• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2020.tde-27032021-162103
Document
Auteur
Nom complet
Luciana Lischewski Mattar
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2020
Directeur
Jury
Braga, Marcos da Costa (Président)
Moraes, Didier Dominique Cerqueira Dias de
Signorini, Marcia Maria
Titre en portugais
O design de livro das editoras independentes paulistanas
Mots-clés en portugais
Design de livro
Design gráfico
Editorias independentes
Publicações independentes
Resumé en portugais
O que é o livro? Um tratado literário? Um conjunto de páginas dobradas e encadernadas? As definições possíveis de um livro mesclam a narrativa das ideias com o manifesto da forma. Artefato complexo e manipulável, o livro impresso pode ser um recipiente linear de conteúdo bem como a expressão material de um discurso. Caberá ao designer de livros decidir a forma por meio da qual essa mensagem será transmitida. Sua criação será orientada pela obra literária em si e pela cadeia produtiva que o rodeia, do autor ao leitor, da editora à livraria. Mas e se o contexto de produção fosse uma editora independente? Na década de 2010, a cidade de São Paulo foi palco de uma aglutinação de feiras de publicações ocupadas por produtores ditos independentes. A nomenclatura é intencionalmente utilizada para qualificar seus métodos particulares de concepção do livro. O resultado são obras que renovam a experiência do livro impresso comercial. A dissertação proposta discute o design do livro sob a perspectiva das editoras independentes. Analisam-se 28 projetos gráficos de livros impressos por sete editoras paulistanas atuantes dentro de tal segmento, estabelecendo similaridades e diferenças entre os elementos que constituem seus exemplares. Revela-se uma série de livros cujo design é expressivo e que estabelecem relações sintáticas e semânticas com o conteúdo.
Titre en anglais
Book design in independent publishers from São Paulo
Mots-clés en anglais
Book design
Graphic design
Independent publishers
Self-publishing
Resumé en anglais
What is a book? A literary treatise? A set of folded, bound pages? All possible definitions for the term book blend a narrative of ideas with the manifesto for form. Both intricate and malleable, the printed book is an artifact that may serve as a linear receptacle for content as well as a material expression for discourse. It is the role of book designers to decide how this message will be transmitted. Their creation will be guided by the literary work per se and the encompassing production chain, from authors to readers, from publishers to book stores. But what if an independent publisher provided the context for this production? During the years 2010, the city of Sao Paulo became a stage for an agglomeration of publishing fairs filled with self-declared independent producers. This terminology is intentionally used to identify their distinct methods for conceiving a book. This thesis discusses the design of the book under the perspective of independent publishers. We analyze 28 designs of printed books produced by seven independent publishing companies while identifying similarities and differences between the elements that constitute their samples. The final exposé is a series of books with striking designs that establish syntactic and semantic relations with their content.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2021-04-12
 
AVERTISSEMENT: Le matériau se réfère à des documents provenant de cette thèse ou mémoire. Le contenu de ces documents est la responsabilité de l'auteur de la thèse ou mémoire.
  • MATTAR, LUCIANA LISCHEWSKI; TAKATU, RENATA . Apropriação e apagamento como processos artísticos: uma análise comparativa de Tree of Codes, de Jonathan Safran Foer. ARS (São Paulo), v. 18, p. 446-476, 2020.
  • MATTAR, L. L.; BRAGA, MARCOS DA COSTA . Book Design in Independent Publishers from São Paulo, Brazil. In: Places, spaces and the printing press: imprinting regional identities, 2021, Birmingham e Ljubljana. Places, Spaces and The Printing Press: Imprinting Regional Identities. Ljubljana, Eslovênia: National and University Library, 2021. p. 32-32.
  • MATTAR, LUCIANA LISCHEWSKI; BRAGA, MARCOS DA COSTA . Editorial independente contemporâneo: analisando o design de quatro livros paulistanos. In: 9° Congresso Internacional de Design da Informação, 2019, Belo Horizonte. Blucher Design Proceedings. São Paulo: Blucher, 2019. v. 6. p. 99-111.
  • MATTAR, LUCIANA LISCHEWSKI; BRAGA, MARCOS DA COSTA . O design de livros impressos na era digital. In: 2º Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Design da FAUUSP, 2019, São Paulo. Blucher Design Proceedings. São Paulo: Editora Blucher, 2018. v. 6. p. 21-21.
  • MATTAR, L. L.; BRAGA, MARCOS DA COSTA . Book Design in Independent Publishers from São Paulo, Brazil. In: Places, spaces and the printing press: imprinting regional identities, 2021, Birmingham e Ljubljana. (Apresentação de Trabalho/Congresso)
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.