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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2023.tde-19042024-112250
Documento
Autor
Nome completo
Rafael Amato Bruno de Lima
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Farias, Priscila Lena (Presidente)
Costa, Eduardo Augusto
Nobre, Ana Luiza de Souza
Rezende, Livia Lazzaro
Título em português
Desenho incerto: o mito da "cópia" na historiografia do design brasileiro
Palavras-chave em português
Circulação de ideias
Cultura projetual
Design moderno
Estudos pós-coloniais
Historiografia
Resumo em português
Esta dissertação tem como temática central as interpretações sobre os processos de institucionalização do design moderno no Brasil ocorridos entre as décadas de 1950 e 1960. Partindo das discussões propostas pelos debates historiográficos dos anos 1990 e 2000 sobre a criação do design como uma disciplina no país, a pesquisa se dedica a entender de que modo uma cultura histórica da cópia se faz presente em interpretações sobre as apropriações de modelos estrangeiros, sobretudo na criação de projetos educacionais de design. Argumento, em síntese, que por meio de um anacronismo não explicitado, um mito da cópia na historiografia do design nacional foi constituído pela historiografia perpassada por essa cultura histórica. Nesse sentido, o passado sociogenético do design moderno brasileiro foi interpretado a partir das reavaliações e críticas disciplinares construídas posteriormente, durante a década de 1970. Analiso, portanto, materiais jornalísticos de época e documentos encontrados no Arquivo da Escola Superior de Desenho Industrial (Esdi), no Rio de Janeiro, com o intuito de reavaliar essas perspectivas. Meu enfoque, dessa maneira, concentra-se na circulação transnacional de ideias em torno dos conhecimentos artísticos e projetuais, assim como suas apropriações seletivas submetidas às diversas dimensões do poder. Além disso, dedico especial atenção às interpretações conceituais válidas no momento de fundação da Esdi, no início dos anos 1960, instituição descrita, muitas vezes, como o marco fundador do design no Brasil. A dissertação está dividida em quatro capítulos com suas respectivas especificidades. No primeiro, analiso a construção da cultura histórica da cópia entre passado e presente pautada na busca por uma identidade nacional por meio de projetos de design. No segundo, levanto e analiso as interpretações sobre o design moderno que argumento fazerem parte de uma virada historiográfica do design brasileiro. No capítulo três, por sua vez, investigo a construção do repertório teórico da cópia no campo do design desenvolvido ao longo da década de 1970. Por fim, no quarto e último capítulo, interpreto a formação do design moderno brasileiro das décadas de 1950 e 1960 a partir das análises realizadas ao longo dos capítulos anteriores. Argumento que, nesse momento, por meio de um desenho incerto, perspectivas estrangeiras eram negociadas por agentes históricos múltiplos. Dessa maneira, concluo ser possível, em oposição ao mito da cópia, observar o passado constitutivo do design no Brasil sob a perspectiva de diálogos, trocas e conflitos.
Título em inglês
Uncertain design: the copying myth in Brazilian design historiography
Palavras-chave em inglês
Circulation of ideas
Design culture
Historiography
Modern design
Postcolonial studies
Resumo em inglês
This dissertation has as its central theme interpretations of the institutionalization of modern design in Brazil that took place between the 1950s and 1960s. Starting from the discussions proposed by the 1990s and 2000s historiographical debates about the creation of design as a discipline in the country, the research is dedicated to understand how a historical culture of copy is present in interpretations about the appropriations of foreign models, especially in the creation of educational design projects. In summary, I argue that through a non-explicit anachronism, a myth of copy in the historiography of national design was constituted by the historiography permeated by this historical culture. Thus, the sociogenetic past of Brazilian modern design was interpreted by the disciplinary assessments and criticisms constructed later, during the 1970s. Therefore, I analyze journalistic materials from the period and documents found in the Escola Superior de Desenho Industrial (Esdi) Archive, in Rio de Janeiro (Brazil), in order to re-evaluate these perspectives. My focus is on the transnational circulation of ideas around artistic and design knowledge. In addition, I dedicate special attention to valid conceptual interpretations at the time of Esdis foundation in the early 1960s institution often described as the milestone foundation of design in Brazil. The dissertation is divided into four chapters with their respective specificities. In the first one, I analyze the construction of the historical culture of copy between past and present based on the search for a national identity through design projects. In the second one, I select and analyze interpretations of modern design that I argue to represent a historiographical turn in Brazilian design. In chapter three, I investigate the construction of the theoretical repertoire of copy established in design discipline throughout the 1970s. Finally, in the fourth and last chapter, I interpret the formation of modern Brazilian design during the 1950s and 1960s based on the analysis carried out throughout the previous chapters. I argue that at that time, through an uncertain design, foreign perspectives were negotiated by multiple historical agents. Then, I conclude that it is possible in opposition to the myth of copy to observe the constitutive past of design discipline in Brazil from the perspective of dialogues, exchanges and conflicts.
 
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ME_RAFAELAMATO_rev.pdf (48.07 Mbytes)
Data de Publicação
2024-04-22
 
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