• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.16.2023.tde-12122023-125251
Documento
Autor
Nombre completo
Fabio Mariano Cruz Pereira
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Farias, Priscila Lena (Presidente)
Gaudêncio Junior, Norberto
Lessing, Emanuela Fanny Bonini
Lima, Solange Ferraz de
Vinti, Carlo
Título en portugués
A identificação gráfica das oficinas tipográficas paulistanas: 1900-1930
Palabras clave en portugués
Identidade visual
Identificação gráfica
Memória gráfica
Oficinas tipográficas
Tipografia paulistana
Resumen en portugués
As oficinas tipográficas foram importantes para a cidade de São Paulo, tendo sido responsáveis por grande parte dos artefatos impressos que circularam na cidade durante a primeira república brasileira. Ao configurarem a linguagem gráfica destes artefatos, as oficinas tipográficas se defrontavam com o desafio de caracterizar e diferenciar um número crescente de produtos e serviços, inclusive os serviços por elas prestados. Existem estudos sobre a história do livro e da imprensa paulistanas, porém, as oficinas tipográficas e suas formas de identificação são temas até então pouco discutidos. Neste contexto, a questão central que esta tese de doutorado buscou responder foi: que aspectos gráficos caracterizavam a identificação das oficinas tipográficas ativas em São Paulo durante as três primeiras décadas do século XX? Ao longo da pesquisa aqui relatada, foi confirmada a hipótese de que as oficinas tipográficas repetiam tipos de letras e/ou outros elementos visuais nas composições de seus nomes, visando a estabelecer padrões de identidade gráfica comparáveis ao que se reconhece hoje no campo do design como logotipo, marca gráfica ou identidade visual. Para isso, os aspectos visuais e verbais relevantes que caracterizaram as diferentes formas de identificação gráfica estabelecidas por essas oficinas foram reconhecidos e descritos. As etapas metodológicas adotadas foram: pesquisa bibliográfica, abordando os temas: marca gráfica, logotipo, identidade visual, tipografia paulistana e suas possíveis influências estrangeiras; pesquisa documental, com a construção do corpus de pesquisa (anúncios, etiquetas, papéis timbrados e fotografias de fachadas de oficinas tipográficas), consulta e registro de imagens, organização e tratamento de dados; análise gráfica, com o exame dos elementos da linguagem gráfica contidos nas imagens coletadas; elaboração de mapas conceituais para verificação de recorrências de elementos gráficos encontrados; e construção de uma base de dados on-line para organização e divulgação de resultados obtidos. A pesquisa esteve inserida no contexto do convênio acadêmico internacional para dupla-titulação de doutorado estabelecida entre a FAU USP (São Paulo, Brasil) e a Università IUAV di Venezia (Veneza, Itália). Durante o estágio de pesquisa realizado na região norte da Itália, foram consultados catálogos de tipos e analisados papéis timbrados produzidos por oficinas tipográficas vênetas ativas no início do século XX. Tais papéis timbrados foram posteriormente comparados com aqueles produzidos pelas oficinas tipográficas paulistanas durante o mesmo período. Os resultados da pesquisa realizada na Itália evidenciaram forte influência da tipografia italiana no campo gráfico paulistano, fortemente relacionado com processos imigratórios. A tese, cuja abordagem se associa às pesquisas em memória gráfica, se apresenta como uma importante contribuição à história do design no Brasil, das marcas e em particular da memória tipográfica paulistana. O tema é de especial interesse para a comunidade acadêmica, visando contribuir para um entendimento mais claro sobre a identidade do design brasileiro a partir de sua crítica histórica e análise de artefatos efêmeros produzidos por oficinas tipográficas.
Título en inglés
Graphic identification of printing offices in the city of São Paulo: 1900-1930
Palabras clave en inglés
Graphic identification
Graphic memory
Letterpress print offices
São Paulo's letterpress
Visual identity
Resumen en inglés
Letterpress printing offices were important to the city of São Paulo. They having been responsible for a large part of the printed artifacts that circulated during the first Brazilian republic period. In configuring the graphic language of these artefacts, the letterpress printing offices were faced with the challenge of characterising and differentiating an increasing number of products and services, including the services they provided themselves. There are studies on the history of books and press in São Paulo, but the letterpress printing offices and their identification ways are topics little discussed even today. In this context, the main question that this doctoral thesis engaged in answering was: what graphic aspects characterized the graphic identification of letterpress printing offices active in São Paulo during the first three decades of the 20th century? Throughout the research reported here, the hypothesis that letterpress printing offices repeated typefaces and/or other visual elements in the compositions of their names was confirmed, aiming to establish patterns of graphic identity comparable to what is currently understood as logotypes, graphic marks or visual identity. For this, the relevant visual and verbal aspects that characterized the different forms of graphic identification established by these companies were identified and described. The methodological steps adopted were: bibliographic research, considering the topics: graphic mark, logotype, visual identity, letterpress in São Paulo city and its possible foreign influences; documentary research, with the construction of the research corpus (advertisements, labels, letterheads and photographs of facades of letterpress printing offices), consultation and registration of images, organization and treatment of research data; graphic analysis, with the examination of the elements of graphic language contained in the collected images; elaboration of conceptual maps to verify recurrences of graphic elements; and construction of an on-line database for organization and dissemination of the results obtained. The research was related to a double PhD degree program between the University of São Paulo School of Architecture and Urbanism (FAU USP, Brazil) and the IUAV University of Venice (IUAV, Italy). During the research internship carried out in northern Italy, type specimens were consulted and, in addition, letterheads produced by Venetian letterpress printing offices active in the early 20th century were analysed. These letterheads were compared with those produced in São Paulo during the same period. The results of the research carried out in Italy highlighted a strong influence of Italian typography in the São Paulo graphic sector, strongly related to immigration processes. The thesis, whose approach is associated with graphic memory, presents an important contribution to the history of design in Brazil, of marks and in particular of typographic memory in São Paulo. The theme is of interest to the academic community, aiming to contribute to a clearer understanding of the identity of Brazilian design from its historical critique and analysis of ephemeral artifacts produced by letterpress printing offices.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2024-01-12
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.