• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.16.2023.tde-12122023-125251
Document
Auteur
Nom complet
Fabio Mariano Cruz Pereira
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2023
Directeur
Jury
Farias, Priscila Lena (Président)
Gaudêncio Junior, Norberto
Lessing, Emanuela Fanny Bonini
Lima, Solange Ferraz de
Vinti, Carlo
Titre en portugais
A identificação gráfica das oficinas tipográficas paulistanas: 1900-1930
Mots-clés en portugais
Identidade visual
Identificação gráfica
Memória gráfica
Oficinas tipográficas
Tipografia paulistana
Resumé en portugais
As oficinas tipográficas foram importantes para a cidade de São Paulo, tendo sido responsáveis por grande parte dos artefatos impressos que circularam na cidade durante a primeira república brasileira. Ao configurarem a linguagem gráfica destes artefatos, as oficinas tipográficas se defrontavam com o desafio de caracterizar e diferenciar um número crescente de produtos e serviços, inclusive os serviços por elas prestados. Existem estudos sobre a história do livro e da imprensa paulistanas, porém, as oficinas tipográficas e suas formas de identificação são temas até então pouco discutidos. Neste contexto, a questão central que esta tese de doutorado buscou responder foi: que aspectos gráficos caracterizavam a identificação das oficinas tipográficas ativas em São Paulo durante as três primeiras décadas do século XX? Ao longo da pesquisa aqui relatada, foi confirmada a hipótese de que as oficinas tipográficas repetiam tipos de letras e/ou outros elementos visuais nas composições de seus nomes, visando a estabelecer padrões de identidade gráfica comparáveis ao que se reconhece hoje no campo do design como logotipo, marca gráfica ou identidade visual. Para isso, os aspectos visuais e verbais relevantes que caracterizaram as diferentes formas de identificação gráfica estabelecidas por essas oficinas foram reconhecidos e descritos. As etapas metodológicas adotadas foram: pesquisa bibliográfica, abordando os temas: marca gráfica, logotipo, identidade visual, tipografia paulistana e suas possíveis influências estrangeiras; pesquisa documental, com a construção do corpus de pesquisa (anúncios, etiquetas, papéis timbrados e fotografias de fachadas de oficinas tipográficas), consulta e registro de imagens, organização e tratamento de dados; análise gráfica, com o exame dos elementos da linguagem gráfica contidos nas imagens coletadas; elaboração de mapas conceituais para verificação de recorrências de elementos gráficos encontrados; e construção de uma base de dados on-line para organização e divulgação de resultados obtidos. A pesquisa esteve inserida no contexto do convênio acadêmico internacional para dupla-titulação de doutorado estabelecida entre a FAU USP (São Paulo, Brasil) e a Università IUAV di Venezia (Veneza, Itália). Durante o estágio de pesquisa realizado na região norte da Itália, foram consultados catálogos de tipos e analisados papéis timbrados produzidos por oficinas tipográficas vênetas ativas no início do século XX. Tais papéis timbrados foram posteriormente comparados com aqueles produzidos pelas oficinas tipográficas paulistanas durante o mesmo período. Os resultados da pesquisa realizada na Itália evidenciaram forte influência da tipografia italiana no campo gráfico paulistano, fortemente relacionado com processos imigratórios. A tese, cuja abordagem se associa às pesquisas em memória gráfica, se apresenta como uma importante contribuição à história do design no Brasil, das marcas e em particular da memória tipográfica paulistana. O tema é de especial interesse para a comunidade acadêmica, visando contribuir para um entendimento mais claro sobre a identidade do design brasileiro a partir de sua crítica histórica e análise de artefatos efêmeros produzidos por oficinas tipográficas.
Titre en anglais
Graphic identification of printing offices in the city of São Paulo: 1900-1930
Mots-clés en anglais
Graphic identification
Graphic memory
Letterpress print offices
São Paulo's letterpress
Visual identity
Resumé en anglais
Letterpress printing offices were important to the city of São Paulo. They having been responsible for a large part of the printed artifacts that circulated during the first Brazilian republic period. In configuring the graphic language of these artefacts, the letterpress printing offices were faced with the challenge of characterising and differentiating an increasing number of products and services, including the services they provided themselves. There are studies on the history of books and press in São Paulo, but the letterpress printing offices and their identification ways are topics little discussed even today. In this context, the main question that this doctoral thesis engaged in answering was: what graphic aspects characterized the graphic identification of letterpress printing offices active in São Paulo during the first three decades of the 20th century? Throughout the research reported here, the hypothesis that letterpress printing offices repeated typefaces and/or other visual elements in the compositions of their names was confirmed, aiming to establish patterns of graphic identity comparable to what is currently understood as logotypes, graphic marks or visual identity. For this, the relevant visual and verbal aspects that characterized the different forms of graphic identification established by these companies were identified and described. The methodological steps adopted were: bibliographic research, considering the topics: graphic mark, logotype, visual identity, letterpress in São Paulo city and its possible foreign influences; documentary research, with the construction of the research corpus (advertisements, labels, letterheads and photographs of facades of letterpress printing offices), consultation and registration of images, organization and treatment of research data; graphic analysis, with the examination of the elements of graphic language contained in the collected images; elaboration of conceptual maps to verify recurrences of graphic elements; and construction of an on-line database for organization and dissemination of the results obtained. The research was related to a double PhD degree program between the University of São Paulo School of Architecture and Urbanism (FAU USP, Brazil) and the IUAV University of Venice (IUAV, Italy). During the research internship carried out in northern Italy, type specimens were consulted and, in addition, letterheads produced by Venetian letterpress printing offices active in the early 20th century were analysed. These letterheads were compared with those produced in São Paulo during the same period. The results of the research carried out in Italy highlighted a strong influence of Italian typography in the São Paulo graphic sector, strongly related to immigration processes. The thesis, whose approach is associated with graphic memory, presents an important contribution to the history of design in Brazil, of marks and in particular of typographic memory in São Paulo. The theme is of interest to the academic community, aiming to contribute to a clearer understanding of the identity of Brazilian design from its historical critique and analysis of ephemeral artifacts produced by letterpress printing offices.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2024-01-12
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.