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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.16.2022.tde-16012023-175956
Document
Auteur
Nom complet
Ana Júlia Melo Almeida
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2022
Directeur
Jury
Santos, Maria Cecilia Loschiavo dos (Président)
Mendes, Francisca Raimunda Nogueira
Bonadio, Maria Claudia
Schpun, Mônica Raisa
Simioni, Ana Paula Cavalcanti
Titre en portugais
Mulheres e profissionalização no design: trajetórias e artefatos têxteis nos museus-escola MASP e MAM Rio
Mots-clés en portugais
Artefatos têxteis
Espaços de formação
Mulheres e design
Mulheres e migrações
Trajetórias profissionais
Resumé en portugais
Esta tese tem como intuito investigar e compreender a atuação das mulheres no design brasileiro, por meio dos artefatos têxteis. Partimos do início da institucionalização do design no Brasil para situar uma primeira geração de profissionais que atuaram no campo, mas ainda anterior a um conjunto de designers com formação superior na área. Duas questões centrais conduziram nossa investigação: quais as contribuições das mulheres para a constituição do campo e como suas trajetórias foram documentadas; e qual o lugar dos artefatos têxteis na historiogra!a do design. Durante as décadas de 1950 e 1960, o Museu de Arte de São Paulo (MASP) e o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio) foram importantes espaços na elaboração de atividades artísticas e pedagógicas voltadas ao design. A partir de um mapeamento dos cursos propostos por essas instituições e das exposições organizadas, delimitamos esta tese em torno da trajetória de vida e de trabalho de seis artistas e designers: Fayga Ostrower, Irene Ruchti, Klara Hartoch, Luisa Sambonet, Marta Erps-Breuer e Olly Reinheimer. Analisados em conjunto, esses percursos nos permitem refletir sobre as possibilidades de profissionalização a partir da atuação no design e compreender as relações sociais de gênero mobilizadas por essas práticas, em três eixos: 1. migrações e contextos históricos; 2. profissionalização e trabalho; e 3. relações de sociabilidade, parcerias e trajetórias profissionais. Por fim, nossa intenção é pensar como a dimensão de gênero atravessa uma complexidade de relações sociais, que incluem o acesso das mulheres aos espaços de formação, aos meios de trabalho, ao circuito das exposições e às possibilidades de carreiras no campo.
Titre en anglais
Women and professionalization in design: trajectories and textile artifacts in the museum schools of MASP and MAM Rio
Mots-clés en anglais
Educational spaces
Professional trajectories
Textile artifacts
Women and design
Women and migration
Resumé en anglais
This thesis aims to investigate and understand the role of women in Brazilian design through textile artifacts. We start at the beginning of Brazilian designs institutionalization to locate its first generation of professionals who did not have higher educations in the field. Two central questions guided our investigation: what were the contributions of women to the fields constitution together with how these were documented, and what is the place of textile artifacts in the historiography of design. During the 1950s and 1960s, the Museum of Art of São Paulo (MASP) and the Museum of Modern Art of Rio de Janeiro (MAM Rio) were important spaces in the development of design and its pedagogy. From mapping the courses and exhibitions offered at these institutions we delineated this thesis around the life and work of six women artists and designers: Fayga Ostrower, Irene Ruchti, Klara Hartoch, Luisa Sambonet, Marta Erps- Breuer, and Olly Reinheimer. Analyzed together, the trajectories of these artists allow us to reflect on the possibilities of designs professionalization and to understand the social relations of gender mobilized by these practices along three axes: 1. migrations and historical contexts; 2. professionalization and work; and 3. social relations, partnerships and professional trajectories. Our final intention is to reflect on how the dimension of gender crosses a complexity of social relationships, including womens access to educational spaces, their means of working, the exhibition circuit, and the fields career opportunities.
 
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Date de Publication
2023-01-23
 
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