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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.16.2021.tde-17022022-130126
Documento
Autor
Nome completo
Maria Beatriz Ardinghi
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Bertoldi, Cristiane Aun (Presidente)
Barbosa, Lara Leite
Belchior, Camilo de Lelis
Damazio, Vera Maria Marsicano
Landim, Paula da Cruz
Título em português
Segunda vida dos objetos: um estudo sobre a requalificação dos artefatos em ambiente doméstico.
Palavras-chave em português
Design emocional
Design para a requalificação
Objetos domésticos
Requalificação dos objetos
Significado dos objetos
Resumo em português
Este trabalho investiga o fenômeno de atribuição de uma segunda vida aos objetos pelos usuários em ambiente doméstico, sob a ótica do design emocional em paralelo com dimensões semióticas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter fenomenológico sobre os processos de requalificação dos objetos pelos indivíduos que inclui práticas e significados associados à sua reutilização, reconfiguração e ressignificação, em função de diferentes motivações. Relaciona o fenômeno com as características originais dos objetos, bem como ao processo de adaptação ou transformação destes diante de suas novas demandas. Para a condução da investigação, tratou de um grupo amostral composto por 59 respondentes e 175 objetos requalificados, cujos dados foram analisados indutivamente, a começar pela criação de códigos, relacionando-os em categorias temáticas vinculadas às características dos objetos, em associação com experiências afetivas declaradas pelos respondentes. Os resultados obtidos permitiram compreender que os objetos requalificados variam quanto à tipologia, qualidade, complexidade e origem, entre outros parâmetros, o que indica que diferentes categorias de artefatos podem ter uma segunda vida. Suas funções são redefinidas pelo usuário, que protagoniza um novo uso de forma criativa e prazerosa, por meio de um processo ritualístico de requalificação, a partir de uma característica identificada no objeto. Agrupadas em 7 categorias temáticas, estas características constituem os atributos de valor que promovem a requalificação, compreendidos a partir de seus aspectos semióticos, emocionais e de prazer. Ao final, são propostas 9 diretrizes para a prática do Design para a Requalificação (DpR), de modo a contribuir para o campo do design na direção da sustentabilidade.
Título em inglês
Second life of the objects: a study on the requalification of artifacts in the domestic environment.
Palavras-chave em inglês
Design for requalification
Emotional design
Household objects
Meaning of objects
Requalification of objects
Resumo em inglês
This work investigates the phenomenon of attributing a second life to objects by users in the home environment, from the perspective of emotional design in parallel with semiotic dimensions. This is a qualitative research of a phenomenological character on the processes of requalification of objects by individuals, which includes practices and meanings associated with the reuse, reconfiguration and resignification of the objects, due to different motivations. It relates the phenomenon to the original characteristics of the objects, as well as to the process of their adaptation or transformation facing new demands. To conduct the investigation, it dealt with a sample group consisting of 59 respondents and 175 requalified objects analyzed inductively, starting with the creation of codes, relating them to thematic categories linked to the characteristics of the objects, in association with affective experiences declared by the respondents. The results showed that the requalified objects vary in terms of typology, quality, complexity and origin, among other parameters, which indicates that different categories of artifacts can have a second life. Its functions are redefined by the user in a creative and pleasurable way, through a ritualistic process of requalification based on a characteristic identified in the object. Grouped into 7 thematic categories, these characteristics constitute the value attributes that promote requalification, understood from their semiotic, emotional and pleasure aspects. At the end, 9 guidelines are proposed for the practice of Design for Requalification (DpR), in order to contribute to the study field of design in the direction of sustainability.
 
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Data de Publicação
2022-05-06
 
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