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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.16.2021.tde-20072021-160502
Document
Auteur
Nom complet
Maria do Rosário Gonçalves Mira
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2021
Directeur
Jury
Nascimento, Luís Cláudio Portugal do (Président)
Arbore, Célia Moretti
Dantas, Denise
Farias, Marcelo Jose Oliveira de
Rizolli, Marcos
Titre en portugais
Plástico, design e sociedade: transformações suscitadas pelo material plástico, aplicado ao design de produto, na sociedade moderna e contemporânea.
Mots-clés en portugais
Design
Design em materiais plásticos
História do design de produto
Sociologia do design
Tecnologia de materiais
Resumé en portugais
O objetivo desta investigação foi o de identificar eventuais transformações na sociedade ocidental moderna e contemporânea induzidas pela evolução da tecnologia de materiais poliméricos mediada pelo design de produto. Buscou-se conhecer a natureza e características dessas transformações, bem como o papel do design industrial e da tecnologia de materiais poliméricos no século XX que, em associação indissolúvel, ofereceram novos produtos que, por sua vez, impulsionaram transformações no modo de vida de indivíduos, famílias e da organização social como um todo. Em termos metodológicos, foram combinadas duas modalidades de pesquisa qualitativa, a histórica e a etnográfica, para investigar-se a evolução do fenômeno estudado no eixo cronológico e em seus significados socialmente compartilhados. Os trabalhos de campo, realizados em São Paulo, Rio de Janeiro e Milão, levantaram dados primários por meio de 26 entrevistas em profundidade semiestruturadas. Valeram-se, também, de anotações pessoais, observações "in loco", visitas técnicas a museus e coleções particulares. Complementarmente, foram também obtidos dados secundários com recurso a extensa revisão da bibliografia especializada na temática e a buscas webgráficas por textos, depoimentos e, sobretudo, imagens de produtos, anúncios publicitários e matérias jornalísticas de época. Como técnica de tratamento, empregou-se a análise associativa de dados, possibilitando identificação de eixos temáticos no âmbito de cada um dos quatro subproblemas fundamentais em que o problema norteador desta pesquisa se dividiu: aspectos mais próprios à tecnologia dos materiais poliméricos, aspectos associados ao design de produto, aspectos relativos a evoluções no modo de vida da sociedade e, finalmente, aspectos derivados da interação entre as categorias de análise resultantes dos três subproblemas anteriores. Observou-se que a notável simbiose entre o plástico, talvez o material de produção industrial mais icônico do século XX, e o design de produto teria propiciado condições para desenvolvimento de um sistema sócio-econômico-produtivo característico do que se convencionou chamar de modernidade e pós-modernidade. Tais transformações no modo de vida da sociedade teriam contribuído para fomentar novas visões de mundo, valores e organizações sociais e de trabalho. Aspectos tais como leveza, portabilidade, plasticidade, conformabilidade, baixo custo, adaptabilidade à produção industrial seriada, assimilação cromática e de brilho superficial, entre outros atributos, teriam facultado e, mesmo, fomentado modos de vida, eles próprios, também mais dinâmicos, fluidos, diversificados e transitórios, desenvolvidos no pós-guerra. A própria disciplina profissional do design industrial assume características derivadas de propriedades e potencialidades do material plástico. Neste contexto, questões ambientais igualmente se estabelecem, demandando novos hábitos e tomadas de consciência que já se prenunciam em várias camadas da sociedade, em especial em segmentos mais jovens. A notavelmente exata e harmônica associação entre o material plástico e o design de produto também pôde ser observada no igualmente sincrônico casamento entre produtos originados de tal consórcio e demandas da sociedade. Verificou-se tanto o fenômeno de o aparecimento de produtos de design em plástico induzir transformações no tecido social (no chamado fluxo "push"), quanto, inversamente, o de demandas sociais também requisitarem e estimularem transformações, evoluções e adaptações na tecnologia dos polímeros industriais (em fluxo simétrico, do tipo "pull"). Este estudo conclui que a relação simbiótica entre materiais plásticos e o design de produto não apenas disponibilizou produtos à sociedade, mas, também, introduziu valores, entendimentos e estilos de vida que evoluíram ao longo dos anos, sendo incorporados ao processo civilizatório, a ponto de, em certo sentido, mimetizarem hábitos culturais tradicionais e naturalizarem sua própria artificialidade.
Titre en anglais
Plastic, design and Society: transformations brought about by plastic material used in product design in modern and contemporary society.
Mots-clés en anglais
Design
Design in plastic materials
History of product design
Materials technology
Sociology of design
Resumé en anglais
The aim of this investigation was to identify possible changes in modern and contemporary Western society brought about by the evolution of polymeric materials technology mediated by product design. The intention was to understand the nature and characteristics of these transformations, as well as the role of industrial design and polymeric materials technology in the 20th century, which, in an indissoluble association, has offered new products that, in turn, have lead to changes in the way of life of individuals, families and social organization as a whole. In methodological terms, two types of qualitative research have been combined, historical and ethnographic, to investigate the evolution of the phenomenon studied in the chronological axis and in its socially shared meanings. The fieldwork, carried out in São Paulo, Rio de Janeiro and Milan, collected primary data through 26 semi-structured in-depth interviews. It also made use of personal notes, observations "in loco", and technical visits to museums and private collections. In addition, secondary data were also obtained using an extensive review of the specialized bibliography on the subject and web searches for texts, testimonials and, above all, images of products, advertisements and news material. As a treatment technique, associative data analysis was used, enabling the identification of thematic axes within each of the four fundamental subproblems in which the main problem of this research was divided: aspects more specific to the technology of polymeric materials, aspects associated with product design, aspects related to changes in society's way of life and, finally, aspects derived from the interaction between the categories of analysis resulting from the three previous subproblems. It was observed that the remarkable symbiosis between plastic, perhaps the most iconic industrial production material of the 20th century, and product design would have provided conditions for the development of a socio-economic-productive system characteristic of what was conventionally called modernity and postmodernity. Such changes in society's way of life would have contributed to foster new world views, values, and social and work organizations. Aspects such as lightness, portability, plasticity, conformability, low cost, adaptability to serial industrial production, chromatic assimilation and surface brightness, among other attributes, would have provided and even fostered ways of life, which would themselves also be more dynamic, fluid, diversified and transitory, developed in the post-war period. The professional discipline of industrial design itself takes on characteristics derived from the properties and potential of plastic material. In this context, environmental issues are also established, demanding new habits and awareness that are already present in various layers of society, especially in younger segments. The remarkably accurate and harmonious association between plastic material and product design could also be seen in the equally synchronous marriage between products originating from such a consortium and the demands of society. There was both the phenomenon of the appearance of design products in plastic inducing transformations in the social fabric (in the so-called "push" flow), and, conversely, that of social demands also requiring and stimulating transformations, evolutions and adaptations in industrial polymer technology (in symmetrical flow, of the pull type). This study concludes that the symbiotic relationship between plastic materials and product design not only made products available to society, but also introduced values, understanding and lifestyles that have evolved over the years, being gradually incorporated into the civilizing process, to the extent of, in a sense, mimicking traditional cultural habits and naturalizing their own artificiality.
 
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Date de Publication
2021-08-26
 
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