiciar a seus alunos formação técnica transformadora que lhes possa abrir horizontes, como forma de ampliar suas possibilidades de realização vocacional e pessoal.
Título en inglés
Graphic design technical education in São Paulo
Palabras clave en inglés
Design pedagogy for young adults
Design technical education
Graphic design pedagogy
Technical education in São Paulo
Resumen en inglés
This recognition study aimed to register a panorama of teaching graphic design (or visual communication) within the scope of technical schools in the city of São Paulo in 2018 and 2019. Among the aspects observed, the students' universe, instructors' profiles, available material and physical structures, content and pedagogical processes, elements of design project methodology used with students, and visual languages present in student work were included, in addition to even more general issues intrinsic to the very nature of technical design education in the Brazilian professional and academic reality. The fieldwork was based mainly on two of the ten technical schools of graphic design in the city of São Paulo (in a school in the state network of Technical Schools in São Paulo, the Etecs, and in a course at Senac-SP). It was carried out through semi-structured interviews with students, instructors and coordinators of technical courses in graphic design, as well as with alumni. It also used direct observations of classes and graphic and semiotic analyses of the visual language of worksheets done by students during the research. Some results suggest, among other findings perceived as relevant, the occurrence of conceptual, methodological and aesthetic proximity identified among, on the one hand, themes, orientations and pedagogical proposals done with students and, on the other, the universe of fine arts and advertising, therefore not always showing correspondence with the more specific universe of design. Another particularly noteworthy aspect that emerged in the research was the personal commitment of a significant portion of the teaching staff working in the technical teaching of graphic design, in order to seek, with perceptible sincerity, idealism and commitment, to provide their students with transformative technical training that can open horizons, as a way to expand their possibilities of vocational and personal fulfillment.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2021-05-05
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2021. Todos los derechos reservados.