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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.16.2022.tde-21072023-151121
Documento
Autor
Nome completo
Renata Mayumi Lopes Fujita
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Barbosa, Lara Leite (Presidente)
Gomes, Suzana Helena de Avelar
Hanns, Daniela Kutschat
Kanamaru, Antonio Takao
Santos, Maria Cecilia Loschiavo dos
 
Título em português
Design para empreendimentos econômicos solidários: ação e colaboração no setor de confecção
Palavras-chave em português
Design
Economia solidária
Pesquisa-ação
Sustentabilidade
Resumo em português
O tema desta investigação refere-se a processos e métodos do design para orientar o desenvolvimento de produtos com base no princípio da sustentabilidade e na perspectiva dos empreendimentos econômicos solidários (EES) do setor de confecção. A pesquisa trabalha com a seguinte questão norteadora: Quais ações de design contribuiriam para o desenvolvimento da produção de empreendimentos econômicos solidários, visando o aprimoramento de processos orientados à sustentabilidade e o empoderamento dos participantes? A hipótese de que processos de design realizados a partir da colaboração entre atores e o compartilhamento de saberes formais e informais são apropriados à realidade de EES atuantes no setor de confecção determinou a proposição de uma intervenção com base em fundamentos teóricos e metodológicos do design para orientar processos de desenvolvimento de produto com base no princípio da sustentabilidade e na perspectiva dos EES. Desta forma, o objetivo geral foi de desenvolver um processo de design a partir da colaboração e do compartilhamento de saberes formais e informais para introdução de atividades de design na rotina de desenvolvimento de produtos de um grupo de economia solidária, com os objetivos específicos de: identificar métodos, técnicas e conceitos do design relevantes à atuação de empreendimentos econômicos solidários do setor de confecção; caracterizar o contexto histórico e teórico da Economia Solidária e a atuação de EES do setor de confecção; e, aplicar o processo de design com os participantes de um empreendimento econômico solidário do setor de confecção. Para isto, a investigação utilizou pesquisa bibliográfica para elaboração dos capítulos teóricos, pesquisa exploratória e pesquisa-ação para coleta de dados e documentação e análise qualitativa. O método de pesquisa-ação foi combinado com o modelo de design thinking Double Diamond para a realização de um processo de design colaborativo com quatro participantes do empreendimento Cardume de mães, a partir da identificação de uma situação problema experiência pelo grupo. Os resultados dos capítulos teóricos evidenciam a atuação da Economia Solidária no Brasil e abordagens do design que discutem a atividade projetual orientada à sustentabilidade, bem como o design colaborativo e o design thinking como métodos para viabilizar ações do design social. A análise dos resultados da pesquisa exploratória identificou que, dentre os grupos entrevistados, existem situações problema que podem tornar os grupos vulneráveis, provocando a parada de produção, perdas financeiras, afastamento de sócios e encerramento do empreendimento. Por outro lado, também identificamos estratégias de diversificação dos produtos, captação de novos clientes e associação a redes de empreendimentos como meio de contornar dificuldades. Os resultados obtidos a partir da aplicação da pesquisa-ação associada ao Double Diamond demonstraram que esta combinação de métodos viabilizou o esclarecimento do processo de design às participantes e tornou a colaboração mais efetiva ao oferecer uma visualização das fases propostas no modelo e compreensão acerca dos objetivos esperados em cada fase, facilitando a geração de conhecimento compartilhado e participação na tomada de decisão ao longo do processo, bem como a criação de produtos confeccionados com material reaproveitado. Conclui-se que a proposta do design colaborativo, a abordagem do design thinking e o método de pesquisa-ação são relacionáveis e viáveis para trabalhar com problemas reais experienciados pelos EES, sendo necessário estabelecer uma postura voltada à exploração e à colaboração entre os atores no processo de design; os produtos desenvolvidos a partir deste processo apresentaram atributos relativos à sustentabilidade e representaram, às participantes, a valorização de suas habilidades e superação de desafios pessoais.
 
Título em inglês
Design for solidarity economy enterprises: action and colaboration in the fashion manufacturing industry.
Palavras-chave em inglês
Design
Research action
Solidarity economy
Sustainability
Resumo em inglês
The theme of this research refers to design processes and methods to guide product development based on the principle of sustainability and from the perspective of solidarity economic enterprises (SEE) in the fashion manufacturing industry. The research works with the following guiding question: Which design actions would contribute to the development of the production of SEE, aiming for the improvement of sustainability-oriented processes and the empowerment of its participants? The hypothesis that design processes based on the collaboration between actors and on the sharing of formal and informal knowledge are appropriate to the reality of SSE operating in the fashion manufacturing sector led to the proposition of an intervention based on theoretical and methodological foundations of design to guide product development processes based on the principle of sustainability and from the SEE perspective. Thus, the general objective was to develop a design process based on the collaboration and sharing of formal and informal knowledge to introduce design activities into the product development routine of a SEE, with the following specific objectives: to identify design methods, techniques, and concepts that are relevant to the activities of SEEs; to characterize the historical and theoretical context of the solidarity economy and the activities of SEEs; and to apply the design process with the participants of a SEE in the fashion manufacturing sector. For this, we applied bibliographic research to elaborate the theoretical chapters, exploratory research, and action research for data collection and documentation and qualitative analysis. The action research method was combined with the double diamond design thinking model to carry out a collaborative design process with four participants of the enterprise "Cardume de Mães", after the identification of a problem situation experienced by the group. The results of the theoretical chapters highlight the actions of Solidarity Economy in Brazil and design approaches that discuss the projectual activity oriented towards sustainability, as well as collaborative design and design thinking as methods to enable social design actions. The analysis of the results of the exploratory research identified that, among the interviewed groups, there are problematic situations that can make the groups vulnerable, causing production stoppage, financial losses, withdrawal of partners and closure of the enterprise. On the other hand, we also identified strategies for diversifying products, attracting new clients, and joining production networks as a way of getting around difficulties. The results obtained from the application of the action research associated with the double diamond model demonstrated that this combination of methods made it possible to clarify the design process to the participants and made collaboration more effective by offering a visualization of the phases proposed in the model and understanding about the objectives expected in each phase, facilitating the generation of shared knowledge and participation in decision-making throughout the process, as well as the creation of products made from reutilized material. We conclude that the collaborative design proposal, the design thinking approach, and the action-research method can be related and are viable for working with real problems experienced by the SEEs, and that it is necessary to establish na atitude focused on exploration and collaboration among the actors in the design process; the products developed from this process presented sustainability attributes and represented, to the participants, the valorization of their abilities and the overcoming of personal challenges.
 
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Data de Publicação
2023-07-24
 
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