• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2020.tde-27032021-162103
Documento
Autor
Nombre completo
Luciana Lischewski Mattar
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2020
Director
Tribunal
Braga, Marcos da Costa (Presidente)
Moraes, Didier Dominique Cerqueira Dias de
Signorini, Marcia Maria
Título en portugués
O design de livro das editoras independentes paulistanas
Palabras clave en portugués
Design de livro
Design gráfico
Editorias independentes
Publicações independentes
Resumen en portugués
O que é o livro? Um tratado literário? Um conjunto de páginas dobradas e encadernadas? As definições possíveis de um livro mesclam a narrativa das ideias com o manifesto da forma. Artefato complexo e manipulável, o livro impresso pode ser um recipiente linear de conteúdo bem como a expressão material de um discurso. Caberá ao designer de livros decidir a forma por meio da qual essa mensagem será transmitida. Sua criação será orientada pela obra literária em si e pela cadeia produtiva que o rodeia, do autor ao leitor, da editora à livraria. Mas e se o contexto de produção fosse uma editora independente? Na década de 2010, a cidade de São Paulo foi palco de uma aglutinação de feiras de publicações ocupadas por produtores ditos independentes. A nomenclatura é intencionalmente utilizada para qualificar seus métodos particulares de concepção do livro. O resultado são obras que renovam a experiência do livro impresso comercial. A dissertação proposta discute o design do livro sob a perspectiva das editoras independentes. Analisam-se 28 projetos gráficos de livros impressos por sete editoras paulistanas atuantes dentro de tal segmento, estabelecendo similaridades e diferenças entre os elementos que constituem seus exemplares. Revela-se uma série de livros cujo design é expressivo e que estabelecem relações sintáticas e semânticas com o conteúdo.
Título en inglés
Book design in independent publishers from São Paulo
Palabras clave en inglés
Book design
Graphic design
Independent publishers
Self-publishing
Resumen en inglés
What is a book? A literary treatise? A set of folded, bound pages? All possible definitions for the term book blend a narrative of ideas with the manifesto for form. Both intricate and malleable, the printed book is an artifact that may serve as a linear receptacle for content as well as a material expression for discourse. It is the role of book designers to decide how this message will be transmitted. Their creation will be guided by the literary work per se and the encompassing production chain, from authors to readers, from publishers to book stores. But what if an independent publisher provided the context for this production? During the years 2010, the city of Sao Paulo became a stage for an agglomeration of publishing fairs filled with self-declared independent producers. This terminology is intentionally used to identify their distinct methods for conceiving a book. This thesis discusses the design of the book under the perspective of independent publishers. We analyze 28 designs of printed books produced by seven independent publishing companies while identifying similarities and differences between the elements that constitute their samples. The final exposé is a series of books with striking designs that establish syntactic and semantic relations with their content.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2021-04-12
 
ADVERTENCIA: El material descrito abajo se refiere a los trabajos derivados de esta tesis o disertación. El contenido de estos documentos es responsabilidad del autor de la tesis o disertación.
  • MATTAR, LUCIANA LISCHEWSKI; TAKATU, RENATA . Apropriação e apagamento como processos artísticos: uma análise comparativa de Tree of Codes, de Jonathan Safran Foer. ARS (São Paulo), v. 18, p. 446-476, 2020.
  • MATTAR, L. L.; BRAGA, MARCOS DA COSTA . Book Design in Independent Publishers from São Paulo, Brazil. In: Places, spaces and the printing press: imprinting regional identities, 2021, Birmingham e Ljubljana. Places, Spaces and The Printing Press: Imprinting Regional Identities. Ljubljana, Eslovênia: National and University Library, 2021. p. 32-32.
  • MATTAR, LUCIANA LISCHEWSKI; BRAGA, MARCOS DA COSTA . Editorial independente contemporâneo: analisando o design de quatro livros paulistanos. In: 9° Congresso Internacional de Design da Informação, 2019, Belo Horizonte. Blucher Design Proceedings. São Paulo: Blucher, 2019. v. 6. p. 99-111.
  • MATTAR, LUCIANA LISCHEWSKI; BRAGA, MARCOS DA COSTA . O design de livros impressos na era digital. In: 2º Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Design da FAUUSP, 2019, São Paulo. Blucher Design Proceedings. São Paulo: Editora Blucher, 2018. v. 6. p. 21-21.
  • MATTAR, L. L.; BRAGA, MARCOS DA COSTA . Book Design in Independent Publishers from São Paulo, Brazil. In: Places, spaces and the printing press: imprinting regional identities, 2021, Birmingham e Ljubljana. (Apresentação de Trabalho/Congresso)
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.